Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho em vista adquirir moradia e ando ás voltas para ver melhor solução de aproveitamento de espaço. As áreas são todas boas mas queria expandir a cozinha e fazer uma suíte. Segue em anexo planta simples e área de construção assim como pequeno esboço que fiz que pode estar correto ou completamente errado.

    Agradeço desde já qualquer opinião.
      Screenshot_2021-04-15-14-05-23-89.jpg
      Screenshot_2021-04-15-14-04-31-06.jpg
      Screenshot_2021-04-15-14-02-36-48.jpg
  2.  # 2

    Boa noite Bernardo,
    Não me parece muito bem o raciocínio, até começando pela organização, os espaços privados (quartos) e os espaços socias (salas, cozinhas, halls de entrada) estão geralmente separados, para garantir a forma de vivência nas casas. Por exemplo, os que estão a dormir, não são perturbados pelos que estão a usufruir da sala de estar, tudo isso. É verdade que antigamente as casas eram mais "retalhadas" (muito divididas).
    Geralmente, o privado fica para um lado (o lado mais recatado) e a zona social, fica mais junto à entrada.
    E, talvez fizesse sentido não ter corredor entre sala de jantar, de estar e desta para a cozinha, isso dependerá, se quer openspace ou não por exemplo.
    Percebo porque deixou a cozinha alí, mas, na minha opinião, o ideal seria a sala comum e saleta passarem a sala comum e cozinha, e os quartos passarem para a segunda metade da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BernardoR
  3.  # 3

    No quarto dos solteiros, a disposição de roupeiro e camas, está mal pensado, a meu ver. Não sei qual a dimensão, mas ponha o roupeiro numa parede de pés da cama, e ambas as camas na mesma parede cabeceira. Se der para fazer isso assim.
  4.  # 4

    Colocado por: CMartinBoa noite Bernardo,
    Não me parece muito bem o raciocínio, até começando pela organização, os espaços privados (quartos) e os espaços socias (salas, cozinhas, halls de entrada) estão geralmente separados, para garantir a forma de vivência nas casas. Por exemplo, os que estão a dormir, não são perturbados pelos que estão a usufruir da sala de estar, tudo isso. É verdade que antigamente as casas eram mais "retalhadas" (muito divididas).
    Geralmente, o privado fica para um lado (o lado mais recatado) e a zona social, fica mais junto à entrada.
    E, talvez fizesse sentido não ter corredor entre sala de jantar, de estar e desta para a cozinha, isso dependerá, se quer openspace ou não por exemplo.
    Percebo porque deixou a cozinha alí, mas, na minha opinião, o ideal seria a sala comum e saleta passarem a sala comum e cozinha, e os quartos passarem para a segunda metade da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BernardoR


    Bom dia, eu realmente fiz o raciocínio assim pois a moradia de interior está com 1 isolamento fora do normal para a zona (4km do mar em reta) com tantos anos devido a ter caixa de ar pois ela está toda levantada. Até dá para ir viver lá permanentemente só com pouca intervenção. A minha ideia inicialmente seria pôr chão na moradia toda, trocar caixilharia e janelas, carpintaria e portas e fazer a cozinha. Mais tarde faria o exterior. Percebo perfeitamente mudar a cozinha como diz mas onde está tem as ligações todas feitas, não seria preciso grande intervenção, só tinha que ver se aquela parede poderia ir abaixo pois penso ser uma parede mestra. Mesmo na sala comum tem um pouco de parede mais puxada ao meio pois deve ser mestra. De salientar que de momento ao contrário da planta para o lado direito do hall de entrada para a sala está fechado por isso quando entra tem mesmo 1 hall de entrada completo fechado com a porta da saleta para o lado e porta da frente para o corredor. Segue em anexo imagens para perceber melhor. A casa está fechada há uns 2 anos , sendo aberta de vez em quando e nem uma pinga de humidade, nem 1 preto, toquei nas paredes todas, tudo completamente seco. Claro, entregam-me a moradia com o terreno todo limpo, etc. Mais tarde queria fazer o exterior com churrasqueira e piscina. Tem excelente exposição solar , imensa privacidade e o tamanho certo para o que procurava. A saleta está de momento como um quarto e da mesma para o quarto adjacente também está aberto esqueci-me de dizer, tem só 1 Pladur a separar a parede entre os 2 quartos. O quarto ao fundo realmente é o maior que é o único que tem roupeiro.
      Screenshot_2021-04-16-06-33-25-85.jpg
      IMG_20210416_063455.jpg
      IMG_20210416_063444.jpg
  5.  # 5

