Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pessoal montaram uma ombreira na minha casa assim, é normal? Se nao tiver luz forte qiase nao se nota mas se tiver luz a apontar entao.... se ma tivessem mostrado antes de instalar tinha "torcido o nariz", havera algo que possa por na madeira para atenuar?o carpinteiro, muito acessivel, diz ser normal a madeira de vez em quando ter este tipo de manchas.
      20210408_220016.jpg
  2.  # 2

    Não concordo muito dand, se o meu empreiteiro visse isso assim, acho que ele não instalaria em casa de um cliente.
    E se instalasse por alguma razão que não vejo qual, eu pediria para trocar.
    Não vejo o que possa atenuar, porque o acabamento está dado, e não é em madeira genuína, e num aglomerado. Pergunte ao carpinteiro, até porque se ele conseguisse atenuar, talvez já o teria proposto.
  3.  # 3

    Chamam-lhe flor. Deve ser Carvalho maciço... tenho o mesmo em algumas ombreiras também.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  4.  # 4

    Isso deve depender muito do tipo de madeira, eu tenho mutene e em certas alturas do dia a madeira parece toda "manchada", mas é mesmo do veio, são "florescências", não sei se no seu caso será isso.
  5.  # 5

    Sim é perfeitamente normal. O seu carpinteiro tem razao, o carvalho de vez em quando tem este tipo de "manchas". Tenho um chao em carvalho e algumas pecas também apresentam "manchas", mas isso nao me incomoda nada. Aparentemente os ingleses até valorizam esse aspecto no carvalho, chamam-lhe "oak medullary rays". Deixo aqui um link que explica o fenómeno
    https://www.thefurnituremarket.co.uk/what-is-a-medullary-ray-in-oak-furniture

    Eu pessoalmente não aconselho a por nada em cima para "atenuar as manchas", só vai ficar pior. É estéticamente mais bonito ser em madeira e mostrar a textura/características normais da madeira do que andar a pintar/lacar/envernizar com outra cor por cima.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, zed, m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dand
  6.  # 6

    O que está a ver acontece na madeira de Carvalho e chamam-se no nosso meio de “espelhos”. Gostos não se discutem e percebo que muita gente não goste. Eu pessoalmente adoro e há quem dê autênticas fortunas para ter um soalho todo assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira, dand
  7.  # 7

    Entendo as perspectivas, por outro lado, não tenho realmente a percepção se é característica em madeira genuína ou arranhadelas em aglomerado. Ainda assim, sendo característica, não me parece, na minha opinião a característica mais adequada a ter assim de forma declarada na ombreira de uma porta, concretamente, no ambiente do qual também pouco se percepciona, mas pelo que aparenta, de rústico pouco terá (ou outro estilo que chame uma naturalidade destas...).
    Ou seja, na minha opinião, não foi a escolha mais acertada assim sendo o material para esta ombreira, pois contribui para uma estética com a qual não se coadune.
    Noutra solução, como o soalho, como diz o João, e em casos de interiores que teriam mais valia como tal, talvez sim.
    Aqui, assim, neste exemplo, para mim, não é propriamente carecterística mas antes, uma desvantagem, leve, vá. Não sei, mas parece-me que não foi escolha certeira. E isto sem denegrir as características naturais da madeira, mas cada material tem um lugar ou cada acabamento tem um lugar condizente, ao qual pertence, direi. No entanto, quando se avalia, há que avaliar também condicionantes ao trabalho que possam ter levado à opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dand
  8.  # 8

    dá um efeito muito interessante.. só é pena a restante madeira não ser igual

    não é um defeito. é um feitio.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dand, Raquel A
  9.  # 9

    Mas aparentemente há forma de trabalhar, "pintar" ou tingir (dye) para alterar o acabamento (alterar a cor) para mais escuro ou mais claro, ou condizente com a madeira (tornando a mancha quase imperceptível), se assim se quiser. Não parece é muito fácil de acertar nas tonalidades, pela conversa, não sei.
    https://www.woodweb.com/knowledge_base/Staining_the_Medullary_Rays_in_Oak.html
    • dand
    • 20 abril 2021

     # 10

    Agradeço as respostas, acima de tudo também tinha intenção de saber se não foi ele que "pôs os pés pelas mãos", realmente aquelas manchas têm um efeito interessante e nunca tinha reparado, mas ao menos que ele tivesse colocado aquilo na despensa, passaria mais despercebido, entretanto só se nota com luz forte a incidir aprenderei a viver com aquelas manchas. lol
  10.  # 11

    Colocado por: dandmas ao menos que ele tivesse colocado aquilo na despensa
    hehe.. são ideias.

    o notar-se mais ou menos tem a ver com a forma como a madeira foi cortada na serração.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
 
0.0168 seg. NEW