Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    No processo de remodelação da minha habitação optei por trocar o gás de botija para instalar o gás canalizado.
    A instalação da canalização já foi efectuada, faltando a vistoria e abertura do gás.

    Apenas tenho uma saída de fumo, sendo que tenho 2 veículos emissores de fumo: exaustor e esquentador.
    Disseram-me que terei de colocar um tubo em Y, mas que não será certo que passe na vistoria. Caso não passe assim, que terei de fazer para que passe?

    Cumprimentos

    Luís
  2.  # 2

    O grande problema aqui é que os inspectores vão fechar todas as portas da cozinha (interiores e exteriores), ligar o esquentados e o exaustor no máximo.

    O que irá acontecer o exaustor puxa todo o ar da cozinha apagando o esquentador, o que dará em chumbo...


    O amigo fez ventilação para o exterior, abrindo um buraco de 120mm junto do chão e directamente para o exterior?

    Se poder colocar uma fotografia dessa ligação ajudava...

    Por lei é obrigado o esquentador ter um tubo individual do exaustor.
  3.  # 3

    Obrigando a ter um tubo individual do exaustor implica ter 2 saídas de fumo. Não acredito que exista alguma casa com 30 anos com duas saídas.
    Em casa que conheço com caracteristicas semelhantes à minha, têm 1 tubo que sai do esquentador para o lado do fogão. Por cima deste ultimo existe um resguardo para onde vão os vapores de ambos os dispositivos, seguindo de seguida para um buraco superior, sem auxilio de qualquer elemento de extracção.

    Assim passaria? O exaustor é que é o problema?
  4.  # 4

    Depende do tipo de exaustor, porque os mais recentes têm muita força e o esquentador acaba por se desligar.

    Como escrevi antes, fez alguma ventilação na cozinha?
  5.  # 5

    Colocado por: vasco tomePor lei é obrigado o esquentador ter um tubo individual do exaustor.


    Conhece algum que não seja individual?
    Eu não conheço!
    Embora possam convergir os mesmos para a mesma conduta, até lá são individuais, ou não será assim?
  6.  # 6

    Amigo Barba Negra, pelo que sei a lei diz que têm mesmo de ser individuais até ao topo da chaminé, se não disser, nos meus prédios vão sempre individuais.

    Em prédios dos anos 90 e anteriores o pano de chaminé e o esquentador ligam ainda dentro do tecto da cozinha, tenho encontrado dezenas de cozinhas assim...
  7.  # 7

    O ideal seria todos os apartamentos terem 2 condutas individuais, excepto aqueles em que são utilizados esquentador ou caldeiras estanques, ou em alternativa termoacumulador.

    Os prédios dos anos 90 e muitos de 2009, infelizmente continuam a ter apenas uma conduta, embora existam construtores e projectistas que exigem as 2 condutas por apartamento salvo as excepções que referi acima.
    Hoje em dia a moda é colocar uma sanca em pladur no tecto, e aquilo que se fazia á vista (colocar o Y com chapa anti-retorno e unir ambas as condutas numa só á entrada da fuga), é-o feito da mesma maneira mas ás escondidas, com a persistência no erro de não aumentar o diâmetro da fuga para a soma do diâmetro das 2 condutas.
    Depois vem o homem fazer os testes e chumba aquilo ao fim de 5 minutos, quando não é menos, e vai de abrir buracos em tudo o que é sítio.

    Como pode reparar, existem os construtores que exigem as coisas correctas (não são muitos infelizmente) e aqueles que se pudessem ainda colocavam esquentadores nas casas de banho.

    Infelizmente as condutas de exaustão não são muito objecto de vistoria aquando da sua instalação, por quem o deveria fazer, o que permite que se continue a construir mal, não observando as normas de segurança em vigor (se mudaram desconheço, mas também durante o ano que vem já vou tratar da reciclagem da carteira e já fico a saber essas coisas).

    Agora em relação ao post inicial, tudo depende do diâmetro da conduta interna da chaminé, e da ventilação da cozinha.
    Se o diâmetro das condutas de ambos os aparelhos fôr inferior ao diâmetro da conduta interna, não deverá ter grandes problemas, embora seja necessária a ventilação da cozinha, uma vez que o exaustor lhe põe os níveis de oxigénio um bocado em baixo á faltas destas, porque eles fecham a cozinha totalmente (diga-se de passagem e muito bem).

    Cumps
  8.  # 8

    Boa tarde,

    Segundo me foi transmitido pela empresa responsável pela instalaçãodo gás canalizado, terei de meter um tubo em Y, a apanhar o exaustor e esquentador, recolhendo os seus fumos, canalizando-o para a chaminé. Mas teria de ter a particularidade de ter patilha completa, ou seja, uma divisória interna no tubo impeditiva que os fumos dos 2 dispositivos se misturem, com 110mm.
    Já procurei em várias lojas, sem qualquer sucesso. Ninguém vende os tubos com estas características.

    Podem indicar-me uma loja em Lisboa ou arredores (vivo em Odivelas) onde possa comprar este tipo de tubo?

    Cumprimentos
  9.  # 9

    Acho que percebeu mal.
    O Y é o que vai juntar as condutas de ambos os aparelhos, ou seja aí é que se juntam aquilo a que chama "os fumos".
    O Y que pretende chama-se Y com anti-retorno, significa que tem uma chapa interna que impede o retorno dos gases queimados, o que na prática não é bem assim, essa chapa apenas impede que com o exaustor a funcionar exista um turbilhão dentro do Y, levando a que os gases do esquentador retornem ao aparelho.
    Já agora esse Y é aplicado directamente no buraco da chaminé ou terá de ficar lá encostado.

    Tente no AKI ou lojas similares.

    Cumps
  10.  # 10

    Bom dia.

    Isto não anda nada fácil.
    Já corri não sei quantas lojas e nenhuma tem o afamado "Y com anti-retorno".
    O Aki só tem dos normais.

    Alguém sabe onde comprar?
  11.  # 11

    Neste momento ainda não tenho nenhum móvel da (nova) cozinha montado.
    Se montar apenas a parte de baixo (moveis, lava-louça e fogão) com o esquentador montado mas sem o exaustor, passará na vistoria?
    • naar
    • 4 dezembro 2009

     # 12

    Colocado por: lvianasterNeste momento ainda não tenho nenhum móvel da (nova) cozinha montado.
    Se montar apenas a parte de baixo (moveis, lava-louça e fogão) com o esquentador montado mas sem o exaustor, passará na vistoria?


    Mas o problema maior acho que nem é o da vistoria!

    O maior problema é a instalação não ficar devidamente efectuada e um dia esquece-se de abrir uma janela, vc. ou outra pessoa e depois acontece um acidente.

    Não se pode facilitar com o monóxido de carbono!

    É MORTAL!
    •  
      FD
    • 4 dezembro 2009

     # 13

    Colocado por: naarMas o problema maior acho que nem é o da vistoria!

    Lembra-me a do "põe mas é o cinto de segurança que eles andam aí..."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
 
0.0164 seg. NEW