Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Antes de mais gostaria de felicitar o forúmdacasa, pois vai ao encontro de muitas das dúvidas que tive até recentemente, após leitura de alguns tópicos passei a ficar bem mais elucidado.

    A semana passada consegui realizar um dos meus pequeninos sonhos, após a aquisição de um terreno numa zona que para mim e simplesmente soberba, Valbom, com vistas de Rio Douro.

    Vou deixar ficar algumas fotos do terreno e moradia no qual irei um dia ser vizinho.

    Começo por dar algumas das áreas de terreno e construção para que possam mas facilmente ir ao encontro da futura habitação....

    Área de lote: 352 m2
    Área de implantação: 134m2
    Área total de pavimentos: 378m2
    Área de anexos: 42m2
    Número de pisos: 3

    A moradia terá 10 metros de frente no qual 7m será área de construção e 3m terreno lateral

    Imagem no qual se observam lotes, o em questão é o 3


    Imagem com vista lateral da habitação


    Lote número 2 com uma habitação com 12 anos. A futura casa será geminada a esta


    Terreno adquirido no qual se uma elevada inclinação do terreno

    Imagem no qual se observa o lote número 1 e toda a lateral da já existente habitação, no qual terá cerca de 19 metros de comprimento.


    Agora irei dar informação daquilo que tenho em mente para a construção, localização das divisões e estaria interessado em sugestões.

    A imagem da moradia já existente servirá de ponto de referencia para aquilo que irei referir....vou começar por descrever aquilo que tenho em mente desde o RC ao 2 andar.

    1 - No local aonde existe um portão de acesso a 2 automóveis, irei desistir deste e ter nesse local, na zona superior uma piscina com 6,5m por 4m. O acesso para o carro será pela lateral da casa.

    2- No RC, pretendia; Hall de entrada, WC, espaço para pequeno ginásio, sauna, lavandaria e dispensa ao fundo.

    3- No 1 andar, ao fundo cozinha com um vidro a separar a sala de estar que ficará ao meio e no inicio(frente) da sala de estar.

    4- No ultimo andar, 2 quartos na parte de trás da casa e um WC para os 2. Na frente deste piso, uma suite com jacuzzi perto dos vidros, poliban para os banhos rápidos do dia-a-dia e o restante. Tambem tenho em mente um recuperador de calor na suite
    Anda neste piso dentro da suite roupeiros em forma de um quarto de vestir.

    Mais algumas ideias a adicionar sobre a casa:
    - Se possivel caixa para posteriormente instalar elevador( Qual será o preço deste já com respectiva instalação?)
    - Unicamente AC em toda a casa, mas sem se ver os aparelhos e 2 recuperadores de calor( sala de estar e suite)
    - Pre-intalação de domótica, pré instalação de alarme, pré instalação de câmaras de vídeo-vigilância, sensores externos de aviso de intrusos.
    - OBRIGATÓRIO: sistema idêntico aos hotéis, ter sempre e imediatamente agua quente quando se abre a torneira na posição quente, penso que existirá um terceiro tubo que tem sempre no sistema agua quente.
    -Tentar detectar poço para piscina
    -Aspiração central
    -Instalação com distribuição de colunas para som ambiente.

    No que se refere a madeiras para roupeiros, cozinha, uma ou outra parede em madeira, recuperadores de calor, torneiras, casas de banho e mesmo tijoleira irei adquirir este tipo de equipamento em Espanha.

    Quanto ao tipo de arquitectura procuro algo tipo contemporâneo, entrada de luz para as casa de banho no ultimo piso, nos vidros da frente, que seja quase tudo em vidro e alumino e sem aquela divisória ao meio na frente, pois pretendo optar por recuperadores tipo salamandras que tem um pé do recuperador em forma circular, recuperador rectangular e um tubo a subir por ali a cima.

    Gostaria que me pudessem ajudar, qual o montante a pagar por este tipo de projecto de arquitectura, especialidades e execução, pois é para mim o passo mais importante a executar.

    Quanto a construção se tiverem ideias de preços, chutem, no entanto ainda temos uma moradia para venda, somente após esta ser vendida se pode pensar na construção.

    Existem mais umas coisas, mas para já não me lembro, depois colocarei mais algumas dúvidas que sei que vão surgir, no entanto dêem dicas

    Tente colocar imagens através do uploadimages, no entanto não sei irão entrar....

    Obrigado e melhores cumprimentos a todos
  2.  # 2

    Boas

    Antes de procurar um Arquitecto, face ao terreno que coloquei, não será ideal procurar um Topografo para fazer um estudo do terreno e até mesmo das árvores que se encontram há periferia?
    Que tipo de estudo pedir? é um chamado levantamento topográfico ou terei que pedir algo com outro termo técnico?
    Obrigado
  3.  # 3

    Boas

    Em princípio sair-lhe-à mais barato se incluir o levantamento topográfico no projecto (o preço dos topógrafos é diferente para o cliente final ou para gabinetes de projecto).

