Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Estou em vias de comprar uma moradia T3, o preço que foi acordado entre mim e o vendedor foi de 200.000€.
    Porém, após o andamento do processo para realizar crédito bancário, tive acesso á caderneta predial, onde se encontra o Valor Patrimonial (VPT), valor este que é de 61.000€, valor determinado em 2012.
    A minha duvida é a seguinte, este Valor Patrimonial, irá afetar de alguma maneira o valor que os avaliadores iram determinar após a avaliação? Ou o valor Patrimonial não tem a ver directamente com o valor da morada/valor de mercado?
    Porque, caso o valor da avaliação seja muito inferior aos 200.000€ não conseguirei obter empréstimo bancário.
    Agradecia ajuda.
  2.  # 2

    Boas,
    Tenho um imóvel em Lisboa com VPT de 58.000€ que foi avaliado por 320.000€.

    A avaliação reflete o valor de mercado do imóvel e a realidade nas grandes cidades são VPT na Caderneta Predial que nada têm a ver com o valor de mercado e com a avaliação dos bancos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagofilipecosta020
    • RCF
    • 23 abril 2021

     # 3

    Colocado por: tiagofilipecosta020A minha duvida é a seguinte, este Valor Patrimonial, irá afetar de alguma maneira o valor que os avaliadores iram determinar após a avaliação? Ou o valor Patrimonial não tem a ver directamente com o valor da morada/valor de mercado?

    Não. Não se preocupe com o Valor Patrimonial. Felizmente, por regra, é mais baixo (muitas vezes, bastante mais baixo) que o valor real.
    • imo
    • 24 abril 2021

     # 4

    O VPT como o próprio nome indica é um valor fiscal que só serve para calcular impostos, nao se devendo assumir qualquer correlação com o valor de mercado.
    Concordam com este comentário: joseduro
 
0.0108 seg. NEW