Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Vou iniciar um projecto de construção, eu sou mais tradicional e preferia a cobertura do telhado em telha, o meu marido prefere arquitetura moderna (tipo caixote), o meu maior argumento é que a casa fica melhor isolada no piso de cima e é mais fiável o escoamemto de aguas da chuva, evitando infiltrações? Estou muito errada?
    Outra questão, o arquitecto diz-me que não posso construir um varandim no telhado, porque a planta sintese menciona "2 pisos " e que ao colocar um varandim e escadas interiores para o "sótão ", passa a ser considerada de 3 pisos... está correto?
    Obrigada a quem puder esclarecer
  2.  # 2

    Na minha opinião (não sou profissional da área da construção) nada substitui um bom telhado com uma boa drenagem das águas pluviais. Conheço inúmeros casos de coberturas planas em que ao fim de algum (pouco) tempo começa a haver infiltração de água e por mais arranjos que se façam nunca fica bem. Para além da necessidade de uma manutenção mais frequente (10 em 10A) e dispendiosa. Há variados exemplos de conjugação de telhado tradicional com arquitectura contemporânea que ficam espectaculares.
  3.  # 3

    Colocado por: luismigNa minha opinião (não sou profissional da área da construção) nada substitui um bom telhado com uma boa drenagem das águas pluviais. Conheço inúmeros casos de coberturas planas em que ao fim de algum (pouco) tempo começa a haver infiltração de água e por mais arranjos que se façam nunca fica bem. Para além da necessidade de uma manutenção mais frequente (10 em 10A) e dispendiosa. Há variados exemplos de conjugação de telhado tradicional com arquitectura contemporânea que ficam espectaculares.
    Desde que bem executados ambos funcionam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  4.  # 4

    No entanto considero que executar adequadamente uma cobertura plana é muito mais difícil (a grande maioria delas dão problemas precisamente por não serem bem feitas) e não podemos esquecer a manutenção periodica e o custo associado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  5.  # 5

    Se fomos pensar racionalmente sem dúvida o telhado inclinado, tradicional se assim o quiser chamar, pela acção da gravidade facilita o escoamento rápido da água enquanto uma cobertura moderna "plana" água não se movimenta tão rápido quanto na cobertura inclinada, também na solução plana é mais propensa a haver mais erros na execução podendo formar alguns sítios poças.
    São 2 opções bastantes válidas quando bem executadas, mas na minha opinião a cobertura plana tem maior probabilidade de surgirem problemas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  6.  # 6

    Mesmo num telhado tradicional há que não esquecer um bom beirado para permitir um adequado escoamento das águas pluviais. Habitualmente as caleiras internas são mais atreitas a permitirem infiltração de água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  7.  # 7

    Colocado por: luismigNo entanto considero que executar adequadamente uma cobertura plana é muito mais difícil

    Antes pelo contrário, para uma boa execução de um telhado tradicional não se forma um profissional assim de um dia para o outro.
    Para aplicar telas basta 2 ou 4 meses de formação e brio no trabalho.

    Colocado por: luismigPara além da necessidade de uma manutenção mais frequente (10 em 10A)

    Aqui é que está o erro, qualquer cobertura seja em que método for, necessita de inspeção e manutenção pelo menos anual.
    A grande maioria das vezes resume-se a uma simples limpeza que demora 1/2h e pode ser feita pelo DO.
    Concordam com este comentário: Riscador, bettencourt, antonylemos
  8.  # 8

    Colocado por: Montijo21Estou muito errada?

    Está!
    Devem escolher o tipo de cobertura que mais gostem.
    Em função disso devem escolher profissionais competentes e exigir rigor no trabalho.
    Esta exigência deve começar já na fase de projeto
  9.  # 9

    Montijo21

    Acho que tem ideias préconcebidas relativamente às coberturas planas. Nota-se no primeiro post quando designa as casas de "caixote".
    Por isso mostra alguma resistência relativa a outras opiniões. É compreensível.
    No entanto estou de acordo com os comentários da zedasilva que todas as coberturas necessitam de constante manutenção.
  10.  # 10

    Colocado por: RiscadorAcho que tem ideias préconcebidas relativamente às coberturas planas.

