Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal,
    Gostava de saber se as peças desenhadas a serem apresentadas nas câmaras municipais de maneira geral, necessitam de algo especial além do projeto básico...andei a ler um regulamento de uma câmara e não consta maiores detalhes sobre como deve ser apresentada. Fiquei na dúvida, basta as peças comuns?( planta geral, cortes, alçados, cobertura e implantação? etc) ou tem de conter informações específicas?... como recuos por exemplo? há mais alguma norma a considerar além da portaria 113 e a da própria câmara? Nunca fiz esse processo e pretendo executar as peças desenhadas para um arquiteto.

    Agradeço
  2.  # 2

    Quem tem de explicar o que fará falta e o como, é esse arquitecto.

    Pergunta-lhe.

    Isto há cada um... Sinceramente.
    Concordam com este comentário: Ultrabasslx
  3.  # 3

    Top
  4.  # 4

    Colocado por: ThalytaFou tem de conter informações específicas?
    ok.. vc é desenhadora encarregue de pazer as peças desenhadas para um gabinete certo?
    esse arquitecto é quem deve explicar como se deve fazer. se é nova nisso compile as peças desenhadas conforme sabe. depois entregue ao arqº para que ele averigue se está correto ou nao e ele indicará o que está em falta.

    é mais facil assim do que vc ter de andar a procurar e ler legislação.

    sinceramente, o arqº nao lhe ter dado um briefing sobre isso é estranho. todas as dúvidas devem ser tiradas com ele.
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemosok.. vc é desenhadora encarregue de pazer as peças desenhadas para um gabinete certo?
    esse arquitecto é quem deve explicar como se deve fazer. se é nova nisso compile as peças desenhadas conforme sabe. depois entregue ao arqº para que ele averigue se está correto ou nao e ele indicará o que está em falta.

    é mais facil assim do que vc ter de andar a procurar e ler legislação.

    sinceramente, o arqº nao lhe ter dado um briefing sobre isso é estranho. todas as dúvidas devem ser tiradas com ele.


    Primeiro muito obrigada pela resposta. É esta situação sim, na verdade eu estou a me antecipar para saber o que de facto é necessário, o arquitecto já foi questionado sobre isto, estou a espera que me responda, a dizer o que irá precisar. Encaminhei a pergunta cá para ter a ideia do nivel de complexidade que isto exigiria nada mais que isso,já percebi que é como imaginei. Agradeço novamente.
  6.  # 6

    Colocado por: ThalytaFna verdade eu estou a me antecipar para saber o que de facto é necessário
    nesse caso pare e concentre-se no que é importante.

    os desenhos.

    deixe o resto. não é nada complicado mas cabe a ele o coordenador do projecto, explicar o que quer e como quer. sofrer por antecipação nao ajuda ninguem

    bom trabalho
    Concordam com este comentário: ThalytaF
  7.  # 7

    Ele que lhe dê um projecto com características semelhantes, para você poder compilar o nível de informação e aspecto que seja norma nos projectos que sejam a responsabilidade dele.

    Sinceramente, estas situações, não são normais.
    Além disso cada projecto terá as suas especificidades e necessidades de representação e de informação.

    O responsável é que tem de explicar o que pretende e como.
    Concordam com este comentário: ThalytaF
  8.  # 8

    ThalytaF

    As Camaras Municipais tem essa informação disponível online.
  9.  # 9

    Pormenor construtivo, alçados muros exteriores, pormenor caixa de correio e contadores. Isto para o básico.

    Um mapa de vãos e mapa de armários e portas interiores é.sempre bem vindo também num licenciamento mas não obrigatório
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoUm mapa de vãos e mapa de armários e portas interiores é.sempre bem vindo também num licenciamento mas não obrigatório


    Isso não interessa para nada, à câmara municipal.

    Se querem fornecer isso, metam somente na colecção para o dono de obra pedir orçamentos.
  11.  # 11

    estou perplexo

    então o sr. arquiteto vai por a cruz e não lhe dá um briefing do que é preciso?
  12.  # 12

    Nunca me correu muito bem quando contratei outras pessoas para desenhar.

    Acabo sempre por corrigir coisas e as vezes até me chateia andar atrás das pequenos pormenores...

    Assim quando peço que alguém me desenhe tem de ser arquiteto/a e saber fazer o básico de um projeto de arquitetura devidamente cotado.

    A montagem em folha trato eu.

    Quando é no Revit então nem há outra solução, tenho de ser eu.

    Já contratei uma arquiteta para desenhar em Revit mas foi para esquecer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  13.  # 13

    Colocado por: marco1então o sr. arquiteto vai por a cruz e não lhe dá um briefing do que é preciso?
    na verdade ainda nao chegaram a esse porto.. a thalyta esta (penso) a passar os rascunhos do arqº a limpo e já está a pensar em como deve montar as folhas quando ainda está longe disso
  14.  # 14

    Colocado por: Tome_2Nunca me correu muito bem quando contratei outras pessoas para desenhar.
    é verdade.. no inicio ou são já barra ou temos de os levar pela mão até que percebem como queremos e gostamos das coisas..
  15.  # 15

    Mas também temos colegas nas câmaras com exigências... Que não estão escritas em lado nenhum. Há com cada uma...
    Outro dia, exigiram que metesse a área útil, de um espaço destinado a zona técnica, bomba e grupo pressurizado do furo... Ora o abcesso em causa, num edifício anexo, nem sequer 2.00m de pé direito tem!? Anda tudo passado.
  16.  # 16

    Dimensões dos passeios numa moradia inserida em loteamento.... Não fosse eu ter encurtado os passeios...
  17.  # 17

    Lolol...

    Tb mais uma:
    Exigir cotas relativas e absolutas em todos os pontos cotados na planta...
    Só tinha referenciado na cota de soleira a absoluta e podia estar a enganar (com os cortes e alçados todos com as grelhas de referência das cotas absolutas ali disponíveis, se quisesse tirar nabos da púcara) . Mais, ainda teve o descaramento de dizer que é assim que faz nos projectos dela e que assim não conseguia "apreciar"... Tá tudo passado.
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradasé assim que faz nos projectos dela
    tem tempo de sobra
    Concordam com este comentário: Ultrabasslx
  19.  # 19

    Colocado por: RicardoPortopormenor caixa de correio e contadores.

    Isso ainda é preciso? A portaria 133 de 2015 (a que está em vigor revogando as anteriores? não fala disso....
    .
  20.  # 20

    Há câmaras que exigem isso, cm Gaia pe
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcristovao2
 
0.0228 seg. NEW