    Hall de entrada e saleta (quarto)
      IMG_20210416_063757.jpg
      IMG_20210416_063614.jpg
      IMG_20210416_063432.jpg
  6.  # 6

    Quarto adjacente á saleta + sala comum
      Screenshot_2021-04-16-06-32-14-52.jpg
      IMG_20210416_063603.jpg
      IMG_20210416_063537.jpg
  7.  # 7

    Quarto com roupeiro + cozinha
      IMG_20210416_063526.jpg
      IMG_20210416_063549.jpg
      IMG_20210416_063505.jpg
  8.  # 8

    Entrada cozinha + exterior atrás
      Screenshot_2021-04-16-06-39-31-09.jpg
      IMG_20210416_063404.jpg
      IMG_20210416_063516.jpg
  9.  # 9

    Exterior
      IMG_20210416_063418.jpg
      IMG_20210416_063950.jpg
      IMG_20210416_0634182.jpg
  10.  # 10

    Exterior + garagem
      IMG_20210416_071709.jpg
      IMG_20210416_071251.jpg
      IMG_20210416_0712512.jpg
  11.  # 11

    De referir também que a moradia tem poço, só não tirei foto á casa de banho. Até as madeiras das janelas, portas e ombreiras fecha tudo bem, sem barulhos ou algo empolado pois realmente humidade não é algo que se sinta! Só estou mesmo indeciso da melhor opção a nível de Lay Out interior pois mudar a cozinha para a outra ponta da casa implica custos completamente diferentes. Agradeço novamente.
      IMG_20210416_071720.jpg
  12.  # 12

    Colocado por: BernardoRPercebo perfeitamente mudar a cozinha como diz mas onde está tem as ligações todas feitas, não seria preciso grande intervenção, só tinha que ver se aquela parede poderia ir abaixo pois penso ser uma parede mestra. Mesmo na sala comum tem um pouco de parede mais puxada ao meio pois deve ser mestra.

    Quais serão as mestras, pode indicar na planta ?

    Colocado por: BernardoRPercebo perfeitamente mudar a cozinha como diz mas onde está tem as ligações todas feitas, não seria preciso grande intervenção, só tinha que ver se aquela parede poderia ir abaixo pois penso ser uma parede mestra.

    Sei, mudar a cozinha de lugar, seria outro tipo de intervenção, e que encareceria. Pessoalmente, acho que ao fazer-se obras, deveremos, já que se vai investir nelas, fazer o melhor possível, mas, também, o que for possível dada as existências das casas, e de acordo com a realidade de cada um.
    Talvez, uma alternativa pudesse ser, e até considerando que afinal tem um hall fechado, que depois dá acesso ao corredor, e às restantes divisões da casa, fazer a sua zona social no alinhamento da cozinha, portanto sala de estar e jantar e a cozinha, ficariam à esquerda, e do lado oposto, ficariam os quartos. No entanto, teria que ver o acesso aos quartos, de forma a que estes não tivessem acesso directo a partir da zona social apenas. Talvez a solução fosse aproveitar o corredor actual, como forma de aceder aos quartos, e a zonal social teria circulação pelo interior dela, portanto do hall para a sala comum e da sala comum, para a cozinha, ou criar com essas divisões um openspace com circulação aberta (se possível, dadas as paredes mestras que não sei quais são). E, para a zona privada, do hall para o corredor que passaria a ser o corredor para os quartos. De qualquer forma, convém ter um acesso a partir da zona social, também para o corredor, e daí, para os quartos, para não ter que ir ao hall de entrada cada vez que querem ir aos quartos. Talvez esse acesso da sala comum para os quartos fosse dado também, ou através, de uma casa de banho social que criaria.

    Só pensa ter 1 casa de banho ?
      Screenshot_2021-04-15-14-05-23-892.jpg
      Screenshot_2021-04-15-14-02-36-482.jpg
  13.  # 13

    Será só impressão minha ou essa casa de banho do seu esboço vai ter a mesma largura do corredor? Isso que aí desenhou para o WC é irrealista...
  14.  # 14

    Colocado por: NewKidzSerá só impressão minha ou essa casa de banho do seu esboço vai ter a mesma largura do corredor? Isso que aí desenhou para o WC é irrealista...


