Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, alguém que tenha o sistema de Ventiloconvectores instalado a fazer o aquecimento e arrefecimento, que me possa dar um Feedback.
    Obrigado
  2.  # 2

    Uma das soluções que também tenho pensadas para o meu projeto... Vou acompanhar e boa sorte
  3.  # 3

    Ja vi uns sistemas instalados. Tb estou a construir e meter BC com ventiloconvectores..estou indeciso é nas máquinas a escolher. Tinha uma que não fazia o aproveitamento dos painéis solares para aquecimento... Sugeriram me essa. Ainda estou aguardar o doloroso orçamento. 😂😂
    • r.v
    • 25 abril 2021

     # 4

    Estou neste momento a instalar numa moradia ventiloconvectores de teto, e piso radiante.
  4.  # 5

    Colocado por: r.vEstou neste momento a instalar numa moradia ventiloconvectores de teto, e piso radiante.


    A bomba de calor funciona para as AQS e ventiloconvetores ? Estou nesse grande dilema...
    • r.v
    • 25 abril 2021

     # 6

    Pode ser, mas eu prefiro nesta situação 1 bomba de calor para os ventiloconvectores e piso radiante, e uma para Aqs
  5.  # 7

    Colocado por: r.vEstou neste momento a instalar numa moradia ventiloconvectores de teto, e piso radiante.


    Somente ventilconvectores é vantajoso?
  6.  # 8

    Ventiloconvectores sai mais caro, na aquisição e na exploração, que o piso radiante.
  7.  # 9

    Colocado por: rjmpiresVentiloconvectores sai mais caro, na aquisição e na exploração, que o piso radiante.

    Depende...depende do piso, depende do sistema de VC,depende.
    Em exploração é sensivelmente igual.
    Na teoria, as necessidades energéticas da casa são as mesmas.
    O conforto de um PRH no aquecimento é extraordinário numa situação normal, contudo havendo grandes diferenças nas condições climatéricas, PODE tornar-se algo incomodo.
    Eu já tive e pensava que a minha instalação poderia ter problemas, mas já me encontrei com alguns DO que dizem sofrer do mesmo problema.
    O aquecimento por VC não é tão eficiente, excepto se for por condutas e estiver ligado 24h. Aparentemente nem se nota a circulação de ar...arrisco a dizer que nem nos apercebemos se as máquinas estao ligadas ou não.(se forem inverter)
  8.  # 10

    Colocado por: CaraM..estou indeciso é nas máquinas a escolher.

    Eu conheço um sujeito que no inverno consegue aproveitar o excedente das AQS (solar) para apoiar o VC...
    Penso que a maquina é daquela marca mais falada aqui no forum...
  9.  # 11

    Colocado por: jfsmoreira
    Eu conheço um sujeito que no inverno consegue aproveitar o excedente das AQS (solar) para apoiar o VC...
    Penso que a maquina é daquela marca mais falada aqui no forum...


    Sim, certo é a daikin...mas parece me que seja muito caro comparativamente a uma bomba só para AQS... Fiquei na dúvida se no inverno adiantaria, dado ja ser uma sorte conseguir aquecer AQ. Sinceramente não sei se compensa o investiment. A casa terá bom isolamento.
  10.  # 12

    Colocado por: r.vPode ser, mas eu prefiro nesta situação 1 bomba de calor para os ventiloconvectores e piso radiante, e uma para Aqs


    Mas compensa as duas bombas? São apoiadas por painel solar?
  11.  # 13

    Colocado por: jfsmoreiraDepende...depende do piso, depende do sistema de VC,depende.
    Em exploração é sensivelmente igual.
    Na teoria, as necessidades energéticas da casa são as mesmas.

    Os diferenciais de temperatura para VCs é maior, logo consome mais. E não se esqueça que num sistema altera a temperatura da casa e noutro altera a temperatura do ar na casa.

    Colocado por: jfsmoreiraO conforto de um PRH no aquecimento é extraordinário numa situação normal, contudo havendo grandes diferenças nas condições climatéricas, PODE tornar-se algo incomodo.

    Condições climatéricas?
    Qual incomodo? O de estar um gelo na rua e quentinho em casa?

