Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, comprei uma habitação à quatro meses e para meu espanto, tenho o meu quarto ,nas junções da parede, com bolor. O que é que causa isto? Humidade, má construção? Não pode ser normal. Já agora, a "sainha2 pode ser resolvida?
    Obrigado
  2.  # 2

    Aquilo a que vulgarmente chamamos bolor é uma planta que anda pelo ar e é transparente.

    Vemo-lo quando se começa a multiplicar a maior velocidade, em zonas de maior humidade, e ... morre (pintinhas escuras).

    A humidade da casa condensa-se nas zonas frias (pontes térmicas, mau isolamento térmico, etc.).

    Em resumo: a causa da multiplicação do bolor é o excesso de humidade e a sua concentração em zonas mais frias da casa.

    Soluções:
    1. arejar a casa
    2. usar desumidificador
    3. aquecer as zonas frias
    4. corrigir as deficiencias de isolamento térmico
  3.  # 3

    Posso afiançar que um desumificador faz maravilhas numa situação destas.
  4.  # 4

    O amigo Luis disse tudo...
  5.  # 5

    Obrigado pela resposta, digam-me só mais uma coisa...como posso saber se tenho um deficiente isolamento termico? E se for o caso como se corrige?
    Obrigado
  6.  # 6

    Meu caro Adec tenho o mkesmo problema no meu quarto, neste momento resolvo o problema com aquecimento ligado arejamento do quarto, e sum saquitos de silica nos roupeiros, e tem dado maravilhas, melhor e do que partir a csaa toda agora... existem desumidificadores muto bons no mercado eu proprio estou a pensar adequirir um... embora esteja no ramo das energias renovaveis e climatização, quando se trata da minha casa sou um desleixo :P... posso lhe dizer que em principio a situação tem tendencia a melhorar com o tempo, mas nao querendo estar a arriscar compre o desumidificador , antes que a sua roupa fique em pessimo esta como a minha...lol
  7.  # 7

    Colocado por: adec_12Obrigado pela resposta, digam-me só mais uma coisa...como posso saber se tenho um deficiente isolamento termico? E se for o caso como se corrige?
    Obrigado

    Se na sua casa não há uma produção excepcional de vapor de água, a ventilação é a normal para uma habitação do tipo da sua, a humidade relativa do ar no local não é excepcionalmente elevada (70%/80%), e mesmo assim aprecem bolores, então isso é sinal de provável mau isolamento térmico.
    Numa abordagem mais rigorosa, teria de se medir, em vários pontos das suas paredes, a temperatura superficial que, comparada com a temperatura do ar interior e a temperatura do ar exterior, permitiria chegar à conclusão que as paredes seriam bem ou mal isoladas termicamente e/ou em que pontos isso ocorreria.

    Para o corrigir, teria de se colocar isolmento térmico, ou pelo exterior, tipo cappotto, ou pelo interior atrás duma parede falsa de pladur, por exemplo.
  8.  # 8

    Bom dia, estava a ver os tópicos relacionados com o bolor nas habitações para ver se descobria uma dica para resolver o meu problema.
    Moro num aparatamento num preDio de 1900, que foi remodelado à maIS ou menos 5 anos, a casa tem janelas nas divisões todas mas o meu quarto está exposto a norte, não apanhando muito luz solar, em especial no Inverno.
    as paredes do quarto, são frias e á uns meses comecei a verificar que me aparecia bolor em alguns locais do quarto, mas não nas paredes e e tectcos, ou seja por exemplo a cómodo que está encostada à parede da fachada tardoz está cheia de bolor atrás mas a parede não tem nada, o meu colchão na parte de baixo estava cheio de bolor, relmente nesta altura do ano e com estas chuvas não abro muito a janela do quarto, mas tenho um desumidificador e ligo o aquecedor quando chego mesmo assim nestes locais pontuais e em alguns elemtnos que tenho no quarto (como uns cestos de verga ) continua a surgir bolor. duas das paredes do quarto são fachadas, a tardoz e a empena. se á que as posso impermeabilizar por dendro e pôr parede falsa em pladur? isso irá resolver o meu problema? se optar por esta opção de tipo de isolamento utilizo no interio da parede falsa? porque colocando a parede falsa se o bolor se continua a desenvolver apesar de não ser visivel ele continua lá e o meu problema maiór é que se torne prejudicial para a saude.

    espero que me ajudem

    obrigado
  9.  # 9

    Pode e deve isolar termicamente as paredes, com isolamento apropriado atrás duma parede de gesso cartonado.
    Se não há infiltrações do exterior, não precisa de impermeabilizar. O bolor aparece porque a parede fria faz condensar a humidade do ar, se colocar isolamento tipo wallmate (deve ter pelo menos 4cms de espessura), ou lã de rocha apertada entre a parede e as placas de gesso cartonado, a parede deixa de estar em contacto com o ar do interior do quarto, não aparecendo, em princípio, bolor dentro da caixa de ar.
    •  
      alv
    • 14 janeiro 2010 editado

     # 10

    Vivam!
    Uma vez mais, depois de ter lido os post´s anteriores, cá estou a meter a colherada.
    Concordo com o que disseram os intervinientes anteriores àcerca da solução do problema que é pura e simplesmente, isolar e isolar, por dentro ou por fora. Interessa é isolar bem e ver os prós e contras de uma e outra solução e qual delas terá melhor resultado em função da forma como vivemos a casa. Mas isto daria uma tese e é outra discusão!

    Agora quanto ao que diz o nosso amigo J. Fernandes, permita-me que acrescente: Na realidade o isolamento térmico que devemos colocar no dorso de um revestimente interior de uma parede exterior tem a ver com o facto de haver infiltrações do exterior para o interior.
    Caso não haja infiltrações, o isolamento que confere uma melhor eficiência e muito económico é a manta de lã de vidro (MLV) de 60 ou 80mm. Porque, como tem um coeficiente de transmissão térmico linear semelante, ou até melhor, que o wallmete (XPS), pelo preço de 30 ou 40mm de espessura em XPS consegue-se o duas vezes o dobro da espessura em MLV ou MLR e logo uma resistencia térmica do dobro do valor por metade do dinheiro, isto é, mais eficiente: XPS de 30 ou 40mm por volta dos 4 ou 5€/m²; MLV de 60 ou 80mm por volta dos 2.50 a 3€/m2 - Valores meramente indicativos e para servir de ordem de grandeza!

    Conclusão: Sem humidade de infiltração ou ascencional, o isolamento que tem a melhor relação custo beneficio é a MLV!

    Façam boas obras,
    "Fassam" parte!
  10.  # 11

    Rita Pinho,
    Um prédio de 1900 deverá ter paredes com uma espessura tal que (no Inverno) tanto faz estar virado a norte como a sul.

    Se lhe aparece bolor nas costas do armário MAS NÃO NA PAREDE, e em cestos de verga, etc., o problema não é tanto o isolamento térmico das paredes da casa.

    Da maneira como tem estado o clima (muitos dias de chuva e frio) as paredes E O AR acabam por estar, naturalmente, um bocado mais húmidos do que o habitual.

    O bolor, que é uma "planta" transparente que pelo ar, desenvolve-se com o aumento de humidade, e acumula em locais frios E ONDE O AR ESTEJA PARADO (cesto de verga, atrás dos móveis, debaixo do colchão...).

    Eu, no seu caso, preocupar-me-ia mais em VENTILAR A CASA e em DESUMIDIFICAR.
 
0.0166 seg. NEW