Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Gostaria de ouvir opiniões sobre o seguinte cenário com que me deparo:

Numa moradia com 12 anos com paredes de alvenaria e reboco projetado (onde nas paredes não existe qualquer isolamento térmico) onde a fissuração (muito fina) continua a expandir-se, mesmo depois de aplicação de tinta texturada (muito vezes designada por tartaruga), é chegada a altura de tentar executar uma remodelação mais aprofundada pelo exterior.

Tem sido sugerida aplicação de capoto com 4 cm (claramente porque os profissionais contatados estão mais habilitados nesse tipo de solução). Mas pensando a longo/médio prazo não seria mais vantajosa, economicamente, a opção por uma fachada ventilada (com materiais de acabamento que tenham menos manutenção que o capoto) ou até mesmo a colocação "direta" de paineis sandwich para fachadas (assumindo que isso transformaria a vivenda existente num tipico "armazém") sobre o reboco existente.

Em primeiro lugar valorizo sobretudo a qualidade da solução a adotar no ponto de vista da eliminação da fissuração através da aplicação de um novo revestimento no exterior da moradia, mas em segundo lugar não gostaria também de descurar a perspetiva dos custos globais da solução adotada (considerando os custos da remodelação mas também a manutenção nos anos vindouros).

Antecipadamente grato, por toda e qualquer resposta!
  2.  # 2

Boas.
    Morei num prédio com fachada ventilada, granito. E ao fim de 10 anos tivemos a dita manutenção... Nem foi bom! Tinha uma permilagem grande, a minha parte ficou volta 2 mil euros. Tinha outro problema com esta opção, isolamento acústico... Se calhar até nem foi problema da fachada apenas claro (é o que da comprar feito !!!)
    Neste momento estou a construir e vou colocar capoto de 6 cm e fachada ventilada, granito. Sinceramente a nível de robustez o granito é superior, a nível de gosto pessoal acho ainda mais superior..
    Atenção, isto não é uma opinião profissional, longe de o ser :🙂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
  3.  # 3

Fachada ventilada e o dobro do étics e precisa de licenciamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov, Beto1980
  4.  # 4

Fachada ventilada numa moradia? Só se for de linhas modernas, e mesmo assim depende muito do tipo de painéis de fachada a usar.
  5.  # 5

zarkov

pesquise sobre rebocos termicos pelo exterior, isodur, etc.... complementando com, se possivel algum isolamento pelo interior, gesso cartonado com la de rocha na caixa de ar.
  6.  # 6

Colocado por: zarkovTem sido sugerida aplicação de capoto com 4 cm
    só?

Colocado por: zarkovcom materiais de acabamento que tenham menos manutenção que o capoto
    qual é a dificuldade na manutenção do capoto?

vezes sem fim o pessoal procura soluções sem manutenção.. nao percebo. TODO revestimento e cobertura requer alguma manutenção. até as coberturas ou revestimentos de zinco requerem uma vistoria periódica
    • zarkov
    • 26 abril 2021 editado

# 7

Colocado por: antonylemossó?

qual é a dificuldade na manutenção do capoto?

vezes sem fim o pessoal procura soluções sem manutenção.. nao percebo. TODO revestimento e cobertura requer alguma manutenção. até as coberturas ou revestimentos de zinco requerem uma vistoria periódica

Sobre a espessura proposta para o capoto deduzo que os 4 cm apenas estejam relacionados com o clima da zona onde vivo, pois mesmo nos piores dias de inverno a temperatura muito raramente, baixa os 10 graus positivos.

O meu "problema" com a manutenção não está relacionado com o capoto em si mesmo, mas com a solução a adoptar (seja ela qual for). Percebo, e concordo, que tudo precisa de manutenção, mas hoje em dia vejo que quase nada é feito para ter alguma durabilidade, e muito "suposto" mestre que por aí anda resolve tudo, na hora, recorrendo um tubo de silicone (não se pensa em soluções a médio/longo prazo, não se vai à origem dos problemas), e daqui a 3 meses está tudo igual ou pior do que estava antes. Já para não falar das soluções "da moda" em que se faz a obra com aquilo que toda a gente está a utilizar...depois daqui a 5 anos a solução já não vale nada...e é preciso voltar a gastar dezenas de milhares de euros em nova solução "da moda"...

Vejo o capoto como algo que implica um processo de várias fases para uma correcta aplicação, e isso dá-me uma sensação de "dejá vu" em que volto ao ponto de partida, à construção da moradia, com muitas fases, muitas hipóteses para o surgimento de eventuais problemas...

Uma solução mais do tipo "agarrar em paineis sandwich de fachada e aplicar em cima do que existe" vai ter um resultado estético pouco agradável, mas minimiza a possibilidade do erro quando comparado com um processo em que o mestre tem pouco por onde inventar...mas lá está, isso poderá agravar o problema da humidade no interior da moradia porque um painel desse tipo pode fazer com que as paredes deixem de "respirar" e deixa de haver infiltrações para passar a haver bolores e humidades ainda mais elevadas...

Não sei, acho que sou apenas mais um que não teve sorte nenhuma no mundo da construção civil...

E...obrigado a todos pelas Vossas respostas!

0.0129 seg. NEW