Iniciar sessão ou registar-se
    • ift
    • 8 abril 2021

     # 1

    Boa noite.
    Para fazer uma sebe com ciprestes leyland que atinja 2m de altura (comprei com 60cm), tendo em conta que os quero plantar encostados a uma vedação de rede, a que distância os devo deixar da rede para os poder podar convenientemente no futuro?
    Vou colocar tela anti erva, que largura devo prever para a sebe?
    Obrigado
    • ift
    • 9 abril 2021

     # 2

    Alguém consegue dar uma ajudinha?
  1.  # 3

    A ajuda que posso dar é a seguinte: pense bem se quer mesmo plantar essa espécie para uma sebe de apenas 2m de altura. Tenho um único exemplar, isolado e não em sebe, plantado em 2003 e nunca podado, que tem neste momento quase 15 metros de altura. Eu escolheria antes a espécie elaeagnus x ebbingei para essa sebe. Se decidir mesmo plantar o leylandii, diria que 40 cm da vedação é adequado (mas se daqui a uns anos tiver de arrancar tudo por ter crescido demais não diga que não foi avisado...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ift, ricardo.rodrigues
      Photo0020.jpg
  2.  # 4

    O leylandii é conhecido por ser a árvore ideal para arranjar problemas com os vizinhos. Faça uma busca por 'leyland cypress neighbours' e terá várias histórias de terror com que se entreter. Já agora, entretanto li algures na net que a distância recomendada da rede é de 5ft (um metro e meio). Quer mesmo perder esse espaço todo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ift
    • ift
    • 10 abril 2021

     # 5

    O que pretendo é uma sebe como esta:
    https://m.planfor.pt/comprar,cipreste-de-leyland,2151,PO
    Foi na planfor que os comprei.
    2m é o mínimo que quero mas pode ficar com 3
  3.  # 6

    Colocado por: iftO que pretendo é uma sebe como esta:
    https://m.planfor.pt/comprar,cipreste-de-leyland,2151,PO
    Foi na planfor que os comprei.
    2m é o mínimo que quero mas pode ficar com 3


    E quem vai aparar isso assim? Que trabalheira.

    Eu pensava que a vantagem dos ciprestes é que só precisavam de um jeitinho., uma vez por ano.
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
  4.  # 7

    Depois do 1ano vá podando baixinho. Não queira ver isso tapado rapido porque depois só vai ter lenha em baixo.
    Sacrifique uns aninhos a mante-los o mais baixo possivel e conseguirá ter uma sebe como essa daqui a uns 5 anos

    40cms é muito perto. Como vai aparar do outro lado?
    Tenha em atenção que essa sebe vai ter entre os 80 e os 120 de largura
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas, SCosta1973
  5.  # 8

    Além do Elaeagnus x ebbingei, veja também o Pittosporum tobira. Penso que tanto um como o outro se adequam melhor ao tipo de sebe que pretende, provavelmente com um quarto do trabalho e sem correr o risco de dar para o torto. Caso escolha o Elaeagnus, pode comprá-lo no viveiro Alfredo Moreira da Silva (foi lá que comprei os meus), existe até uma variedade, a Limelight, com folhas amarelas, que faz um efeito espectacular, sozinha ou alternada com a normal, de folhas verdes. Tanto uma como a outra são de crescimento rápido. Se decidir avançar com o leylandii realmente 40cm da rede é pouco (1,5m será mais adequado), e acima de tudo boa sorte.
    • ift
    • 10 abril 2021

     # 9

    Colocado por: jfsmoreiraDepois do 1ano vá podando baixinho. Não queira ver isso tapado rapido porque depois só vai ter lenha em baixo.
    Sacrifique uns aninhos a mante-los o mais baixo possivel e conseguirá ter uma sebe como essa daqui a uns 5 anos

    40cms é muito perto. Como vai aparar do outro lado?
    Tenha em atenção que essa sebe vai ter entre os 80 e os 120 de largura