    Colocado por: jfsmoreiraar...arrisco a dizer que nem nos apercebemos se as máquinas estao ligadas ou não.(se forem inverter)

    Os ventiloconvectores são apenas ventiladores com um permutador a água, o inverter está na rua e em muitos casos não difere do prh.
    Concordam com este comentário: pvieira91
  12.  # 14

    Meta BC para prh e aqs e dois ou três ventiloconvetores para arrefecimento isto ligado a painéis solares térmicos
  13.  # 15

    Colocado por: rjmpiresE não se esqueça que num sistema altera a temperatura da casa e noutro altera a temperatura do ar na casa.

    sabe que existe uma coisa que se chama transferência de calor e que se mantiver um sistema 24h obviamente que aquece toda a casa...pela sua logica então o PRH só aqueceria o chão e não o ar!!!


    Colocado por: rjmpiresO de estar um gelo na rua e quentinho em casa?


    Não...no litoral não há gelo...isso só nos "pólos". Referia-me aqueles dias de sol que cada vez mais insistem (e bem) em aparecer no alto dos invernos.


    Colocado por: rjmpirespenas ventiladores com um permutador a água, o inverter está na rua


    O inverte é um inversos de frequ~encia usado para regular a velocidade. Seja ela da máquina exterior seka ela das maquinas interiores. Um VC inverter é um VC com velocidades variáveis, evitando aquela passagem de 1 para 2 e para 3 e para 4... etc. Estas passagens é aquilo que normalemnte incomoda. Um VC invertes nem nota quando o VC liga e vai aumentando de velocidade pois o seu ouvido vai habituamdo-se ao reduxido ruido e os aumentos são tão minusculos que nem se apercebe.


    Acho que deveria tentar perceber um pouco mais do assunto antes de "falar"
  14.  # 16

    Colocado por: marco1Meta BC para prh e aqs e dois ou três ventiloconvetores para arrefecimento isto ligado a painéis solares térmicos


    Para mim ja nao é hipótese colocar prh...ja passei essa fase, tenho mesmo de decidir se compensa investir numa bomba para AQS com aproveitamento para os ventiloconvetores,apoiados por painel solar... Fico sempre a pensar que o que vou aproveitar no inverno para aquecimento não vai compensar..
  15.  # 17

    Colocado por: jfsmoreirasabe que existe uma coisa que se chama transferência de calor e que se mantiver um sistema 24h obviamente que aquece toda a casa...pela sua logica então o PRH só aqueceria o chão e não o ar!!!

    A transferência de calor em sólidos e gases não se faz da mesma forma.

    Colocado por: jfsmoreiraAcho que deveria tentar perceber um pouco mais do assunto antes de "falar"

    De facto quando falou em inverter nos VCs pensei noutra coisa e não no variador interno, tem razão.
  16.  # 18

    Colocado por: CaraMFico sempre a pensar que o que vou aproveitar no inverno para aquecimento não vai compensar


    Sem ter qq certeza, penso que o investimento não terá retorno (se o tiver será a longo prazo), mas uma coisa é certa, qd uma pessoa dá o dinheiro na compra, com o passar dos anos esquece-se que o deu... Se não investir (e poupar na compra) acaba por gastar o carcanhol noutro lado e vamos estar todos os meses da vida a pensar que se tivesse investido provavelmente a fatura mensal seria mais baixa...
  17.  # 19

    Colocado por: jfsmoreira

    Sem ter qq certeza, penso que o investimento não terá retorno (se o tiver será a longo prazo), mas uma coisa é certa, qd uma pessoa dá o dinheiro na compra, com o passar dos anos esquece-se que o deu... Se não investir (e poupar na compra) acaba por gastar o carcanhol noutro lado e vamos estar todos os meses da vida a pensar que se tivesse investido provavelmente a fatura mensal seria mais baixa...


    Tem razão... Claro que numa construcção arranja sp onde investir pois faz se sp algumas cedências... Mas a verdade é que neste caso não é uma coisa que depois possa alterar pra colocar a opção mais cara... O que escolher terá de render... E a verdade é que ainda não sei quanto mais será. Mas conto à vontade com +3 mil.
  18.  # 20

    Colocado por: jfsmoreira
    Em exploração é sensivelmente igual.
    AHAHAh, nem em sonhos...

    com que então custa o mesmo ter agua a 35ºC ou a 45ºC???
    ou em arrefecimento custa o mesmo um enome volume de agua com difrencial de 3ºC ou um pequeno volume com um grande caudal com diferencial de 8ºC???

    tá bem tá..
 
0.0198 seg. NEW