Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Tenho um salario base que nao atinge o valor minimo para descontar para irs mensalmente. Sou solteiro e vivo em casa dos meus pais. Peça faturas ate atingir o valor minimo que pedem ( 250) tenho tambem algumas faturas de saude. Mas quando chega a altura do irs nos ultimos 2 anos tenho pago sempre? isso é normal? Nao deveria nem pagar nem receber? e ha 3 anos atras com o mesmo salario base e descontando para irs pois a taxa de retençao estava diferente recebia quase sempre..É normal agora pagar?
  2.  # 2

    Se é normal pagar impostos? É...
    Concordam com este comentário: Pascendi
  3.  # 3

    Se paga IRS é porque ganha acima do mínimo ou tem outros rendimentos anuais
  4.  # 4

    Faz parte dos 53% trabalhadores que estão isentos de pagar IRS mensalmente.
    Pagam os outros 47% por eles.
    Concordam com este comentário: Pascendi, HAL_9000
  5.  # 5

    O meu ordenado base sao os 680 euros.. e nao tenho outros rendimentos...tomara eu descontar para irs era sinal que ganhava mais de ordenado base...
  6.  # 6

    Estamos em crise não há borlas para ninguem...
  7.  # 7

    680 * 14 = 9.520€, logo superior ao mínimo de subsistência: € 9.315,01;

    9520€
    - 4104€ (deduções especificas)
    x 14,5%
    = 785,32€
    - Deduções E-fatura e outros (400€)
    = 385€ (A PAGAR)

    Mero exemplo com os seus dados.

    No fundo se ganhasse 665€ em vez de 680€ nunca pagaria IRS. É uma medida um pouco injusta para quem está com rendimentos anuais pouco superiores ao minimo de subsistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  8.  # 8

    ah sim ja percebi. o ano passado ate paguei mais que esse ano. é o que temos infelizmente.
  9.  # 9

    Colocado por: joaoleal14ah sim ja percebi. o ano passado ate paguei mais que esse ano. é o que temos infelizmente.


    Vá falar com o patrão e diga que quer ganhar o SMN.
  10.  # 10

    O ato de "pagar na altura do irs" é apenas fazer o acerto do IRS a pagar, e não tem a ver com ganhar mais ou menos. O empregador desconta do salario bruto tendo em conta uma taxa presumida, que pode não ser a correta (pois ate podem haver outros rendimentos ou deduções do empregado que ele nem tenha conhecimento), daí no ano seguinte na entrega de IRS se fazer esse mesmo acerto.
    No entanto, se tiver de pagar irs, é porque provavelmente recebeu em salario liquido a mais...
  11.  # 11

    Abaixo do mínimo de subsistência, (trabalhadores dependentes,) não se paga IRS!
  12.  # 12

    Colocado por: Supporter680 * 14 = 9.520€, logo superior ao mínimo de subsistência: € 9.315,01;

    9520€
    - 4104€ (deduções especificas)
    x 14,5%
    = 785,32€
    - Deduções E-fatura e outros (400€)
    = 385€ (A PAGAR)

    Mero exemplo com os seus dados.

    No fundo se ganhasse 665€ em vez de 680€ nunca pagaria IRS. É uma medida um pouco injusta para quem está com rendimentos anuais pouco superiores ao minimo de subsistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IronManSousa


    Então e aqueles que são "aumentados" em 10€, passam para o escalão seguinte de IRS e passam a ganhar ainda menos que antes do "aumento"?

    Também é injusto.

    Pra mim toda a gente devia pagar. Nem que fosse 1€ (pra quem ganha SMN), mas toda a gente devia pagar.
    Concordam com este comentário: manelvc, nhenriques
  13.  # 13

    Colocado por: TyrandeEntão e aqueles que são "aumentados" em 10€, passam para o escalão seguinte de IRS e passam a ganhar ainda menos que antes do "aumento"?


    Pode acontecer na retenção mensal , mas depois é acertado na entrega do IRS.

    Qualquer "padeiro" sabe isso. ;)

    Quanto ao resto concordo.
    Concordam com este comentário: Supporter
  14.  # 14

    Colocado por: TyrandePra mim toda a gente devia pagar. Nem que fosse 1€ (pra quem ganha SMN), mas toda a gente devia pagar.

    Toda a gente devia era primeiro, receber mais e depois, pagar mais!
  15.  # 15

    Colocado por: LuisPereira
    Toda a gente devia era primeiro, receber mais e depois, pagar mais!


    Isso, mais 1 milhão de euros por ano.
  16.  # 16

    Colocado por: rjmsilva

    Pode acontecer na retenção mensal , mas depois é acertado na entrega do IRS.

    Qualquer "padeiro" sabe isso. ;)

    Quanto ao resto concordo.


    Sim, mas o rendimento mensal diminui logo. Tá bem que quando entrega o IRS recupera, mas tem de andar a apertar-se (ainda mais) durante o decorrer do ano porque foi "aumentado"! Grande lógica.

    Uma pessoa é aumentada e tem de andar a reduzir gastos mensais...
  17.  # 17

    A injustiça no meu ver é mesmo a questão do minimo de subsistência.

    Tudo o resto, retém a mais recebe mais, retém a menos recebe menos, acaba por ser apenas diferimento temporal.
 
0.0189 seg. NEW