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 4

    é o terreno não é dos mais fáceis, aumenta um pouco custos mas nada de exagero, o terreno parece terra se fosse pedra era pior.
    convém mesmo fazer um bom levantamento topográfico, pode contactar desde já o topógrafo, ou então contacte o arquitecto e este lhe arranjará o contacto de alguem que trabalhe com ele ou com o gabinete.

    Colocado por: AnastomoseQue tipo de estudo pedir? é um chamado levantamento topográfico ou terei que pedir algo com outro termo técnico?


    sim chama-se levantamento topográfico apenas isso.

    cumprimentos
  5.  # 5

    Boas

    Tenho um velho amigo que é topográfico, no entanto já não o vejo a muito, mas assim sendo vou tentar encontra-lo e pedir um orçamento, para avançar já com isso.
    Vou também pedir um orçamento aos diferentes Arquitectos pelo preço do trabalho do topografo de modo a poder comparar para rapidamente avançar com o levantamento.

    Coloco 2 novas questões que são:

    Será que é possivel fazer uma garagem para 2 carros por baixo do RC, ou os carros terão que ficar estacionados no corredor de 3 metros no terreno?

    Visto a futura moradia ser de 3 frentes será possivel ter ao lado dos vidros da frente ainda uns cm na lateral da casa?

    A futura moradia terá que ter uma "cara" idêntica a esta ou poderá ser alterada

    Se poderem dar umas dicas face as questões colocadas no primeiro tópico agradeço imenso
  6.  # 6

    Colocado por: AnastomoseSerá que é possivel fazer uma garagem para 2 carros por baixo do RC, ou os carros terão que ficar estacionados no corredor de 3 metros no terreno?


    não percebi muito bem, mas em principio pode fazer como esse vizinho tem, fazer a garagem no r/chão, nesse avançado à via pública. e assim não ocupa esse espaço de 3 metros de lado que já é estreito.

    Colocado por: AnastomoseVisto a futura moradia ser de 3 frentes será possivel ter ao lado dos vidros da frente ainda uns cm na lateral da casa?


    penso que está a falar de abrir janelas nesse alçado de lado, em principio sim pode.

    Colocado por: AnastomoseA futura moradia terá que ter uma "cara" idêntica a esta ou poderá ser alterada


    é assim, não vai poder fugir as alturas das lages, do avançado, e da altura do edificio existente, de resto a configuração de fachada pode ser diferente a não ser salvo contrária regulamentação na descrição do loteamento, o que é muito improvável nunca vi.
    conlusão terá que ter os mesmo principios mas pode ser bastante diferente.

    cumps
  7.  # 7

    a sua moradia se cumprir com os indices desse loteamento poderá ter a cara que quizer e a garagem pode ser segundo a lógica do seu vizinho, em relação a aberturas laterais depende do entendimento das camaras sobre o assunto, mas penso que da forma como diz não será problema.
    Tem um terreno dificil mas um excelente desafio.
  8.  # 8

    Olá marco1

    Não tem interesse para mim ter o mesmo locar da garagem que o vizinho, porque o vizinho em cima da garagem tem um jardim com relva, no qual por baixo ficam os 2 carros, eu queria ter Piscina, daí querer e ter obrigatoriamente que excluir nesse local a garagem.
    •  
      marco1
    • 30 novembro 2009 editado

     # 9

    bem perguntou se era possivel, pensei que era isso que queria, mas comprendo agora melhor o que quer e para todos os efeitos isso é mais um piso mas se a camara autorizar porque não? até tem lógica, não se esqueça é que com uma passagem de apenas 3 metros, essa entrada lateral para uma garagem por debaixo do "r/c" terá que ser bem larga, para cima dos 5 metros, pois senão não consegue fazer a manobra.
    ah e não se esqueça de prolongar a zona dos 3 metros para alêm da porta da garagem pois assim até pode manobrar e sair de frente para a rua.
  9.  # 10

    Olá marco1

    Sei que quem vive na casa, diz-se arrependido de não ter a garagem bem mais interna, no entanto quando fui uma vez colocar uma dúvida na Câmara de Gondomar e coloquei esta questão ao Sr. Arquitecto que me atendeu, este disse que provavelmente poderia comprometer as estruturas da casa do vizinho, no entanto não me disse directamente que não.
    Também não me preocupa ter 2 carros estacionados um seguido ao outro no corredor nos 3 metros de largura, desde que possam ficar minimamente protegidos.

    Quando a um elevador, será possivel ter um projectado a pensar no futuro de todos nós que é a idade e dificuldade em subir e descer escadas? E o preço de um brinquedo destes, há ideias?

