Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    tendo havido aquela discussão recente sobre topografia e como se deve trabalhar a arquitectura para responder à mesma .. decido criar este tema.. não tanto para mostrarmos exemplos bonitos de arquitectura, mas para discutir as várias formas de atacar o problema. nem que o resultado seja 'feio' ... pois a rquitectura nem sempre é apenas uma coisa para ser vista mas sim vivida ... 🤣

    este tópico no archdaily é um local interessante para começar ..


    vc's que acham do tema?
  2.  # 2

    ui

    vai ser complicado contextualizar/explicar as opções/abordagens

    acho que nessa pagina está tudo muito bom, gosto de tudo
  3.  # 3

    Colocado por: marco1ui
    pois.. hahaha

    talvez podemos apenas postar exemplos que acharmos interessantes, sem termos de explicar ou contextualizar
  4.  # 4

    Para mim por exemplo é difícil aceitar uma casa com escadas mesmo que fique bem no terreno, nao consigo achar pratica uma casa dividida em degraus, nao consigo achar utilidade a um jardim com rampas com muita inclinação, (um jardim se nao poder ser usado entao é um peso, uma despesa pra nada)
    casas voadoras em que para vir ao jardim é preciso descer escadas, etc etc
    Haverá quem as ache interessantes, mas pra mim não😇
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  5.  # 5

    um exemplo clássico :)
      1200px-Ancient_theatre_delfi.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982Para mim por exemplo é difícil aceitar uma casa com escadas
    está a falar da casa toló do siza junior?

    a casa toló.. responde e adapta-se bem à topografia (como objecto) mas parece que descarta por completo o facto de que alguém tem de lá viver e usar a casa.. parece ser pouco prática, concordo contigo. mas nao deixa de ser um exemplo interessante

    ao contrário do anfiteatro que apenas torna prática o que no local já existia
  7.  # 7

    um exemplo clássico :)


    Mas este exemplo para ser bem endendido por quem não é da área, convinha contextualizar.
  8.  # 8

    eu queria esta, não me importava com as escadas :))
    Concordam com este comentário: gil.alves
      KIGKG5SM.jpg
  9.  # 9

    Não sei se me habituava à trepidação dessa estrutura.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 10

    Colocado por: RiscadorMas este exemplo para ser bem endendido por quem não é da área, convinha contextualizar.
    na verdade nao se construiu nada, apenas os bancos. é um aproveitamento do anfiteatro que já existia na natureza.

    explicar a parte acústica nao é o meu forte.
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosestá a falar da casa toló do siza junior?

    a casa toló.. responde e adapta-se bem à topografia (como objecto) mas parece que descarta por completo o facto de que alguém tem de lá viver e usar a casa.. parece ser pouco prática, concordo contigo. mas nao deixa de ser um exemplo interessante

    ao contrário do anfiteatro que apenas torna prática o que no local já existia
    Essa e outras semelhantes, eu esteticamente ate gosto de ver uma casa dividida em dois patamares num terreno inclinado, nem que seja so meio piso de diferença, onde o a cobertura de um piso serve de terraço ao outro, mas se gosto de ver na imagem, no dia a dia acho bem mais confortável tudo num piso, sem degraus
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  12.  # 12

    Colocado por: marco1eu queria esta, não me importava com as escadas :))
      KIGKG5SM.jpg
    Boa foto, mas nao gostaria de viver numa casa assim empoleirada, conhecendo-me, so em me lembrar de subir e descer escadas perdia logo a vontade de ir lá fora 😂
  13.  # 13

    Eu referia-me ao por exemplo ao porquê de terem construído o anfiteatro no alto da colina longe da povoação.

    Se calhar quem não estudou história da arquitectura não sabe. :D
  14.  # 14

    marco1

    Por causa do que comentei, talvez preferisse esta.
      1323700375_1ce5782d66_z.jpg
  15.  # 15

    Colocado por: RiscadorNão sei se me habituava à trepidação dessa estrutura.
    fez lembrar a casa helio olga no brasil.. tb nao sei sei la morava..mas é uma forma de resolver uma situação extrema
      marcos_acayaba_helio_olga_mache_08_1500x1000_acf_cropped.jpg
  16.  # 16

    Colocado por: Riscadormarco1

    Por causa do que comentei, talvez preferisse esta.
      1323700375_1ce5782d66_z.jpg
    Bonita mas nao a queria
  17.  # 17

    Colocado por: marco1eu queria esta, não me importava com as escadas :))


    desde que não fosse eu a limpar os vidros, tb não me importava
  18.  # 18

    desde que não fosse eu a limpar os vidros, tb não me importava


    O proprietário não limpa. Dá emprego a alguém. :D
    Concordam com este comentário: antonylemos
  19.  # 19

    paulo

    quem tem essa casa de certeza que tem dinheiro para meter aqueles vidros que se limpam sozinhos, ou alguem empregado para o fazer.
    Concordam com este comentário: Riscador
  20.  # 20

    Colocado por: RiscadorSe calhar quem não estudou história da arquitectura não sabe. :D
    ... os anos passam e apenas ficam as partes que nos interessaram.. apenas reti a parte da acústica natural do lugar. (peço desculpa ao professor alexandre alves costa se algum dia ler isto!!)
 
0.0223 seg. NEW