Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    após ter feito obras em casa, deparei-me com cerca de dois metros de moldura que terei de refazer. Tendo o molde já feito, pergunto se alguém me sabe dizer a receita habitual para correr este tipo de moldura. Imagino que deva levar cal crua e gesso assim como "queimar" as mesmas previamente em agua mas não sei as proporções.

    Se alguém me conseguir ajudar com a "receita" agradeço..

    Obrigado,
    David.
  2.  # 2

    Colocado por: davidanrodBoa tarde,

    após ter feito obras em casa, deparei-me com cerca de dois metros de moldura que terei de refazer. Tendo o molde já feito, pergunto se alguém me sabe dizer a receita habitual para correr este tipo de moldura. Imagino que deva levar cal crua e gesso assim como "queimar" as mesmas previamente em agua mas não sei as proporções.

    Se alguém me conseguir ajudar com a "receita" agradeço..

    Obrigado,
    David.
    onde é isso?
  3.  # 3

    Viva, Sta. Maria da feira.. mas o que eu pretendo é apenas ajuda na mistura que eu próprio me "entretenho"..
    Obrigado.
  4.  # 4

    Colocado por: davidanrodViva, Sta. Maria da feira.. mas o que eu pretendo é apenas ajuda na mistura que eu próprio me "entretenho"..
    Obrigado.

    Compre gesso estuque.
    Da Saint Gobain/Iberplaco tem a referência Scayola por exemplo. É só juntar água. Pode meter sisal corrido a meio da moldura para reforço, mas se fizer peças de 50cm não necessita.
  5.  # 5

    Vitor Magalhães , você não têm nada de fermacell ?
  6.  # 6

    Colocado por: aarr2021Vitor Magalhães , você não têm nada de fermacell ?


    Nopes.
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Compre gesso estuque.
    Da Saint Gobain/Iberplaco tem a referência Scayola por exemplo. É só juntar água. Pode meter sisal corrido a meio da moldura para reforço, mas se fizer peças de 50cm não necessita.


    Viva, a ideia não é fazer peças.. a ideia é correr a moldura directamente no teto como alguns pedreiros de "limpo" o fazem. Antigamente principalmente era "mato". Hoje é mais raro... já os vi fazerem, mas nunca vi a mistura.. mas imaginava que levasse cal crua.. Estou enganado?

    A sua sugestão vai ao encontro?
  8.  # 8

    É o davidanord que vai fazer o trabalho? Tem experiência?
    O meu tio é estucador da velha guarda, as molduras de casa dele foram todas feitas por ele, moldes feitos em chapa e madeira. Ele fez da forma que lhe indiquei acima, fez as mesmas no chão do terraço, encostadas ao murete, para ficarem com o tardoz a 90º. Depois foi só deixar secar e colar no sitio.
  9.  # 9

    Viva Vitor,

    não, não tenho experiência mas essa parte vai de cada um :).. não estou a vender-me como profissional.. estou por minha conta e risco. os moldes que menciona são os convencionais, o qual já fiz o meu.. O cabo de madeira fazia-se normalmente para moldes com vasto uso recorrente..

    Quanto a fazer em baixo e colar em cima, isso já é invenção.. o normal de artista é correr no tecto ficando sem emendas à excepção dos cantos.. é como eu digo, já as vi correr.. pena não ter perguntado a "mistura".. e não querendo minimizar de forma alguma os artistas, correr uma moldura reta ou fazer um circulo "ainda mais facil", não é nada por aí além.. o que custa mais é os cantos...
  10.  # 10

    Marca Sival compra ja feito é só adicionar agua e não precisa de queimar cal ( hoje ja ninguém queima ) .

    Se acha que é fácil deve saber que não pode correr isso de qualquer maneira necessita de fixar na parede réguas ou guias onde assentar o molde .

    Boa sorte .
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 11

    Colocado por: davidanrodViva Vitor,

    não, não tenho experiência mas essa parte vai de cada um :).. não estou a vender-me como profissional.. estou por minha conta e risco. os moldes que menciona são os convencionais, o qual já fiz o meu.. O cabo de madeira fazia-se normalmente para moldes com vasto uso recorrente..

    Quanto a fazer em baixo e colar em cima, isso já é invenção.. o normal de artista é correr no tecto ficando sem emendas à excepção dos cantos.. é como eu digo, já as vi correr.. pena não ter perguntado a "mistura".. e não querendo minimizar de forma alguma os artistas, correr uma moldura reta ou fazer um circulo "ainda mais facil", não é nada por aí além.. o que custa mais é os cantos...


    Perguntei se era o davidanrod que ía fazer para perceber se a explicação de como fazer seria adequada. Obviamente que as sancas corridas por norma são sempre feitas no sitio por motivos de rapidez na execução, mas por quem sabe. Dei-lhe o exemplo das peças feitas no chão por ter referido que necessitaria de cerca de 2 metros. Quanto às emendas, isso não existe nas sancas em gesso, a não ser que o artista não tenha brio no seu trabalho.
    Fazendo as peças no chão, pode "chapar" o gesso estuque, mete as fibras de sisal no meio, recobre e corre o molde.
  12.  # 12

    Colocado por: aarr2021Marca Sival compra ja feito é só adicionar agua e não precisa de queimar cal ( hoje ja ninguém queima ) .

    Se acha que é fácil deve saber que não pode correr isso de qualquer maneira necessita de fixar na parede réguas ou guias onde assentar o molde .

    Boa sorte .
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    O mecafino da sival que tenho, seca muito rápido.. não é de todo o produto correto.. sabe indicar-me o produto que menciona?

    Obrigado.
  13.  # 13

    Colocado por: davidanrod

    O mecafino da sival que tenho, seca muito rápido.. não é de todo o produto correto.. sabe indicar-me o produto que menciona?

    Obrigado.


    Gesso moldura .
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

    O "mecafino" é gesso de acabamento (capa fina) da marca Iberplaco/Saint Gobain...
  15.  # 15

    Viva,

    obrigado pela ajuda..
    Vou tentar adquirir uma dessas misturas sugeridas e fazer um pequeno teste controlado. Depois coloco o feedback nos proximos dias..

    Obrigado.
  16.  # 16

    E pregar bem a régua do apoio que serve de guia e não encher com massas que ja tenha caído no chão !
  17.  # 17

    Viva,

    é de canto.. É literalmente correr o molde que já diz para o efeito.

    Cumps.

    Colocado por: aarr2021E pregar bem a régua do apoio que serve de guia e não encher com massas que ja tenha caído no chão !


    Viva,

    é de canto.. É literalmente correr o molde que já diz para o efeito.

    Cumps.
  18.  # 18

    Pode partilhar fotos do molde sff?
    Concordam com este comentário: aarr2021
    • leao
    • 21 abril 2021

     # 19

    isto e daqueles trabalhos que se mantem em segredo.
    são trabalhos delicados e requer muita calma e paciência.

    boa sorte e que corra tudo bem.
 
0.0208 seg. NEW