Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou a isolar termicamente uma casa antiga da família. Já foi feito o isolamento apropriado da lage do telhado, já foi trocada a caixilharia e vai ser em breve colocado o sistema ETICS.

    Agora estou desconfortável com a "janela" que envio na fotografia. Trata-se de um vidro pousado no teto da casa de banho com uma ventoinha, dizia o meu avô que era para ventilar a casa. A janela está virada diretamente para a Laje do telhado, e tem por cima umas telhas de vidro respiráveis (daí a luminosidade extra na casa de banho, dado que não tem outras janelas).

    A questão é que está solução é, teoricamente, uma ponte térmica de proporções monstruosas, e estava a pensar noutra solução.

    A verdade é que a solução atual impede a formação de humidade nas paredes da casa de banho, mas seria bom tentar garantir algo onde não tivesse está ponte térmica monstruosa.

    Agradecia as vossas sugestões de soluções para este problema, e se possível, para diferentes tipos de orçamento. Com as outras obras, não estou com muito orçamento. Mas no limite posso avaliar tendo em consideração o preço/qualidade da solução.

    Obrigado,
    NSP
      IMG_20210417_100605.jpg
  2.  # 2

    entre não ter humidade na casa de banho ou não ter ponte térmica, eu escolhia a primeira.

    será que adianta alguma coisa fazer igual, mas com vidro duplo, como nas janelas?
    • NSP27
    • 19 abril 2021 editado

     # 3

    Boa tarde.

    Também pensei nisso, mas o problema é que a ventoinha está sempre lá a deixar passar o ar da laje para a casa.

    Existe algum tipo de janela térmica, instalável no teto, que permita ser aberta para cima, ligeiramente?

    A minha ideia passaria por abrir essa janela no final dos banhos, bem como durante o dia umas horas de manhã quando estou a arejar a casa.

    Eu não faço ideia das soluções existentes no mercado, pelo que pedia a vossa sensibilidade.

    Obrigado,
    NSP
  3.  # 4

    Preocupe-se é com ter eletricidade sobre a sua cabeça no duche e deixa ficar isso que faz falta.

    Garanta que o sótão também tem alguma ventilação
  4.  # 5

    pode fazer um bocadinho de frio, mas é necessário, sabe?... :)

    não sei se já viu por aqui um tópico destes, mas agora as casas têm de ter ventilação... as VMC ou lá que é... e é do género disso que tem aí.

    veja se esta serve, ou se eles têm alguma mais adequada. mas se a instalar, assuma o compromisso de a abrir sempre... e pense bem se está disposto a subir a um banco todos os dias para a abrir ou se é melhor manter a ventilação que já tem.

    janela
    • pjal
    • 20 abril 2021

     # 6

    pode fazer com este sistema
      images.jpg
      665.jpg
 
0.0122 seg. NEW