Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: pipocas4

Ligeiramente abaixo. Mas aquilo acho que são interruptores, ou é a mesma coisa?

Não sei, apenas alertei porque normalmente água e electricidade requerem determinadas medidas de afastamento e dei o exemplo do que aconteceu comigo. A primeira certificação chumbou por causa de 2 focos do muro e por causa dos candeeiros da casa de banho não serem IP65 (são suspensões por cima dos lavatórios).
    Mas pode ser que alguém aqui consiga confirmar se pode ou não ficar assim como está.
    No projecto tem assim?
  2.  # 42

Colocado por: Anaa

Não sei, apenas alertei porque normalmente água e electricidade requerem determinadas medidas de afastamento e dei o exemplo do que aconteceu comigo. A primeira certificação chumbou por causa de 2 focos do muro e por causa dos candeeiros da casa de banho não serem IP65 (são suspensões por cima dos lavatórios).
    Mas pode ser que alguém aqui consiga confirmar se pode ou não ficar assim como está.
    No projecto tem assim?

Sim. No projeto estava assim.
    Os candeeiros por cima do espelho também têm de ser IP65?
  3.  # 43

Sim. No projeto estava assim.
    Os candeeiros por cima do espelho também têm de ser IP65?

Sim. Mas é fácil contornar, não mete os candeeiros até ter a certificação. Eu tirei para a segunda visita de certificação, passou e voltei a meter os mesmos. (no muro tive mesmo de tapar e mesmo assim o certificador foi lá nock nock ver se não era um oco para voltar a abrir)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4
  4.  # 44

Sim. Mas é fácil contornar, não mete os candeeiros até ter a certificação. Eu tirei para a segunda visita de certificação, passou e voltei a meter os mesmos. (no muro tive mesmo de tapar e mesmo assim o certificador foi lá nock nock ver se não era um oco para voltar a abrir)

;)
    Agora fiquei a pensar nisto. Querem ver que devido a estes afastamentos já não possa resolver o meu assunto com as bicas e os monocomandos? É que se mexer ainda ficam mais perto dos interruptores.
  5.  # 45

penso que mesmo sem mexer nas torneiras isso as tomadas e interruptores tem que estar acima.
  6.  # 46

;)
    Agora fiquei a pensar nisto. Querem ver que devido a estes afastamentos já não possa resolver o meu assunto com as bicas e os monocomandos? É que se mexer ainda ficam mais perto dos interruptores.

Até porque se pensar nas tomadas que têm de ser daquelas com tampa, acredito mesmo que os interruptores não possam estar tão perto da água!
  7.  # 47

Colocado por: marco1penso que mesmo sem mexer nas torneiras isso as tomadas e interruptores tem que estar acima.

E esta tomada ao lado do móvel também está mal?
      2021-04-04 01_45_06-2021 04 01 - Google Drive — Mozilla Firefox.png
  8.  # 48

Colocado por: Anonimo06082021não deixo as tomadas visíveis

Aquela tomada ao lado do móvel, onde ficaria então para não ficar visível?

Até porque se pensar nas tomadas que têm de ser daquelas com tampa, acredito mesmo que os interruptores não possam estar tão perto da água!

Acho que vão (é uma de cada lado) ter tampa sim.
  9.  # 49

Ou é de mim ou o espelho do lado do lavatório em baixo não vai caber.

Isso está aí uma pessegada e falta de brio tremenda
  10.  # 50

Colocado por: RicardoPortoOu é de mim ou o espelho do lado do lavatório em baixo não vai caber.

A parte onde se vê a parede "descascada" é para levar pedra igual à bancada. O espelho é em cima, já na parte branca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Acacio Manuel
  11.  # 51

Colocado por: RicardoPortoOu é de mim ou o espelho do lado do lavatório em baixo não vai caber.

Penso que o RicardoPorto se estava a referir ao espelho (aro) das tomadas em baixo do lavatório, pelas fotos não parecem ter distância suficiente do armário.

Tenha em conta estes pontos, para evitar chumbar numa inspecção da electricidade e ter de refazer tudo depois de pronto:
    - as tomadas nos wc não devem ser colocadas abaixo das torneiras (coloco sempre a 1,5m)
    - há espelhos já com interruptores incorporados (deixo sempre os pontos de luz dos lavatórios atrás dos espelhos)
    - os interruptores estão mesmo "em cima" do lavatório, espelho e torneiras, fica uma confusão e está sujeito de chumbar na inspecção. Pode fazer mais sentido deslocar os interrutores para as paredes nas divisões atrás do espelho, por exemplo
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  12.  # 52

Colocado por: JoaoMSR

Penso que o RicardoPorto se estava a referir ao espelho (aro) das tomadas em baixo do lavatório, pelas fotos não parecem ter distância suficiente do armário.

Tenha em conta estes pontos, para evitar chumbar numa inspecção da electricidade e ter de refazer tudo depois de pronto:
    - as tomadas nos wc não devem ser colocadas abaixo das torneiras (coloco sempre a 1,5m)
    - há espelhos já com interruptores incorporados (deixo sempre os pontos de luz dos lavatórios atrás dos espelhos)
    - os interruptores estão mesmo "em cima" do lavatório, espelho e torneiras, fica uma confusão e está sujeito de chumbar na inspecção. Pode fazer mais sentido deslocar os interrutores para as paredes nas divisões atrás do espelho, por exemplo
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pipocas4

Estou a ver que tenho aqui muito trabalho para me "entreter".

Obrigado a todos pelas dicas e pelas chamadas de atenção.
  13.  # 53

Colocado por: Anonimo06082021

no móvel ou no espelho...depende,pode ser noutro sitio.

Essa tomada podia ser no móvel, de lado?
  14.  # 54

Seria pior ainda, água e electricidade não se dão bem, imagine se a água pinga ou escorre pela lateral do móvel...

Daí as tomadas terem de estar acima das torneiras (ou distantes delas) e os interruptores serem geralmente colocados no exterior dos wc, seja no corredor, quarto, closet, ...

Sem conhecer mais do que as fotos que mostrou, sugiro colocar as tomadas a 1,50m na parte branca, e colocar os interruptores nas paredes das divisões atrás do espelho.

0.0235 seg. NEW