Iniciar sessão ou registar-se
    • NLuz
    • 15 abril 2021

     # 61

    Colocado por: buraburamono

    elevada taxa de poupança na europa e nos EUA?? pode explicar?


    Há muita liquidez nos bancos.
    Muita poupança dos particulares depositada nos bancos.
    A Pandemia fez com que não se gastasse e muita gente ganhou imenso dinheiro na bolsa com a queda dos mercados em Fevereiro/Março de 2020.
    Perderam uma parte mas, recuperaram num espaço de um ano e obtiveram um grande lucro.
  1.  # 62

    Colocado por: NLuz

    Há muita liquidez nos bancos.
    Muita poupança dos particulares depositada nos bancos.
    A Pandemia fez com que não se gastasse e muita gente ganhou imenso dinheiro na bolsa com a queda dos mercados em Fevereiro/Março de 2020.
    Perderam uma parte mas, recuperaram num espaço de um ano e obtiveram um grande lucro.


    taxa de poupança é a taxa do salário que as pessoas conseguem poupar. é verdade que aumentou um pouco durante este ano, mesmo assim continua das piores do mundo nos EUA, e na europa depende dos países, mas em geral é péssima.
    taxas de poupança altas é na china, índia, etc.

    se acontecer o cenário de inflação desmensurada, vai ser por reflação e desvalorização do USD e EUR, não porque as pessoas estão muito ricas.
    • NLuz
    • 15 abril 2021

     # 63

  2.  # 64

    Colocado por: NLuz

    A grande diferença é que os EUA são um só País, e podem aumentar o ordenado mínimo e imprimir o dinheiro que quiserem...nas nem tudo são rosas.

    A CE não tem um ordenado mínimo, tem 27.
    E a linha diretiva na CE nos próximos anos é a revolução digital e o Green Deal, não é o combate à extrema diferença social como nos EUA.
    Isso não vai fazer aumentar as taxas de juro, nem as casas vao por aí abaixo 😉
    Concordam com este comentário:aarr2021


    Cada um acredita no que quer... eu disse: espero estar errado, espero mesmo.
    A inflação tem muitas causas, mas a cura passa sempre pelo mesmo - começa pelas taxas de juro.
    Pode ter as linhas diretivas que quiser, pode ter a europa a 27 ou a 50 - quem manda são os pensionistas alemães e nórdicos que não querem perder valor nas suas reformas e poupanças para salvar a malta do sul que gosta de sol e descanso :)
    Já vimos este filme antes e não foi bonito.
    Concordam com este comentário: joseduro, Carvai
  3.  # 65

    Colocado por: NLuzVeja aqui Por exemplo

    https://eco.sapo.pt/2020/09/22/covid-19-leva-poupanca-das-familias-a-niveis-recorde/


    https://eco.sapo.pt/2021/01/12/taxa-de-poupanca-das-familias-da-zona-euro-atinge-173-no-terceiro-trimestre-de-2020/

    O nível de poupança na Europa atingiu níveis altíssimos.


    Na China são 44,9%, e não é pontualmente, é sempre. Convém recordar a população deles e como isso afecta a média mundial.

    https://www.investopedia.com/articles/personal-finance/022415/top-10-countries-save-most.asp#:~:text=The%20Chinese%20savings%20rate%20of,%2417%2C000%20per%20year%20in%202019.

    Sim eu sei que subiu bastante em termos relativos, mas em termos absolutos continua a estar muito aquém de outros países. E se pensar no caso de Portugal, onde o salário médio deve ser uns 15k brutos, poupar mais 10% durante meia dúzia de meses vai fazer assim tanta diferença?
    O downside da economia ter estado parada é muito maior que o upside de se ter poupado uns trocos durante meio ano.

    Mais uma vez, a inflação a chegar é por describilização do euro e do USD, devido à injeção desmensurada. Não porque as pessoas têm maior poder de compra.
  4.  # 66

    Colocado por: fcoucelo

    A eterna discussão da Taxa Fixa vs Taxa Variável (spread + Euribor).

    Recordo que tem um crédito habitação com Tx Variável pode a qualquer momento mudar de banco com todos os custos de transferência gratuitos e isto é possível porque a comissão de amortização antecipada para quem tem credito habitação com Tx Variável é de apenas 0.5%.

    A Tx Fixa tem uma comissão de amortização antecipada de quatro vezes superior de 2% o que significa que difícilmente um banco oferece os custos de transferência se quiserem mudar para um Banco a oferecer uma taxa fixa ou tx variável mais interessante.

    Neste momento, a melhor taxa fixa a 30 anos (máximo) é 1.40% e a vários bancos oferecem Tx Variável de 0,384% (spread 0.90% + Euribor 6M -0,516%).
    Por este motivo, na minha opinião, apenas faz sentido a Tx Fixa para aqueles que são muito fiéis ao seu banco, não vão vender/comprar património nos próximos 30 anos e acreditam que a Euribor muito em breve vai regressar aos seus valores normais de 2%.


    Atenção que eu falei em taxa fixa especialmente porque ele referiu que era para arrendar.

    Se vais apenas ter um crédito habitação e a taxa de esforço é suficientemente baixa para suportares bem as variações da taxa, tudo bem.

    Mas se o objetivo for investir em imobiliário para arrendar e contrair vários créditos cujas prestações vais pagando com as rendas, aí convém ser taxa fixa, pois neste cenário a subida da taxa facilmente te coloca com um cash-flow bastante negativo.
 
0.0190 seg. NEW