    Foi só 1 esboço mesmo, não é realmente de todo exequível. Simplesmente ando a ver as melhores opções. Daqui a 10 dias volto lá para fazer uma vistoria completa. Já tenho certificado energético , caderneta predial e afins, falta só licença de utilização que já foi feita o requerimento. Também pensei foi aproveitar a garagem e fazer aí a cozinha, era só mandar essa parede abaixo , algo muito + simples e com menores custos. Ainda tenho bastante espaço da entrada do portão até á garagem em si. Lá está tenho aqui várias hipóteses, só tenho que ver a que seja + funcional e que vá de encontro ao meu orçamento. Estou a pensar gastar 25 a 30.000€.
  15.  # 15

    Colocado por: CMartin
    Quais serão as mestras, pode indicar na planta ?


    Sei, mudar a cozinha de lugar, seria outro tipo de intervenção, e que encareceria. Pessoalmente, acho que ao fazer-se obras, deveremos, já que se vai investir nelas, fazer o melhor possível, mas, também, o que for possível dada as existências das casas, e de acordo com a realidade de cada um.
    Talvez, uma alternativa pudesse ser, e até considerando que afinal tem um hall fechado, que depois dá acesso ao corredor, e às restantes divisões da casa, fazer a sua zona social no alinhamento da cozinha, portanto sala de estar e jantar e a cozinha, ficariam à esquerda, e do lado oposto, ficariam os quartos. No entanto, teria que ver o acesso aos quartos, de forma a que estes não tivessem acesso directo a partir da zona social apenas. Talvez a solução fosse aproveitar o corredor actual, como forma de aceder aos quartos, e a zonal social teria circulação pelo interior dela, portanto do hall para a sala comum e da sala comum, para a cozinha, ou criar com essas divisões um openspace com circulação aberta (se possível, dadas as paredes mestras que não sei quais são). E, para a zona privada, do hall para o corredor que passaria a ser o corredor para os quartos. De qualquer forma, convém ter um acesso a partir da zona social, também para o corredor, e daí, para os quartos, para não ter que ir ao hall de entrada cada vez que querem ir aos quartos. Talvez esse acesso da sala comum para os quartos fosse dado também, ou através, de uma casa de banho social que criaria.

    Só pensa ter 1 casa de banho ?
      Screenshot_2021-04-15-14-05-23-892.jpg
      Screenshot_2021-04-15-14-02-36-482.jpg


    Penso ter uma suíte mas como se vê o espaço é reduzido pois a casa de banho está encostada aí único roupeiro do quarto maior, que óbviamente por 1 lado facilitaria as ligações. Percebo perfeitamente fazer do lado esquerdo da casa às zonas sociais e quartos á esquerda, também é uma boa solução, só ficaria com menos luz. Ainda por cima tenho varanda que dá volta á casa toda onde apanha sol o dia todo. Não queria mexer na fachada para evitar projetos + complexos, demorados e complicados. Como disse orçamento é 25 a 30.000€ para cozinha, chão, 2 casas de banho, janelas/caixilharias, roupeiro, pintar, renovar portas, ombreiras, etc.
  16.  # 16

    Colocado por: CMartin
    Quais serão as mestras, pode indicar na planta ?

    É uma planta simples, só quando voltar a ver a casa poderei dizer, mas segunda feira já faço uns telefonemas.


    Sei, mudar a cozinha de lugar, seria outro tipo de intervenção, e que encareceria. Pessoalmente, acho que ao fazer-se obras, deveremos, já que se vai investir nelas, fazer o melhor possível, mas, também, o que for possível dada as existências das casas, e de acordo com a realidade de cada um.
    Talvez, uma alternativa pudesse ser, e até considerando que afinal tem um hall fechado, que depois dá acesso ao corredor, e às restantes divisões da casa, fazer a sua zona social no alinhamento da cozinha, portanto sala de estar e jantar e a cozinha, ficariam à esquerda, e do lado oposto, ficariam os quartos. No entanto, teria que ver o acesso aos quartos, de forma a que estes não tivessem acesso directo a partir da zona social apenas. Talvez a solução fosse aproveitar o corredor actual, como forma de aceder aos quartos, e a zonal social teria circulação pelo interior dela, portanto do hall para a sala comum e da sala comum, para a cozinha, ou criar com essas divisões um openspace com circulação aberta (se possível, dadas as paredes mestras que não sei quais são). E, para a zona privada, do hall para o corredor que passaria a ser o corredor para os quartos. De qualquer forma, convém ter um acesso a partir da zona social, também para o corredor, e daí, para os quartos, para não ter que ir ao hall de entrada cada vez que querem ir aos quartos. Talvez esse acesso da sala comum para os quartos fosse dado também, ou através, de uma casa de banho social que criaria.

