Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 2 dezembro 2009 editado

# 1

Vivam,

A construção da minha casa começou pela estrutura (muros, pilares e lajes fungiformes maciças ). Depois foram feitas as paredes em alvenarias.

Reparei hoje que a ligação das paredes à laje superior está feita de forma muito deficiente. De facto, a argamassa que colocaram mesmo junto à laje, não está a fazer contacto com a laje. Não sei se isto se deve à contracção da parede ou a uma execução muito deficiente, mas o facto é que algumas paredes estão completamente soltas da laje superior.

A minha pergunta é: como se pode agora resolver esta situação? Uma vez que existe uma "ranhura" de uns milímetros, é possível injectar algum produto próprio de modo a consolidar aquela zona?
  1.  # 2

Colocado por: eu...a ligação das paredes à laje superior está feita de forma muito deficiente. De facto, a argamassa que colocaram mesmo junto à laje, não está a fazer contacto com a laje.
    Os construtores que trabalham com calma e sabedoria, deixam essa "ligação" dos panos de tijolo às lages do tecto para depois de todas as paredes estarem assentes e rebocadas, e as betonilhas feitas.

Caso contrário, quando as lages estivessem carregadas e "assentassem" (bastaria vergarem 1mm) os tijolos das paredes estalariam de alto a baixo.

Repare que, seguindo este raciocínio, o ideal seria começar a assentar as paredes de tijolo do último andar para o primeiro, para as lages irem assentando, ANTES de se assentar o tijolo no andar imediatamente por baixo. :-)

(Nota: ESPERO que seja isso!!) :-)))
  2.  # 3

Ou então o construtor dele reconhece a importância da ventilação. ;)
  3.  # 4

Boas

Os construtores que trabalham com calma e sabedoria, deixam essa "ligação" dos panos de tijolo às lages do tecto para depois de todas as paredes estarem assentes e rebocadas, e as betonilhas feitas.

Seria bom que fosse isso, era sinal de que era mesmo bem feito; se já tem argamassa por cima da última fiada de tijolo "cheira-me" a defeito. Como se resolve? Se não tiver espaço suficiente para permitir acabar de encher com massa, acho que vai ter de cortar a parede à medida de modo a poder completar com uma fiada.
    Mas vamos ver o que os empreiteiros do forum têm a dizer.

cumps
    José Cardoso
  4.  # 5

... o reboco/ estuque projectado esconde isso...
    • eu
    • 2 dezembro 2009

# 6

Colocado por: Pedro Barradas... o reboco/ estuque projectado esconde isso...

Sim, mas em termos estruturais não me parece que fique bem. Em caso de sismo com vibrações perpendiculares ao sentido das paredes, é provável que as paredes caiam. De que vale ter o resto da estrutura resistente a sismos se as paredes nos caem em cima ? É esta a minha preocupação...

Será que é possível injectar cimento naquele espaço ?
  5.  # 7

eu
    As paredes não têm funções estruturais. Mesmo que travadas (com argamassa) em cima, não são calculadas para resistir a esforços sísmicos e podem ruir.

De qualquer maneira, num sismo, se uma parede de tijolo lhe cair em cima, pode magoá-lo um bocado, é verdade. Mas a "magoadela" não tem nada a ver com o levar com uma lage de betão armado em cima.

E a verdade é que, se as paredes ficarem soltas, sem travamento (perpendicularmente umas às outras, e em cima), até o vento deita uma parede de tijolo ao chão - e esta, também JÁ VI.

Mas eu também não disse que as paredes ficavam SOLTAS. Disse que o espaço entre a última fiada e a lage só é preenchida DEPOIS de carregar a lage do andar de cima.

O cimento não precisa de ser «injectado». Qualquer pedreiro jeitoso preenche o espaço empurrando a argamassa com a colher.
  6.  # 8

mas que tamanho de folga tem mesmo? e tem argamassa por cima dessa ultima fiada?
    • eu
    • 2 dezembro 2009 editado

# 9

Colocado por: Fernando Gabrielmas que tamanho de folga tem mesmo? e tem argamassa por cima dessa ultima fiada?

A folga varia entre 1 a 5 milimetros e sim, tem argamassa por cima da última fiada de tijolo. Amanhã tiro fotos e coloco aqui.

Colocado por: Luis K. W.As paredes não têm funções estruturais. Mesmo que travadas (com argamassa) em cima, não são calculadas para resistir a esforços sísmicos e podem ruir.

Sim, claro, mas sem travamento em cima ficam mesmo muito frágeis. Nesta condição, parece-me que basta uma pequena força perpendicular para deitar a parede abaixo...
  7.  # 10

Colocado por: eu
    Colocado por: Fernando Gabrielmas que tamanho de folga tem mesmo? e tem argamassa por cima dessa ultima fiada?

A folga varia entre 1 a 5 milimetros e sim, tem argamassa por cima da última fiada de tijolo. Amanhã tiro fotos e coloco aqui.

estranho, 5mm é pouco para ser intencional, será que houve retracção da argamassa? não remendaram as faces?
  8.  # 11

Colocado por: Luis K. W.Mas eu também não disse que as paredes ficavam SOLTAS. Disse que o espaço entre a última fiada e a lage só é preenchida DEPOIS de carregar a lage do andar de cima.

pois é o que me parece, a ultima fiada é assente, é normal que a argamassa não preencha tudo, e só devem ligar face de tijolo com lage, como diz o luis após os cheios assentarem todos.
  9.  # 12

Como já aqui foi dito, pode, simplesmente, ter-se dado um assentamento plástico da argamassa de assentamento do tijolo. Isto pode provocar um abatimento da alvenaria recém-construída.
    Caso o refechamento da junta da parede com o componente estrutural superior (lage ou viga) tenha sido executado de maneira precoce ocorrerá o destacamento entre a alvenaria e essa lage ou viga.

0.0130 seg. NEW