Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Ontem fiz uma simulação e até me doeu o coração :( 6400€ (37% de imposto) para pagar chiça. Nas próximas eleições irá refletir no meu voto.
  2.  # 142

    Colocado por: macinblackOntem fiz uma simulação e até me doeu o coração :( 6400€ (37% de imposto) para pagar chiça. Nas próximas eleições irá refletir no meu voto.


    se não houvesse retenção na fonte e todos tivessem que pagar o IRS de uma vez, talvez pensassem melhor no enorme volume de impostos que pagamos. Mas como andamos a fazer retenção na fonte todos os meses e no IRS a maioria ainda recebe algum de volta acaba por nem se aperceber disso.
    Concordam com este comentário: ricat
  3.  # 143

    Colocado por: pauloagsantos

    se não houvesse retenção na fonte e todos tivessem que pagar o IRS de uma vez, talvez pensassem melhor no enorme volume de impostos que pagamos. Mas como andamos a fazer retenção na fonte todos os meses e no IRS a maioria ainda recebe algum de volta acaba por nem se aperceber disso.


    O que me incomoda é que vendi um imóvel rústico para poder investir num imóvel HPP, mas isso para o estado não conta. Só dá para deduzir se fosse vender um HPP e reinvestir num HPP. Acho isto injusto pois fiz um investimento num bem necessário (a minha primeira habitação), e ainda vou ter de pagar um absurdo ao estado.
  4.  # 144

    Colocado por: macinblackO que me incomoda é que vendi um imóvel rústico para poder investir num imóvel HPP, mas isso para o estado não conta. Só dá para deduzir se fosse vender um HPP e reinvestir num HPP. Acho isto injusto pois fiz um investimento num bem necessário (a minha primeira habitação), e ainda vou ter de pagar um absurdo ao estado.
    ~

    faz o seu sentido, se uma pessoa vender a sua casa e se investir as mais valias na compra da próxima, não paga IRS. Não me chocava se usa-se o mesmo principio no seu caso.
  5.  # 145

    Colocado por: pauloagsantos~

    faz o seu sentido, se uma pessoa vender a sua casa e se investir as mais valias na compra da próxima, não paga IRS. Não me chocava se usa-se o mesmo principio no seu caso.


    E esse imóvel rústico não poderia ser a sua HPP (morada fiscal) por uns tempos?
    • RCF
    • 24 maio 2021

     # 146

    Colocado por: FFAD

    E esse imóvel rústico não poderia ser a sua HPP (morada fiscal) por uns tempos?

    Se é rústico, não pode ser habitação.
    Habitação tem de ser urbano
  6.  # 147

    Colocado por: FFAD

    E esse imóvel rústico não poderia ser a sua HPP (morada fiscal) por uns tempos?


    Não, era um terreno sem absolutamente nada, a monte.
    • FFAD
    • 24 maio 2021 editado

     # 148

    Colocado por: macinblack

    Não, era um terreno sem absolutamente nada, a monte.


    Pois, creio que não há volta a dar. A não ser que fosse seu antes de 1990 (ou 1992 por aí)...

    Mas há vários tópicos sobre mais valias e reinvestimentos.
    • RCF
    • 24 maio 2021

     # 149

    Colocado por: FFAD

    Pois, creio que não há volta a dar. A não ser que fosse seu antes de 1990 (ou 1992 por aí)...

    1989
  7.  # 150

    Colocado por: RCF
    1989


    não foi por muito ;P
  8.  # 151

    Foi obtido em 2019 por doação. Nada a fazer pelo que me informei.
  9.  # 152

    Entregue no dia 31 de Março e ainda anda como declaração certa... Está díficil...
  10.  # 153

    A minha também continua como certa
  11.  # 154

    até 31 agosto o estado vai a tempo.. tudo o que seja para reembolso dá a ideia que estão a atrasar..
  12.  # 155

    Colocado por: macinblackFoi obtido em 2019 por doação. Nada a fazer pelo que me informei.


