Iniciar sessão ou registar-se
    • RAPA
    • 22 Abril 2021

     # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais, agradeço ao fórum o facto de me permitir aumentar os conhecimentos numa área tão abrangente e complexa como é a construção.
    Estamos a ponderar construir casa e neste momento temos duas opções ao nível de terrenos.
    Já temos um terreno plano de 470 m2 voltado a nascente, ao qual poderemos anexar mais 480 m2, ficando voltado a nascente e sul.
    No entanto, encontramos um outro terreno com melhor exposição solar e melhores vistas mas que está a uma cota inferior à rua e apresenta socalcos, além de ter um construção que seria para demolir. A rua está a norte mas o declive é virado a sul.
    A nossa dúvida prende-se com os eventuais gastos adicionais que poderemos ter no terreno com declive, quer ao nível da construção como de infraestruturas,e a sua influência no orçamento final.
    Gostaria de saber se alguém tem noção se haverá diferença significativa de custo entre construção num terreno plano e num terreno em socalcos.
    Quais os factores que devemos avaliar no terreno em socalcos para prevenir eventuais surpresas?

    De facto, gostamos do terreno com socalcos mas apenas pretendemos arriscar com algumas certezas, se é que é possível.

    Agradeço desde já qualquer ajuda.
  1.  # 2

    A "arquitetura" de uma moradia num terreno plano é diferente da "arquitetura" de uma moradia num terreno em socalcos.
    Em teoria os custos serão muito aproximados, a vivência do edifício é que vai diferir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RAPA
  2.  # 3

    A minha opinião já é diferente da do ZédaSilva...eu acho que depende da quantidade dos socalcos (e serão para manter, abolir alguns ou nenhuns, cortar outros para "encaixar" a casa, desfazer uns por engano porque a retro encostou lá e no final será para o repôr novamente), por essa razão e por se tratar de um trabalho que exige uma mão-de-obra mais cuidada, logo mais demorada, eu acho que um terreno com socalcos será mais caro o custo da obra do que um plano...dependendo da arquitectura e, como eu disse no início, do terreno e do que será para aproveitar ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RAPA
  3.  # 4

    Colocado por: econom.pedroeu acho que um terreno com socalcos será mais caro o custo da obra do que um plano...dependendo da arquitectura e, como eu disse no início, do terreno e do que será para aproveitar ou não.

    Por isso é que a arquitetura se deve adaptar ao terreno e não o terreno à arquitetura.
    Fazer uma casa térrea num terreno em socalcos (como vimos ainda há pouco aqui ao lado) não é certamente a melhor opção.