Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas gostaria de saber se me podiam ajudar a esclarecer um assunto de finanças,a minha mãe há uns anos atrás comprou uma viatura e neste momento ela saiu de Portugal,deixou de cá viver,mas a viatura continua no nome dela mas ela não paga selo de circulação,um dia mais tarde quando ela morrer ou assim será que essa dívida toda vem pra mim é porque não queria isso as costas, agradeço se puderem ajudar.obrigado
  2.  # 2

A herança passa para os herdeiros. Bens e dívidas. Se assume os bens, tem de assumir as dívidas. Se escolher não assumir os bens, também não assume as dívidas - chama-se Repúdio da Herança.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Belhinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruilemos
  3.  # 3

Então quer dizer que se repudiar a herança dela que a dívida do selo de circulação fica saldada e não me recai nada em cima?
  4.  # 4

Se repudiar a herança, sim, não tem de pagar essa dívida.
  5.  # 5

Mas tem que repudiar tudo. Não é só o que não interessa.
  6.  # 6

Muito obrigado,já estou mais aliviado
  7.  # 7

Ninguém herda dívidas, na pior das hipóteses têm de pagar até ao montante que receberam da herança.
    Concordam com este comentário: Pascendi
  8.  # 8

Se o carro ja é charuto velho, pode sempre tentar resolver ja a questão, vendendo e pagando a divida com o valor ou cancelando a matricula. Mas se o objectivo é não vir ca mais e se ela nao tem terrenos nem nada, é deixar acumular... o estado nao pode lucrar com todos os que falecem eheheh
    Concordam com este comentário: Ruilemos
  9.  # 9

Ela não tem nada aqui,nem terrenos nem nada de valor que me deixe quem tem é o meu pai mas como eles tão divorciados não me afeta em nada
    • AMVP
    • 20 abril 2021

# 10

Colocado por: RuilemosMuito obrigado,já estou mais aliviado

Não esteja, pois se caso à data tiver filhos menores a herança passa para estes após a sua repúdia, e olhe que repúdir heranças em nome de menores não é tarefa fácil.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  10.  # 11

Colocado por: RuilemosMuito obrigado,já estou mais aliviado
    E não ficava mais aliviado se paga-se a dívida? Converse com a sua mãe e resolvam o problema enquanto ela está viva.
  11.  # 12

Pagar impostos é para os tansos.

Mais valia dar baixa da matrícula e entregar à sucata.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 13

Colocado por: AMVPNão esteja, pois se caso à data tiver filhos menores a herança passa para estes após a sua repúdia, e olhe que repúdir heranças em nome de menores não é tarefa fácil.

é uma bola de neve que vai ficando cada vez maior. O ideal era dar já baixa do carro nas finanças. O que aconteceu ao carro? foi vendido? foi para abate? foi para uma sucata? é que enquanto não deram baixa do carro o IUC vai sendo cobrado todos os anos. E depois como o IUC não é pago vai somando juros de mora.

depois de dar baixa do carro, é tentar pagar a divida. É que mais tarde ou mais cedo a sua mãe vai-se reformar, ou em Portugal ou no Exterior. Mesmo se reformando no exterior irá gostar de somar os anos que trabalhou em Portugal para aumentar um pouco a reforma.
    • smst
    • 24 abril 2021

# 14

Você dá-se bem com a sua mãe? Como sabe que o Imposto Unico de circulação não está a ser pago? Ela pode estar fora do país mas ter os pagamentos efectuados. Se ela não utiliza o carro é preferivel ela decidir vendê-lo (registando de imediatoto o carro em nome do novo comprador) e ir às finanças pagar tudo o que estiver em dívida, as dividas às finanças são como uma bola de neve sempre a aumentar.

0.0166 seg. NEW