    Não deixa de ser normal e até com algum grau de razão.
    Este tipo de cobertura massificou-se nos últimos tempos. Por norma são executadas por técnicos/empresas sem qualquer tipo de formação ou brio profissional. A pormenorização e acompanhamentos das nossas obras é aquilo que todos sabemos.
    Já as coberturas ditas tradicionais são quase sempre executadas por profissionais da velha guarda, com muitos anos de experiência e acima de tudo com aquilo que falta nas nossas obras, brio profissional.
    Concordam com este comentário: Riscador
  11.  # 11

    Também era adepto das coberturas planas, até que ao fim de 10-15 anos a construir, como dono de obra, edifícios com coberturas planas começaram a aparecer os problemas de infiltrações. É certo que os edifícios foram construídos em zonas com elevadas amplitudes térmicas e sobre ação constante do vento (foram construídas no âmbito de edifícios de comando ligados à parques eólicos) e por isso estiveram sujeitos a situações mais críticas do que o normal. Por outro lado não deixa de ser um bom teste do que acontece ao longo dos anos. É importante também referir que nestes casos não havia qualquer instalação sobre a cobertura, pois todos os equipamentos (AC, Painéis, etc.) foram instalados na envolvente do edífício pois espaço não faltava, o que teoricamente diminui o risco de danos da tela de proteção.

    Também é importante referir que foram utilizados as supostas melhores soluções do mercado relativos a com tela asfáltica e proteção mecânica na parte superior, pois como devem imaginar não era a cobertura que influenciava o orçamento de um parque eólico. Também o universo de empresas que aplicou as coberturas foram as mais diversas (e todas com boas referências), e invariavelmente o resultado foi o mesmo.

    Depois surgem as soluções de reparação: pontuais, no sítio onde foi identificado problema, mas sem garantia de que o problema não surja nesse local ou em outro não identificado (como sabem a água é tramada e por vezes não é fácil saber o ponto de entrada) ou então, a solução com garantia total, era a substituição integral da cobertura por uma nova.

    Estou agora no projeto de construção da minha casa, e apesar de gostar das soluções mais modernas, vou sem dúvida optar pela solução de telha. É apenas um conselho.
    Concordam com este comentário: Djdasa
  12.  # 12

    Colocado por: Montijo21Estou muito errada?
    sim.. todas as soluções bem feitas são boas.. tal como ambas mal feitas dão imensos problemas
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaAqui é que está o erro, qualquer cobertura seja em que método for, necessita de inspeção e manutenção pelo menos anual.
    ~muita gente pensa que constrói-se e fica feito.. esquecem que qualquer casa seja como for feita necessita de manutenção periódica
  14.  # 14

  15.  # 15

    Não esquecer também que qualquer DO com um acesso seguro, vai sozinho à cobertura e limpa aquilo...num telhado já é preciso coragem e jeitinho para não partir nada.. Ainda ha dias o meu pai andou no telhado (eu não ia lá de certeza) com umas cintas e cordas amarradas, por segurança.
  16.  # 16

    Boas, em termos de custo de construção, numa casa térrea, qual é a solução mais dispendiosa?
  17.  # 17

    Indo para uma solução realista- uma cobertura revestida em chapa de cobre
    Colocado por: JCoimbraBoas, em termos de custo de construção, numa casa térrea, qual é a solução mais dispendiosa?
  18.  # 18

    Pedro, está a brincar certo?

    É uma curiosidade, repare, eu gosto mais de telha do que cobertura plana, mas também já vi casas muitos giras com cobertura plana. E nesse sentido, gostava de saber se existem diferenças significativas em relação ao preço. E se sim, o que se torna mais em conta.

    Cumprimentos
  19.  # 19

    Colocado por: JCoimbraqual é a solução mais dispendiosa?

    perguntou isto, certo?
    eu respondi.
  20.  # 20

    Colocado por: JCoimbraÉ uma curiosidade, repare, eu gosto mais de telha do que cobertura plana, mas também já vi casas muitos giras com cobertura plana. E nesse sentido, gostava de saber se existem diferenças significativas em relação ao preço.

    depende de tantas variantes. Sinceramente e uma questão que já se respondeu tantas vezes...
 
0.0190 seg. NEW