Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 14 abril 2021 editado

     # 1

    Boa tarde a todos.

    Não sei se há por aqui alguém que me consiga esclarecer relativamente a uma "dúvida existencial" relacionada com violação de privacidade.

    A questão prender-se com a instalação de aplicações de rastreamento de e-mails tipo Mailtrack e afins.

    Com a instalação deste tipo de aplicações, nas versões free, eu consigo saber se a pessoa ou entidade a quem eu envio o email o recebeu e o abriu. Consigo saber quanto tempo depois de o enviar a pessoa o abriu e inclusivamente saber quantas vezes acedeu ao referido e-mail. As versões "a pagar" até dão acesso a mais informação.

    Ter este tipo de aplicação associada a uma conta de email violará a privacidade das pessoas a quem eu envio os e-mails?
  1.  # 2

    Não me parece ilegal, porque a violação da privacidade/lei de proteção de dados é normalmente relativa a manter informação que possa identificar alguém ou conjunto de pessoas.
    Por exemplo, a viaCTT faz o controlo de visualização de mensagens (sem ser por email mas pelo site), e estariam muito expostos caso isso fosse ilegal.
    No entanto, penso que só conseguirá ter o tal recibo de leitura se o destinatário autorizar ou se usar a mesma ferramenta instalada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 14 abril 2021

     # 3

    Colocado por: rui.fern
    No entanto, penso que só conseguirá ter o tal recibo de leitura se o destinatário autorizar ou se usar a mesma ferramenta instalada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VCAC


    No caso deste tipo de aplicações, isso não se aplica, pois não estamos dependentes da pessoa tiver ou não vontade de nos mandar o recibo de leitura.

    Nestes casos eu recebo automaticamente uma notificação assim que a pessoa clica para abrir e ler o email que eu envio, sem que ela tenha de fazer absolutamente nada.
  2.  # 4

    É violação de privacidade, isso é um ponto em branco ou algo parecido que vai no mail, até diz se abriu no telemóvel, no computador e o sítio aproximado do local de acesso.

    Há extensões para bloquear o funcionamento desses sites.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 14 abril 2021 editado

     # 5

    As versões free não vão tão longe...
    Pelo menos o Mailtrack versão free diz-nos apenas
    . Se foi entregue
    . Se foi aberto
    . Quantas vezes foi acedido
  3.  # 6

    Colocado por: VCAC

    No caso deste tipo de aplicações, isso não se aplica, pois não estamos dependentes da pessoa tiver ou não vontade de nos mandar o recibo de leitura.

    Nestes casos eu recebo automaticamente uma notificação assim que a pessoa clica para abrir e ler o email que eu envio, sem que ela tenha de fazer absolutamente nada.


    Mas é ao abrir o email ou ao abrir uma hiperligação no email para ver o conteúdo? São coisas muito diferentes.
    • VCAC
    • 15 abril 2021

     # 7

    É ao abrir o e-mail. A pessoa que recebe o mail não tem de clicar em nada.

    O funcionamento é similar aos marcadores do watsapp, aqueles dois "check" nas mensagens, um "check" azul significa que a sua mensagem foi entregue, dois "check's" azuis significa que a sua mensagem foi visualizada.
 
0.0100 seg. NEW