    Cumps
  10.  # 11

    anastomose

    ainda bem que esse arquitecto pensa assim, pois o terreno está mesmo a pedir uma casa de 4 pisos
    Essa do elevador é imperiosa neste caso e só vai dar mais qualidade de vida e valorizar a casa. Não lhe sei dar valores, pois existem muitas opções, no entanto uma simples plataforma é qualquer coisa para 15000 euros. Se telefonar para alguma das marcas de elevadores ( como eu já fiz) dão-lhe logo uma estimativa.
  11.  # 12

    Se quiser essa garagem terá de dar entrada de uma alteração de loteamento, pois os m2s passam a ser mais, e como já foi dito terá de se incorporar elevador, pois é exigido por lei-são as desvantagens dessa opção.
    Cumprimentos
  12.  # 13

    Não vejo qualquer problema em realizar qualquer ítem que coloca. Terá de ser analisado o Alvará de Loteamento aprovado, para se poder ter a certeza dos procedimentos a realizar, se será necessário começar por uma alteração ao loteamento ou não.
    Em termos de custos, assim à partida não se pode avaliar com grande exactidão, mas o terreno que é acarretará um custo acrescido na construção. De resto dependerá do que pretende colocar, quer a nível de revestimentos, quer a nível de equipamentoss. O meu conselho é sempre de indicar ao projectista o valor que pretende gastar na construção da sua moradia. Assim este poderá alertá-lo sobre os valores em função das ideias que tem.
    O levantamento topográfico terá de ser sempre feito. O melhor será decidir o arquitecto que realizará o seu projecto, pois este poderá contemplar nos honorários essa prestação de serviços.
    Relembro que é essencial um bom controlo de tudo, desde o projecto de arquitectura, para que não gaste €´s desnecessários ou que estes sejam mal aplicados.

    Boa sorte,
    SRPP
  13.  # 14

    Boas

    Antes de mais muito obrigado pela contribuição que tem dado ao longo do post....
    Quanto aquilo que pretendo gastar, está em conta de certo modo o valor que se vai conseguir adquirir com a moradia que temos para venda, no entanto o objectivo inicial passa por ter uma construção de pedreiro que seja "top" com bons isolamentos térmicos e acústicos com tubos de canalização para durarem quase uma vida e ter uma quase perfeita projecção no que respeita a pré-instalações de ar-condicionado, alarme, electricidade geral mas fundamentalmente na domótica, no qual deixo uma nova questão neste aspecto:

    Em um projecto de especialidades, existe a especialidade de domotica? Ou o ideal será, após ter uma projecto quase pronto enviar este a uma empresa tipo Prosegur e pedir um estudo que vá ao encontro daquilo que é o ideal a nível de segurança, tipo aonde ter câmaras vídeo-vigilância, aonde ter sensores de detecção de intrusos no exterior.......Já no que refere ao sistema a optar, optarei por KNX/EIB, no entanto ficará a duvida de quando poder contratar a empresa X ou Y para procederem a instalação deste.
    Basicamente gostava de, deixo um exemplo:
    Pretendia ter persianas eléctricas, mas no entanto se no inicio não for possivel instalar os motores para as mesmas, pelo menos que seja feita a passagem de tubos eléctricos até o local dos motores e que seja criado o espaço para eles.
    Basicamente pretendo um projecto a pensar um pouco no futuro e não ter passado uns anos que "rebentar" paredes para passar tubos eléctricos ou canalizações.

    Obrigado e um grande abraço
    JS
  14.  # 15

    Olá

    Gostaria de conseguir pesquisar diferentes tipo de "jardins de inverno" tal como a imagem que deixo ficar.
    Sabem-me dizer qual o termo certo a que se dá a este tipo de interior de modo a poder fazer pesquisa no google e poder tirar mais alguns diferentes conceitos?

    Cumps
      B6-58_18.jpg
  15.  # 16

    Colocado por: AnastomoseOlá

    Gostaria de conseguir pesquisar diferentes tipo de "jardins de inverno" tal como a imagem que deixo ficar.
    Sabem-me dizer qual o termo certo a que se dá a este tipo de interior de modo a poder fazer pesquisa no google e poder tirar mais alguns diferentes conceitos?

    Cumps
      B6-58_18.jpg


    é mesmo jardim interior, ou interior garden, não estou a ver outra expressão, pode pesquisar também em casas japonesas, são muito utilizados.
  16.  # 17

  17.  # 18

    Boas

    Quanto a frente da casa, algo dentro disto com mais um piso, que vos parece?
    Vou deixar uma imagem, no qual acho que dentro disto até não ficaria mal
    Quanto aos jardins internos ( inside garden) não está fácil obter imagens
      FRENTE.jpg
  18.  # 19

    Deixo outra imagem, adicionada a primeira a proxima seria o ultimo piso...
    Que vos parece Srs. Arq., Srs Eng., Srs Desenhadores e todos que por aqui andam ?
    Cumprimentos
      Zen-House-Japanese-Contemporary-House-by-Ryuichi-Furumoto-1.jpg
    •  
      MRui
    • 1 dezembro 2009

     # 20

    Colocado por: AnastomoseGostaria de conseguir pesquisar diferentes tipo de "jardins de inverno"

    No interior da minha casa fiz uma coisa que é mais um "canteirinho-todo-o-ano". :-))

    Veja se lhe dá alguma ideia...
      2.jpg
 
0.0278 seg. NEW