Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Gostaria de ouvir opiniões sobre o seguinte cenário com que me deparo:

    Numa moradia com 12 anos com paredes de alvenaria e reboco projetado (onde nas paredes não existe qualquer isolamento térmico) onde a fissuração (muito fina) continua a expandir-se, mesmo depois de aplicação de tinta texturada (muito vezes designada por tartaruga), é chegada a altura de tentar executar uma remodelação mais aprofundada pelo exterior.

    Tem sido sugerida aplicação de capoto com 4 cm (claramente porque os profissionais contatados estão mais habilitados nesse tipo de solução). Mas pensando a longo/médio prazo não seria mais vantajosa, economicamente, a opção por uma fachada ventilada (com materiais de acabamento que tenham menos manutenção que o capoto) ou até mesmo a colocação "direta" de paineis sandwich para fachadas (assumindo que isso transformaria a vivenda existente num tipico "armazém") sobre o reboco existente.

    Em primeiro lugar valorizo sobretudo a qualidade da solução a adotar no ponto de vista da eliminação da fissuração através da aplicação de um novo revestimento no exterior da moradia, mas em segundo lugar não gostaria também de descurar a perspetiva dos custos globais da solução adotada (considerando os custos da remodelação mas também a manutenção nos anos vindouros).

    Antecipadamente grato, por toda e qualquer resposta!
  2.  # 2

    Boas.
    Morei num prédio com fachada ventilada, granito. E ao fim de 10 anos tivemos a dita manutenção... Nem foi bom! Tinha uma permilagem grande, a minha parte ficou volta 2 mil euros. Tinha outro problema com esta opção, isolamento acústico... Se calhar até nem foi problema da fachada apenas claro (é o que da comprar feito !!!)
    Neste momento estou a construir e vou colocar capoto de 6 cm e fachada ventilada, granito. Sinceramente a nível de robustez o granito é superior, a nível de gosto pessoal acho ainda mais superior..
    Atenção, isto não é uma opinião profissional, longe de o ser :🙂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
  3.  # 3

    Fachada ventilada e o dobro do étics e precisa de licenciamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov, Beto1980
  4.  # 4

    Fachada ventilada numa moradia? Só se for de linhas modernas, e mesmo assim depende muito do tipo de painéis de fachada a usar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
  5.  # 5

    zarkov

    pesquise sobre rebocos termicos pelo exterior, isodur, etc.... complementando com, se possivel algum isolamento pelo interior, gesso cartonado com la de rocha na caixa de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
  6.  # 6

    Colocado por: zarkovTem sido sugerida aplicação de capoto com 4 cm
    só?

    Colocado por: zarkovcom materiais de acabamento que tenham menos manutenção que o capoto
    qual é a dificuldade na manutenção do capoto?

    vezes sem fim o pessoal procura soluções sem manutenção.. nao percebo. TODO revestimento e cobertura requer alguma manutenção. até as coberturas ou revestimentos de zinco requerem uma vistoria periódica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
    • zarkov
    • 26 abril 2021 editado

     # 7

    Colocado por: antonylemossó?

    qual é a dificuldade na manutenção do capoto?

    vezes sem fim o pessoal procura soluções sem manutenção.. nao percebo. TODO revestimento e cobertura requer alguma manutenção. até as coberturas ou revestimentos de zinco requerem uma vistoria periódica


    Sobre a espessura proposta para o capoto deduzo que os 4 cm apenas estejam relacionados com o clima da zona onde vivo, pois mesmo nos piores dias de inverno a temperatura muito raramente, baixa os 10 graus positivos.


    O meu "problema" com a manutenção não está relacionado com o capoto em si mesmo, mas com a solução a adoptar (seja ela qual for). Percebo, e concordo, que tudo precisa de manutenção, mas hoje em dia vejo que quase nada é feito para ter alguma durabilidade, e muito "suposto" mestre que por aí anda resolve tudo, na hora, recorrendo um tubo de silicone (não se pensa em soluções a médio/longo prazo, não se vai à origem dos problemas), e daqui a 3 meses está tudo igual ou pior do que estava antes. Já para não falar das soluções "da moda" em que se faz a obra com aquilo que toda a gente está a utilizar...depois daqui a 5 anos a solução já não vale nada...e é preciso voltar a gastar dezenas de milhares de euros em nova solução "da moda"...

    Vejo o capoto como algo que implica um processo de várias fases para uma correcta aplicação, e isso dá-me uma sensação de "dejá vu" em que volto ao ponto de partida, à construção da moradia, com muitas fases, muitas hipóteses para o surgimento de eventuais problemas...

    Uma solução mais do tipo "agarrar em paineis sandwich de fachada e aplicar em cima do que existe" vai ter um resultado estético pouco agradável, mas minimiza a possibilidade do erro quando comparado com um processo em que o mestre tem pouco por onde inventar...mas lá está, isso poderá agravar o problema da humidade no interior da moradia porque um painel desse tipo pode fazer com que as paredes deixem de "respirar" e deixa de haver infiltrações para passar a haver bolores e humidades ainda mais elevadas...

    Não sei, acho que sou apenas mais um que não teve sorte nenhuma no mundo da construção civil...

    E...obrigado a todos pelas Vossas respostas!
 
0.0129 seg. NEW