Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou fazer um telhado da moradia em casquinha branca, pretendo aplicar como tratamento xilofago e fungicida, xilophene Sor 2 Extreme e depois bondex incolor mate. O que acham da solução?
  2.  # 2

    eu nem metia o bondex, para quê!?
  3.  # 3

    Verniz com tapa poros está fora de questão a madeira precisa de respirar. O bondex seria para dar acabamento superficial
  4.  # 4

    ... meta somente o xilophene!! era isso que eu queria transmitir.
    Mas alguém falou em tapa poros!?
  5.  # 5

    ou então meta somente o CUPRINOL incolor. não precisa de nada mais do que isso.
  6.  # 6

    Colocado por: arcarvalhoO bondex seria para dar acabamento superficial

    Para quê!? não precisa disso para nada, ainda por cima, incolor.
  7.  # 7

    Mas trate todos os elementos em madeira antes de os colocar no sito, por forma a ficar com tudo devidamente protegido. Atenção aos topos dos elementos, em particular os que ficarão chumbados/ embebidos nas alvenarias, precisarão de outro tratamento complementar...

    PS: isto são tudo coisas que o seu arquitecto deveria saber e com ele tirar as duvidas respectivas. ou o arquitecto e restantes técnicos só servem para meter uns bonecos e uns papeis na câmara?
  8.  # 8

    O que acham de tratamento com óleos biofa... Comparativamente com o xilophene?
    Óleo deve ser bem mais caro e menos eficaz?
  9.  # 9

    Falei com o vendedor da madeira que diz se der apenas xilophene a madeira vai arepelar e ficar áspera. Depois para limpar o pó, cagadelas de moscas... vai ficar feio e sujo. Então aconselha dar xilophene, tapa poros e verniz. Fica protegido e fácil de limpar. Acho que o tapa poros e verniz devem ser dados com o telhado todo montado e com as vigas já em carga/deformadas
  10.  # 10

    olhe eu não acho nada disso.
    E já tenho umas boas dezenas de coberturas projectadas, acompanhadas, visitadas e de clientes entretnto amigos, em mais de 20 anos de profissão.
    Habitualmente os "montes", só faço com coberturas em madeira...
    Os meus comentários valem o que valem. digo-lhe já que tenho igualmente n casos no qual nem se deu qq tipo de produto...nem sequer anti-xilofago.
    Se puder compre madeira já pre-tratada, aparelhada com cantos biselados.
    REpelar!? só se for madeira manhosa...

    Faça como entender, ou pergunte ao seu arquitecto. Este, já disse o que tinha para dizer.

    Good luck!
    Concordam com este comentário: RCarvalho
  11.  # 11

    Pretendo obter a vossa opinião para o isolamento da cobertura do sótão habitável.

    Por cima do forro de casquinha vou colocar:
    -Barreira anti-vapor
    AXTON AQUA PROTECT 0.2MM 16M²
    Ref 82282782.

    -Xps 60mm
    -sub-telha ondulada onduline
    -ripado metálico e telha Borja Tb-12

    Fico bem servido?
  12.  # 12

    Colocado por: arcarvalhoXps 60mm

    Não. Aplique antes la mineral termoendurecida com minimo de 80mm.

    Colocado por: arcarvalhoAXTON AQUA PROTECT 0.2MM 16M²

    Não é apropriado.
    veja aqui:
    https://www.jular.pt/files/pdfs/112/Telas-membranas-Tyvek-Dupont.pdf
  13.  # 13

    Quanto a lá mineral termoendurecida refere-se a lá de rocha onduline energy: https://pt.onduline.com/pt-pt/profissionais/produtos/onduline-energy

    A barreira pára vapor seria para colocar entre o forro e o xps e não como sub-telha, tal como o pormenor da onduline que tem alumínio entre forro e la rocha
  14.  # 14

    Pelo que li na Dupont, a barreira Dupont Airguard é uma película de alumínio com camada de ar intermédia tipo spacereflex ou boltherm
  15.  # 15

    Colocado por: arcarvalhoa barreira Dupont Airguard é uma película de alumínio com camada de ar intermédia tipo spacereflex ou boltherm

    Não, não tem nada a haver... Nem é preciso saber ler fichas técnicas, basta comparar as fotos dos produtos..

    Da DUPONT existem diversos modelos de membrana.... tem de usar as series dedicadas à cobertura.

    Colocado por: arcarvalhoA barreira pára vapor seria para colocar entre o forro e o xps e não como sub-telha,

    Não use XPS...
    Basta ter papel kraft e a lâ mineral
  16.  # 16

    Mas essa lá mineral da onduline fica a volta de 12€/m2, carota.
    Vou ver da rocterm T70VF -Paineis rígidos de espessura uniforme, constituídos de fibras de lã de rocha aglutinadas com resina sintética termo-endurecida, revestidas por um véu anti-desagregante negro (ou neutro sobre consulta) de fibra de vidro.
  17.  # 17

    Colocado por: arcarvalhorevestidas por um véu anti-desagregante negro (ou neutro sobre consulta) de fibra de vidro.

    Não precisa de veu, precisa do papel ou outra membrana que faça o mesmo.
  18.  # 18

    A lá de rocha tem de ser bastante rígida pq vai receber a subtelha com a telha directamente, se não o for o telhado fica deformado.

    A ideia do xps nunca me agradou muito por questões acústicas
  19.  # 19

    Mas 90% das coberturas que se vê são feitas com Xps
  20.  # 20

    Inicialmente era minha ideia colocar la rocha 8cm 30-40kg/m3 com papel Kraft voltado para baixo, sobre ela pousar sub-telha onduline e ripado galvanizado com telha. Mas o técnico da onduline disse que o telhado ficaria as ondas por causa das deformações da lá de rocha, então disse para colocar a deles onduline energy ou xps. O Pedro também concorda que as telhas ficam desalinhadas?
 
0.0201 seg. NEW