Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: JCoimbraEntão oh Ze como posso garantir que colocam o ferro e o betão x em vez do y?

garante que a fiscalização tem que dar o aval para a betonagem, para ela ver que o ferro está conforme o projeto e garante que a fiscalização está presente no dia da betonagem para certificar que o betão está conforme o projeto.
  2.  # 42

Colocado por: zedasilva ROSCOF...

Tive que ir ao dicionário :D
  3.  # 43

A questão aqui não é contratar um empreiteiro bom, assim assim ou roscof :)
    Aqui a questão é que para quem não percebe nada do assunto da construção, é muito dificil saber se o empreiteiro é bom ou assim assim...
    Como avaliar se o empreiteiro é bom ou mau?
  4.  # 44

Colocado por: JCoimbraComo avaliar se o empreiteiro é bom ou mau?

1º passo - Saber o histórico da empresa, ver obras feitas e perceber junto dos DOs dessas obras feitas se estão satisfeitos.
    2º passo - That's it.
  5.  # 45

Dos empreiteiros da minha zona, não sei se haverá empreiteiros sofisticados que percebam essas "modernices", é esta a questão.
    O que me interessa a mim contratar serviços ao arquitecto, se depois o empreiteiro não se vai guiar por aquilo?
    Cumprimentos
  6.  # 46

Colocado por: JCoimbraO que me interessa a mim contratar serviços ao arquitecto

Dos arquitetos ninguém o livra, quer queira quer não é obrigado a contratar um.

Colocado por: JCoimbrase depois o empreiteiro não se vai guiar por aquilo?

Só não guia se o DO permitir.
    Mas isto é como em tudo. Ou o DO tem orçamento para fazer um trabalho em condições ou então não vale a pena estar com mariquices.
    Se o objetivo é contratar um empreiteiro ROSCOF porque não há orçamento para um empreiteiro em condições, não vale a pena grandes chatiçes.
  7.  # 47

Colocado por: zedasilva
    Dos arquitetos ninguém o livra, quer queira quer não é obrigado a contratar um.

Só não guia se o DO permitir.
    Mas isto é como em tudo. Ou o DO tem orçamento para fazer um trabalho em condições ou então não vale a pena estar com mariquices.
    Se o objetivo é contratar um empreiteiro ROSCOF porque não há orçamento para um empreiteiro em condições, não vale a pena grandes chatiçes.

Penso que o zé não entendeu o que eu quis dizer.
    Nao se trata de ter ou não ter dinheiro.
    Trata-se de não gastar dinheiro desnecessáriamente.
    Quando me referi não contratar alguns serviços ao arquitecto, trata-se de trabalho não obrigatórios. Como mapa de quantidades, projeto de execução, etc.
    Penso ter ficado mais claro agora
  8.  # 48

Colocado por: JCoimbraPara pedir orçamentos aos empreiteiros ROSCOF qual é o documento minimo que deverei ter para comparar preços?
    porque razao quer contratar empreiteiros de má qualidade?! para garantir que isso seja mau?
  9.  # 49

Colocado por: JCoimbraO que me interessa a mim contratar serviços ao arquitecto, se depois o empreiteiro não se vai guiar por aquilo?
    mas eles têm obrigação de se guiar pelos projectos.. nao têm volta a dar. mas para isso tem de contratar um bom fiscal para os tem na linha
  10.  # 50

Colocado por: zedasilvaSe o objetivo é contratar um empreiteiro ROSCOF porque não há orçamento para um empreiteiro em condições, não vale a pena grandes chatiçes.
    eu diria que nem vale a pena começar se quer. é deitar dinheiro ao lixo
  11.  # 51

Colocado por: JCoimbraComo mapa de quantidades, projeto de execução, etc.
    Penso ter ficado mais claro agora
    se vai gastar dinheiro nisso é porque quer garantir algo com um nivel de qualidade superior ao ROSCOF. e se assim for nao pode contratar empreiteiros de má qualidade que não le consigam dar garantias
  12.  # 52

Colocado por: JCoimbraTrata-se de não gastar dinheiro desnecessáriamente.

Se acha que MQ CE e PE é dinheiro desnecessário, já não está quem falou.
    Contrate o empreiteiro que fizer mais barato.
  13.  # 53

Bem, lamento mas não consegui que me percebessem. Obrigado pelos comentários.
    • Dav82
    • 12 maio 2021 editado

# 54

Se perceber alguma coisa de construção ou se tiver um técnico (fiscal) do seu lado que seja bom e o acompanhe bem, pode dispensar essas burocracias todas.
  14.  # 55

Colocado por: Dav82Se perceber alguma coisa de construção ou se tiver um técnico (fiscal) do seu lado que seja bom e o acompanhe bem, pode dispensar essas burocracias todas.

Um fiscal sem essas burocracias todas não faz nada.
    Como é que pode obrigar a executar corte térmico nas soleiras sem que isso esteja no projeto de execução, ou no caderno de encargos?
  15.  # 56

O caderno de encargos é elaborado por quem?

O C.Encargos é exatamente o que?

CUmprimentos
  16.  # 57

Colocado por: JCoimbraO caderno de encargos é elaborado por quem?

https://forumdacasa.com/discussion/66872/e-o-caderno-de-encargos-como-fazer-e-necessario/
  17.  # 58

18.  # 59

Colocado por: Picareta
    Um fiscal sem essas burocracias todas não faz nada.
    Como é que pode obrigar a executar corte térmico nas soleiras sem que isso esteja no projeto de execução, ou no caderno de encargos?

Se for um tipo preocupado alerta para essas situações se for só para assinar e receber a mensalidade vai estar a borrifar se...
  19.  # 60

Colocado por: Dav82Se for um tipo preocupado alerta para essas situações

Pois alerta, e depois quem paga?

0.0180 seg. NEW