    Queria ter um lucro sem ser tributado?
  13.  # 156

    Colocado por: rjmsilva

    Queria ter um lucro sem ser tributado?

    @macinblack Doado e era sem abaolutamente nada. A monte. Mas rendeu uma belo de um dinheiro e nao querem pagar nada.
    Tem razao. O seu caso comparado com os milhoes que o BES enterrou aos amigos, realmente é uma injustica.
  14.  # 157

    Colocado por: rjmsilvaor doação. Nada a fazer pelo que me informei.


    Não, o que o macinblack queria era reinvestir a mais valia. Aliás situação que se fosse aplicada num âmbito mais alargado permitia de 10 fazer 100 algumas vezes, assim de dez fazemos 0 muitas outras vezes.

    Mas a AT usa de tanto expediente persecutório para com o cidadão que é uma luta de David e Golias, e os menos informados vão sendo comidos. Ainda na declaração deste ano consideraram a dedução da miúda correta pela incapacidade de 60%, nas despesas de educação e reabilitação era igual a qualquer criança, já paparam com a reclamação graciosa, mas em alguém menos informado lerpavam 400€ meus, efetivamente meus, fora os outros 15.000 com que lá ficaram.
  15.  # 158

    Colocado por: MS_11

    Não, o que o macinblack queria era reinvestir a mais valia. Aliás situação que se fosse aplicada num âmbito mais alargado permitia de 10 fazer 100 algumas vezes, assim de dez fazemos 0 muitas outras vezes.

    Mas a AT usa de tanto expediente persecutório para com o cidadão que é uma luta de David e Golias, e os menos informados vão sendo comidos. Ainda na declaração deste ano consideraram a dedução da miúda correta pela incapacidade de 60%, nas despesas de educação e reabilitação era igual a qualquer criança, já paparam com a reclamação graciosa, mas em alguém menos informado lerpavam 400€ meus, efetivamente meus, fora os outros 15.000 com que lá ficaram.

    E quantos recebem casas de doacao para hpp e depois ao fim de 2 anos vendem para fugir às mais valias na reaplicacao da nova hpp?
    É uma forma de os pais muitas vezes fugirem às mais valias.
    A lei tem de impor limitacoes à criatividade e mesmo assim nao consegue ser 100% eficaz.
    Nao tenham pena de quem tem de pagar mais valias.
  16.  # 159

    Colocado por: Sirruper
    E quantos recebem casas de doacao para hpp e depois ao fim de 2 anos vendem para fugir às mais valias na reaplicacao da nova hpp?
    É uma forma de os pais muitas vezes fugirem às mais valias.
    A lei tem de impor limitacoes à criatividade e mesmo assim nao consegue ser 100% eficaz.
    Nao tenham pena de quem tem de pagar mais valias.



    Deviam ser taxadas a 100% onde já se viu um pai trabalhar para deixar ao filho.

    Já fecharam empresas em Londres pela impossibilidade de pagamento do imposto sucessório aplicado no UK, uma delas de fonte segura largou para o desemprego 50 gajos.

    Temos de taxar para um dia morarmos todos num T2 em Agualva!
  17.  # 160

    Colocado por: MS_11


    Deviam ser taxadas a 100% onde já se viu um pai trabalhar para deixar ao filho.

    Já fecharam empresas em Londres pela impossibilidade de pagamento do imposto sucessório aplicado no UK, uma delas de fonte segura largou para o desemprego 50 gajos.

    Temos de taxar para um dia morarmos todos num T2 em Agualva!

    Se herdar e nao vender nao paga mais valia.
    Se construir hpp num terreno herdado nao paga mais valia nem imt.
    Se herdar imoveis arrendados tambem nao deve pagar imi nem irs?
    Se calhar algumas empresas deu jeito fechar.
 
0.0355 seg. NEW