Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos
    Sou Casado no regime de separação de bens, ou seja, o que adquirir com a minha esposa em nome dos dois fica nosso e o que cada um adquirir em seu nome fica no nome de cada um.
    Pretendemos iniciar a construção de uma moradia sem recorrer a empréstimo num terreno que está em nome dela.
    A minha questão é a seguinte:
    Estando o terreno em nome dela, a moradia quando estiver construida pode ficar em nome dos dois ?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Compre metade do terreno. Problema resolvido.
    Concordam com este comentário: Bondi
  3.  # 3

    Sim mas se não comprar, é possivel a moradia ficar em nome dos dois ?
  4.  # 4

    A casa não existe sem terreno, são indissociáveis. Na prática, não sei como funciona.
    Já ouvi situações de pessoas que fizeram casa no terreno dos sogros e depois correu mal.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, jfsmoreira
  5.  # 5

    Colocado por: trinpauloSim mas se não comprar, é possivel a moradia ficar em nome dos dois ?
    se comprar depois de feita metade
  6.  # 6

    Se o terreno esta em nome dela, julgo que o processo camarário da construção da casa só pode entrar em nome do proprietário, ja que voce não pode construir em algo que não lhe pertence. Logo tudo o que la for construído fica em nome do proprietário. Acho q não estou errado.
    Concordam com este comentário: VNDO
  7.  # 7

    Colocado por: tviegasLogo tudo o que la for construído fica em nome do proprietário.


    Errado.

    O que construir sobre propriedade do conjugue é seu (u dos dois).
    A questão é: Caso algo corra mal (esperemos que não), está lixado ,pois não poderá tirar metade da casa e levá-la par outro sitio.

    O ideal é comprar metade do terreno... ou deixa-la construir com o dinheiro dela e já sabe que se algo correr mal, nada disso é seu!
    ou...vender esse terreno e comprar algo já feito para os dois ( a melhor solução... mais rápida e sem chatices)
  8.  # 8

    Compre-lhe metade do terreno, e iniciem a construção da casa em nome dos dois. O dinheiro disponível para a construção é o mesmo, mas a sua esposa no final vai ter investido mais que você.
    Então façam uma declaração em notário, e como você se compromete a pagar em prestações de valor e periocidade definida (após a casa feita), metade do valor que ela terá investido a mais.

    Para que o bem seja equitativamente dos dois, esta é uma solução que permite que no final ambos invistam o mesmo em casa + terreno.

    Ps: O dinheiro disponível não é bem o mesmo, porque o estado leva uma boa fatia em impostos da venda e mais valias.
  9.  # 9

    Ela pode fazer uma doação, depois acertam o valor na construção.

    Aconselho também cada um a comprar o seu papel higiénico, não vá um obrar mais que o outro.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  10.  # 10

    Podem fazer doação que fica mais barato, só pagam a escritura. Claro que as doações podem ser reversíveis, mas é um processo complicado e pelo menos salvaguarda se um pouco.
    E sim, faz bem pensar nestes assuntos. Se é uma decisão em conjunto deve salvaguardar ambos.
 
0.0088 seg. NEW