Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! Alguém aqui sabe dizer-me se há alguma fórmula para calcular a capacidade adequada de um equipamento de VMC? Explico: pedi orçamento a duas empresas para instalação de VMC com recuperador de calor de fluxos cruzados para um apartamento com 195 m2 e as propostas que recebi, em relação a equipamentos duma mesma marca (Siber), foram muito diferentes: uma empresa propõe um equipamento com caudal de 200m3/h; outra, um equipamento com caudal de 350/400 m3/h. Fiquei baralhado; ou uma peca por defeito, ou outra peca por excesso...
    • SrR
    • 24 abril 2021

     # 2

    A de 350 é a que esta mais ajustada
  2.  # 3

    Colocado por: SrRA de 350 é a que esta mais ajustada


    Li entretanto por aí algures que a conta, para se calcular a capacidade adequada, será isto: 195x2,5x0,4=195,5m3. O 1.º valor é a área, o 2.º, o pé direito, o 3.º, a taxa de renovação horária mínima (espero não estar a dizer nenhum disparate). Ora, com estas contas, o equipamento de 200 m2 (Siber Evo 2) será suficiente, não? Ou devo considerar aquela taxa de renovação como mínima mas não como ideal, e multiplicar antes por, sei lá, 06???
    • SrR
    • 24 abril 2021

     # 4

    Colocado por: amafelopescom estas contas, o equipamento de 200 m2 (Siber Evo 2) será suficiente, não?
    nao
  3.  # 5

    Colocado por: amafelopesOra, com estas contas, o equipamento de 200 m2 (Siber Evo 2) será suficiente, não?


    se os 200 m3/hora for o caudal maximo da maquina, em descarga livre, não vai dar não.

    porque a máquina tem um "ponto de funcionamento" que depende da perda de carga na instalação (tubagens e acessorios).

    portanto se ela tira 200 m3/hora em descarga livre (sem perda de carga), quando for colocada no local vai ter um caudal bastante + reduzido.
    Concordam com este comentário: Bigmouse, jorgealves
 
0.0109 seg. NEW