Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Encontro-me em processo de aquisição de um monte, que fica nunca enconsta de serra alenteja, ora o caminho desde a entrada até a casa quer seja, a pé ou de carro é feito por terra batida sem qualquer tipo de revistimento, e isto é algo que eu queria manter(pelo menos aparentemente).

    A questão é mais de metade do caminho e um declive acentuado o que no inverno irá me trazer centamente problemas, não vejo que adiconar areão me vá ajudar, e isso ao meu ver ia descaracterizar o local, bem como acimentar. Existe alguma outra coisa que possa fazer, para por exemplo evitar as lombas que já se formam com a passagem dos carros em terra molhada, algo enterrado talvez. Já pensei em por traves de madeiras de x em x metros mas tambem não me parece boa opção.

    Algem com situação semelhante que possa dar uma ajuda. Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: vicmoraisAlgem com situação semelhante que possa dar uma ajuda. Obrigado
    pense em evitar que o caminho acumule água.. ou seja. evitar qe o caminho seja plano para ter uma boa drenagem é essencial. se quer manter em terra ou semelhante experimente pesquisar sobre sistemas mais antigos de arruamento.. os romanos eram peritos nisso e sabiam adaptar diferentes métodos para diferentes tipos de terreno, desde aplicar bem uma drenagem como sonsolidadr o terreno com cais ou outros materiais..

    talvez ajude
  3.  # 3

    isso é onde'
    Tem de prever valetas nas bermas, e se necessário efectuar passagens hidraulicas para escoameno das aguas.
  4.  # 4

    Vou tentar arranjar umas fotos de forma a explicar-me melhor, o meu problema não é tanto a acumulação de água, visto a inclinação do terreno é muito dificila isso acontecer, mas por exemplo um carro a subir essa terra humida vai certamente fazer com a terra no sitio das rodas vá fundado, e poderá por ventura criar pouca aderencia aos carros.

    Sistemas antigos de arruamento não me parece que seja mal pensado! Obrigado,

    Pedro e no norte alentjano junto a Portalegre
  5.  # 5

    de quando em vez tem de mandar passar a niveladora... não há volta a dar.
  6.  # 6

    Aqui está uma parte do caminho, a parte que me preocupa mais, a parte mais ingreme.
      DSC_0217_1 (2).jpg
      DSC_0216_1 (2).jpg
  7.  # 7

    Veja se esta discussão o ajuda a encontrar uma solução:
    https://forumdacasa.com/discussion/74520/1/reparacao-de-caminho-inclinado-solucoesprecos-m2/
    Concordam com este comentário: vicmorais
  8.  # 8

    Nos sítios mais atreitos a acumulação de água, valetas e uma camada de tout-venant.
  9.  # 9

    Colocado por: J.FernandesNos sítios mais atreitos a acumulação de água, valetas e uma camada de tout-venant.


    Obrigado, desconhecia esse material.
  10.  # 10

    Colocado por: lmcaetVeja se esta discussão o ajuda a encontrar uma solução:
    https://forumdacasa.com/discussion/74520/1/reparacao-de-caminho-inclinado-solucoesprecos-m2/
    Concordam com este comentário:vicmorais


    Muito obrigado, era isto mesmo. Não soube pesquisar para encontrar o que queria
  11.  # 11

    Desde que a água seja escoada por valetas e não corra no caminho, não haverá problema de maior. Mas sugiro que antes de decidir aplicar o tout-venant, entretanto esperaria para ver.
    Concordam com este comentário: vicmorais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
 
0.0130 seg. NEW