Iniciar sessão ou registar-se
    • J10
    • 5 Abril 2021 editado

# 1

Boa tarde a todos, cansado de viver no meu apartamento e sendo eu da aldeia gostava de dar alguma qualidade de vida a nós e á nossa filha, é algo que com os anos vamos sentindo que é cada vez mais necessário, espaço, luz, natureza e não ter de ouvir barulhos mesmo que sejam esporádicos.

O nosso apartamento tem umas áreas simpáticas, tem uma boa sala e uma boa cozinha cozinha, é um T3 com 165M
    A minha mãe ao longo do tempo tem vindo a dizer para irmos viver para a casa que é dela e que um dia ira ser minha e fazermos o que quisermos lá visto que ela e o companheiro tem outra casa lá na aldeia.

Estando ainda numa fase muito prematura venho pedir algumas opiniões dos mais entendidos e receber as criticas necessárias para que com a vossa ajuda eu assente os pés no chão ou se é possível fazer o que pretendo.

A casa neste momento tem garagem e 1º andar e a minha ideia era destruir o 1º andar e ficar apenas com a placa da garagem, aumentar a casa 2/3 metros para trás e mais u pouco para o lado, neste lado que vai crescer a ideia era aproveitar o terreno e fazer um deck com acesso á sala e à cozinha que iriam ficar daquele lado

Mostro as fotos e peço opiniões, aproveito para perguntar se esta obra requer projeto normal ou é considerado projeto de melhoramentos? Isto em relação á demora nas câmaras para aprovar os projetos

Nas imagens em anexo mostra a vista da casa numa zona inferior, noutra a vista que nós temos da casa e na outra a vista superior
    Na vista superior a ideia é aumentar a casa para a direita um pouco e assim aproveitar a altura do terreno ja existente, ficar desse lado a cozinha e sala juntas e acesso ao deck exterior para zona de churrasqueira e de estar, a garagem mantinha a mesma entrada que iria ter a placa ou deck por cima do acesso á mesma

é possível fazer o que pretendo? falei hoje com um amigo que conhece vários arquitetos para me darem uma ideia sobre o valor que poderia gastar aqui e se tem outras ideias como aproveitar algo já existente. O valor confortável para mim seria na casa dos 110K já com iva, poderia esticar mais um pouco mas não muito, tenho a vantagem do companheiro da minha mão ter sido responsável por obras toda a vida em frança e Suíça e ter algum know how e conhecimentos para a parte da construção (estruturas) ficar um pouco mais barata e o meu cunhado que tem empresa de canalização e aquecimentos centrais e assim poupar alguma coisa nestes dois pontos. Onde não queria mesmo poupar era o projeto para depois não derrapar com o avançar da obra

Muito obrigado a todos desde já pela ajuda
      Vista inferior.png
      Vista superior.png
      vista aéria .png
  1.  # 2

Colocado por: J10A casa neste momento tem garagem e 1º andar e a minha ideia era destruir o 1º andar e ficar apenas com a placa da garagem, aumentar a casa 2/3 metros para trás e mais u pouco para o lado, neste lado que vai crescer a ideia era aproveitar o terreno e fazer um deck com acesso á sala e à cozinha que iriam ficar daquele lado
    a primeira coisa que deve fazer é contratar um arquitecto para averiguar se dá para fazer o que quer. pode nao dar.
    se nao quiser pagar esa consulta então ir você à CM e procurar saber se é ou não possivel fazer isso. se for possivel terá de contratar um arqº para elaborar os respectivos projectos

uma fez munido dessa informação saberá como proceder.
    • J10
    • 5 Abril 2021

# 3

Obrigado pela ajuda antonylemos
    Pode-me informar o que tenho mesmo de procurar na CM? Ou se chegar lá alguem me pode informar se eu explicar a situação
    Obrigado
  2.  # 4