    Só pensa ter 1 casa de banho ?
      Screenshot_2021-04-15-14-05-23-892.jpg
      Screenshot_2021-04-15-14-02-36-482.jpg
  17.  # 17

    apeteceu-me...
    Concordam com este comentário: BernardoR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BernardoR
      BernardoR fdc.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: m.aur.eiraapeteceu-me...
    Concordam com este comentário:BernardoR
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BernardoR
      BernardoR fdc.jpg


    Pois, tenho 1 amigo meu que me disse exatamente o mesmo, aproveita a garagem, tens espaço cá fora para fazer 1 avançado/cobertura para cobrir o carro. Agradeço imenso 🙏 É logo outra visão. Muito obrigado.
  19.  # 19

    Colocado por: BernardoR

    Pois, tenho 1 amigo meu que me disse exatamente o mesmo, aproveita a garagem, tens espaço cá fora para fazer 1 avançado/cobertura para cobrir o carro. Agradeço imenso 🙏 É logo outra visão. Muito obrigado.


    é apenas uma possibilidade. ;) não se fie muito, pois não tenho informações suficientes para que o que fiz seja exequível.

    só que este desenho pede que altere as fachadas viradas para o espaço exterior: abrir uma janela na parede da garagem, alta de preferência, e eliminar a janelinha que tinha na cozinha e passar a ser uma porta para a lavandaria.
    e tem algumas paredes para deitar abaixo, que não faço ideia se pode ou não. aquela parede entre a cozinha antiga e a garagem, por exemplo, se se pudesse eliminar, poderia dar-lhe outras possibilidades para a colocação do fogão em relação à chaminé... a não ser que seja viável, também, construir uma nova na garagem e alterar o layout, abrindo mais um pouquinho a passagem entre a cozinha e a sala de estar.

    a solução para a casa e banho da suite leva uma porta em vidro entre o duche e sanita com o closet para aproveitar a luz da janela e arejamento.

    a cama da suite tem, mais ou menos, as dimensões de uma queen, mas os outros quartos já ficam muito apertados... já pensou em beliches?

    as portas no corredor poderiam até ser desnecessárias, mas por uma questão de feng shui, deixe ficar sempre uma porta entre a entrada principal e a casa de banho.

    enfim, ao menos serve para ter uma ideia diferente... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BernardoR
  20.  # 20

    Colocado por: m.aur.eira

    é apenas uma possibilidade. ;) não se fie muito, pois não tenho informações suficientes para que o que fiz seja exequível.

    só que este desenho pede que altere as fachadas viradas para o espaço exterior: abrir uma janela na parede da garagem, alta de preferência, e eliminar a janelinha que tinha na cozinha e passar a ser uma porta para a lavandaria.
    e tem algumas paredes para deitar abaixo, que não faço ideia se pode ou não. aquela parede entre a cozinha antiga e a garagem, por exemplo, se se pudesse eliminar, poderia dar-lhe outras possibilidades para a colocação do fogão em relação à chaminé... a não ser que seja viável, também, construir uma nova na garagem e alterar o layout, abrindo mais um pouquinho a passagem entre a cozinha e a sala de estar.



    a solução para a casa e banho da suite leva uma porta em vidro entre o duche e sanita com o closet para aproveitar a luz da janela e arejamento.

    Sim, estou a perceber.

    a cama da suite tem, mais ou menos, as dimensões de uma queen, mas os outros quartos já ficam muito apertados... já pensou em beliches?



    as portas no corredor poderiam até ser desnecessárias, mas por uma questão de feng shui, deixe ficar sempre uma porta entre a entrada principal e a casa de banho.

    enfim, ao menos serve para ter uma ideia diferente... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BernardoR

    Sim, eu vou lá dia 2 de Maio com 1 amigo meu empreiteiro para fazer uma vistoria completa e ver o que é possível fazer e o que não é. Preferencialmente não mexer na fachada seria o ideal devido a ter que fazer projeto, licenças na câmara, tempo, etc.

    Por acaso tenho duas camas pequenas de solteiro para quando tenho visitas, é só transpor do meu apartamento para a moradia nova.
    Já tenho outra noção, sem dúvida. Tenho cerca de 35.000€ para fazer obras interiores, deixando o exterior para daqui a 1 ano com calma. Pelo que falei os 35.000€ é fazível para a renovação indo fazendo contas com calma. A acrescer a isso terei sempre que fazer já o muro da frente + portão.
 
0.0268 seg. NEW