Iniciar sessão ou registar-se
    • SPPS
    • 15 abril 2021

     # 1

    Boa tarde,

    Estamos a pensar mudar de casa! No entanto tenho algumas questões. Eu e o meu marido somos casados com separação de bens.
    Para a compra de nova casa iremos proceder à venda de uma casa dele que se encontra arrendada (iremos proceder ao aviso ao inquilino dentro do prazo estipulado no contrato).
    Depois temos a hipótese de vender a HPP (que é minha) ou pedir um empréstimo de valor superior e manter esta habitação e arrenda-la.

    Ambas as casas têm ainda um empréstimo baixo a ser amortizado ao banco.

    Qual das hipóteses será mais rentável? Ter um empréstimo baixo ou constituir um empréstimo mais elevado mas manter património a render?

    Como se procederá à escritura da nova casa visto que somos casados com separação de bens?
    O valor patrimonial da minha casa é superior a dele (em caso de venda), mas com as restantes despesas acabará por ficar equilibrado.

    Obrigada pela ajuda
    Cpts
  1.  # 2

    vende a sua, ele vende a dele.
    injetam cada um 50% do valor de compra e compram outra em nome dos dois.
    Guardam o excedente (se houver) numa conta individual.
    Simples e justo para ambas as partes...
    Hoje estamos todos bem...amanhã não sabemos.

    Vidinha longa para ambos(de preferência como casal)
  2.  # 3

    Bom dia,

    Relativamente à Escritura da nova casa, se vão constituir um emprestimo em nome dos 2, a Escritura tem que ser no nome dos 2. Aqui não há separação total de bens, a compra vai ser efetuada em nome dos 2, a não ser que tudo fique registado em nome de 1.

    Sobre o resto, depende do vosso rendimento, se têm capacidade para suportar um empréstimo sem venderem o património. É uma questão financeira.

    Em termos de não haver chatices futuras, concordo com o @jfsmoreira mas será o melhor? Haver umas rendas a entrarem pode dar jeito para pagar o novo empréstimo. Isso já depende de vocês e não poderei opinar sobre isso.
 
0.0076 seg. NEW