Colocado por: J10Pode-me informar o que tenho mesmo de procurar na CM?
    tem de falar com os técnicos e perguntar se o que pretende é viável para o local e terreno em questão.. leve toda a documentação consigo.. registos, certidões etc.

pessoalmente acho mais fiável ir a um arqº.. porque o que os técnicos da CM dizem nem sempre se escreve.
    • J10
    • 5 Abril 2021 editado

# 5

Já falei com este amigo meu que trabalha no ramo e vai-me meter em contacto com 1 arquiteto para já, pediu-me para tirar fotos á casa existente, terreno e medidas para levar quando for falar com ele e disse logo que até poderá nem ser preciso deitar abaixo o primeiro piso tendo de aproveitar paredes mestras e afins. Sinceramente não percebo e assim sendo prefiro pagar a um bom profissional para tentar perceber se é viável as minhas ideias e poder ele também dar as dele
    Escusado será dizer que o meu caro mandou logo um balde de agua fria ao avisar que poderia não ser possível :) e na realidade tem razão
    É que a casa tem cerca de 90m2 retirando varandas (não sei se por norma se contabilizam as varandas ou não) no primeiro piso e sendo o desejável 1 t3 com sala e cozinha juntas a minha mulher nunca vai aceitar mudar do apartamento senão conseguir ali algo á volta dos 150m2

Vou atualizando visto que se fosse possível fazer ali alterações não tenho duvidas que ficava uma casa á maneira
    Mais uma vez obrigado
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 6

Colocado por: J10Escusado será dizer que o meu caro mandou logo um balde de agua fria ao avisar que poderia não ser possível :) e na realidade tem razão
    mais vale ter essa noção agora do que fazer muitos planos e gastar dinheiro e tempo para descobrir isso mais à frente. as áreas que tem em principio ninguem as tira.. mas quando se começa a querer ampliar aí é que começa a complicar e requer um pequeno/rápido estudo de áreas e regulamentos locais etc.

Colocado por: J10Vou atualizando visto que se fosse possível fazer ali alterações não tenho duvidas que ficava uma casa á maneira
    acredito que sim. boa sorte!
    • J10
    • 9 Abril 2021 editado

# 7

Ontem falei com alguém da CM que me disse que posso ir até 60% e 2 pisos, falta agora o arquiteto quando tiver com ele a primeira vez verificar no papel para não haver surpresas, a ideia é ter algo com 160M2 +- T3 , o nosso apartamento tem 165 mas a ideia é também ter cozinha e sala junta visto que é uma zona que detesto estar abandonado a cozinhar.

Amanhã vou tirar algumas medidas ao terreno mas já fiz aqui um desenho para falar com o arquiteto, a ideia é aumentar apenas o 1º piso visto que iriamos beneficiar da tipologia do terreno existente, a zona marcada a vermelho seria a possível zona a aumentar e está praticamente toda ao nivel do 1º piso, a zona lateral seria onde iria ficar a cozinha e sala dando assim acesso a um deck exterior se possível (não sei se um deck é contabilizado nos tais 60%). A zona marcada a amarelo é o portão de acesso á garagem que supostamente iria criar um "tunel" visto que fica de baixo da zona a ser aumentada no 1º andar, sendo a única zona "suspensa"

falta saber se é possível aproveitar a placa do telhado e assim evitar deitar a baixo para depois construir novamente. Esta é uma parte que tenho pensado bastante visto que se fosse aproveitar a zona existente calculo eu que tínhamos de ficar com os pilares existentes e não sei se o que existe com 90m2 dá para criar Harmonia com o que vai ser aumentado.
    Ideias não faltam, falta saber se é possível aquilo que quero, ouvir as ideias do arquiteto também e se existe orçamento para aquilo que gostava de ter
    :)
    Gostava de uma casa arejada acima de tudo, a primeira imagem mostra a vista da casa, algo que quero disfrutar, a casa apanha sol o dia todo
      Inkedfdgtgsfdgstg_LI.jpg
      Inkedgfgff_LI.jpg