    Do outro lado é terreno do vizinho... Fiz um pequeno murete e coloquei rede. A sebe vai ficar à esquerda na imagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
      20200724_181547~2.jpg
    • ift
    • 10 abril 2021

     # 10

    Colocado por: telhaduasaguasO leylandii é conhecido por ser a árvore ideal para arranjar problemas com os vizinhos. Faça uma busca por 'leyland cypress neighbours' e terá várias histórias de terror com que se entreter. Já agora, entretanto li algures na net que a distância recomendada da rede é de 5ft (um metro e meio). Quer mesmo perder esse espaço todo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ift


    Não tenho problema em perder esse espaço, tenho que chegue, até demais...
  6.  # 11

    Ift, depois de ver a foto que pôs, apenas tenho a dizer isto: NÃO plante a sebe de ciprestes de leyland, nem que seja por respeito ao vizinho. Ainda tinha esperança que a rede desse para um baldio, e não quis estar a pedir uma foto, mas sendo assim é um dever moral tentar dissuadi-lo. Pense no futuro, pense que um dia pode ficar doente e não ter ninguém que faça a poda, e então crescerão desalmadamente (o Elaeagnus, por exemplo, não passa dos 3m de altura). Leia as histórias de terror na net. Além dos ramos e da parte aérea da planta, as raízes também poderão causar problemas, tanto do seu lado como do do vizinho. Veja como está a minha (que não incomoda ninguém pois já sabia que iria crescer muito e então plantei-a afastada de tudo, e não me arrependo pois é muito bonita):
      Photo0021.jpg
    • ift
    • 10 abril 2021

     # 12

    Acham que uma Photinia x fraseri Red Robin se adequa melhor ao local em questão?
    Já comprei os ciprestes mas tenho outras sebes para fazer...
  7.  # 13

    Colocado por: iftAcham que uma Photinia x fraseri Red Robin se adequa melhor ao local em questão?
    Não conhecia, mas pelo que vejo na net parece ser uma boa escolha, sim. Embora pessoalmente fosse para o Elaeagnus x ebbingei (ou, por que não?, alternar as duas).
    • lmcaet
    • 10 abril 2021 editado

     # 14

    Colocado por: iftAcham que uma Photinia x fraseri Red Robin se adequa melhor ao local em questão?

    Na minha opinião sem qualquer dúvida!!!
      SAVE_20210410_191900.jpg
      SAVE_20210410_191946.jpg
  8.  # 15

    As photinias tb podem ficar muito largas se as deixar crescer.
    O segredo está na poda. Deite-lhepara baixo e ela não terá outro remefio senão ficar baixa estreita e densa
    • ift
    • 10 abril 2021 editado

     # 16

    Está claro que sem poda tudo cresce sem limites...
    O que queria para o local em causa é isto
      cipreste-de-leyland_PT_500_0023381.jpg
    • NPRP
    • 6 novembro 2021

     # 17

    Colocado por: iftEstá claro que sem poda tudo cresce sem limites...
    O que queria para o local em causa é isto
      cipreste-de-leyland_PT_500_0023381.jpg

    Está claro que fica bonito. Mas quanto tempo terá demorado a ficar com este efeito,? E o trabalho associado de jardineiro? 🤔
    • Tjda
    • 27 abril 2022

     # 18

    Plantei em Maio de 2021 algumas sebes de cipreste de Leyland de vários tamanhos. As mais pequenas (80 a 100 cm) só começaram a crescer em Janeiro de 2022 depois de ter colocado adubo.

    A questão que tenho é, quantas vezes posso/devo colocar adubo nos cipreste durante 1 ano de forma a acelerar o crescimento?
  9.  # 19

    Dúvida relativamente aos ciprestes leyland:

    Já vi à venda com a folha verde mais clara e verde mais escura. É tudo igual, ou são plantas diferentes?

    Por exemplo estas duas fotos.
      Screenshot 2023-01-09 at 20.11.07.png
      Screenshot 2023-01-09 at 20.10.38.png
 
0.0220 seg. NEW