Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Resistência térmica = espessura do material /condutibilidade térmica

    Resistencia térmica do XPS 30mm = 0.85m2K / W

    Logo a espessura necessária para ter o valor de 0.85m2K no EPS não chega aos 32mm!
    Compra mais barato EPS 150 de 35mm ou XPS de 30mm? Depende dos preços que conseguir...
  2.  # 142

    É isso mesmo Pedro, Basta dividir espessura do material pela a condutibilidade termica .

    Agora Eps de 150 ainda não vi nenhuma placa de nodulos com essa densidade... Você já viu? se encontrar diga...

    Depois em obra, a aplicação do Xps apresenta muitas vantagens, quer no próprio encaixe macho/fêmea quer a nível de resistência â compressão(pode andar em cima dele que não deforma) ou seja, Elevada resistência à compressão, o que para sistemas radiantes industriais é bastante usado uma vez que a superfície poderá estar sujeita a elevadas pressões de carga.
    . Não falando em riscos de condensação, o Xps em termos de Vapor de agua elimina por completo essa possibilidade.

    Agora a nível de Resistencia térmica é verdade, mas atenção com a densidade do material...

    cumprimentos
  3.  # 143

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: bio- Gostaria de saber quais as vantagens das placas de EPS normal e das plastificadas numa instalação de piso radiante hidraúlico?

    Nenhuma. Ou melhor, so forem as pitonadas, é mais fácil fazer a instalação do tubo correctamente.
    De resto, em termos de isolamento absolutamente iguais. Os fabricantes tinham era de arranjar maneira de cobrar um ABSURDO por umas simples placas de EPS...

    R: Plastificadas são para betonilhas fluidificadas ou auto-nivelantes
  4.  # 144

    Colocado por: pc saldanhaR: Plastificadas são para betonilhas fluidificadas ou autonivelantes


    é à vontade do freguês dá para tudo e mais alguma coisa.........e pergunto eu, porque serve apenas para massas fluidificantes? para o eps não absorver as humidades das massas? então e aquelas que entram pelas fissuras no encaixe e uniões das placas de nódulos ? para onde vão?
    Nunca quis argumentar este facto, pois as películas PE deveriam ser sempre colocadas por cima do isolamento, só que nas placas de nódulos é impossível, logo metem-nas por baixo do isolamento, enfim... vale tudo...

    Cumprimentos
  5.  # 145

    Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: pc saldanhaR: Plastificadas são para betonilhas fluidificadas ou autonivelantes


    é à vontade do freguês dá para tudo e mais alguma coisa.........e pergunto eu, porque serve apenas para massas fluidificantes? para o eps não absorver as humidades das massas? então e aquelas que entram pelas fissuras no encaixe e uniões das placas de nódulos ? para onde vão?
    Nunca quis argumentar este facto, pois as películas PE deveriam ser sempre colocadas por cima do isolamento, só que nas placas de nódulos é impossível, logo metem-nas por baixo do isolamento, enfim... vale tudo...

    Cumprimentos


    Não percebi nada.

    A humidade da betonilha (pois esta deve levar água) sai pela evaporação nos primeiros 28 dias - retração inicial, por isso não se deve aplicar (sobre um radiante convencional) acabamento até esta data, por esta razão, e pela estabilidade dimensional, pois a betonilha (convencional sobre radiante convencional) perde 0.5% do seu volume.

    A pelicula que se coloca (ou se devia colocar) por baixo é para barreira ao vapor, pois pela quantidade de água que leva a construção de uma casa, mais aquela que nós produzimos, esta leva entre 2 a 5 anos a evaporar e a saír da casa.
  6.  # 146

    Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Ricardo.mrdAgora como isolamento é muito fraquinho, uma vez que o eps apresenta uma resistência térmica baixa.

    Condutibilidade Térmica EPS 150 -0.036W/mº C
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Placas_FINAL_1.pdf
    Condutibilidade Térmica XPS -0.035W/mº C
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Roofmate_1.pdf

    Acha assim grande a diferença Ricardo?!! E pode escolher EPS de maiores densidades com valores ainda melhores


    Sabe o Custo de um eps de 150 e de um XPS de 30mm ambos com a mesma resistência Térmica?

    Sabe qual a resistência térmica apresentadas nas placas de nódulos das várias marcas referenciadas no mercado?


    Cumprimentos


    Agora para os dois

    Será que as placas pitonadas apenas servem para isolamento térmico e para segurar os tubos?
  7.  # 147

    Fui bem Claro, julgo que entedeu integralmente tudo.
    Volto então a repetir, quando se aplica massas fluidificadas(autonivelante), entra uma significativa quantidade de massa entre as placas de nódulos e nos extremos entre a fita perimetral e as respectivas placas. A humidade resultante deste facto é de difícil evaporação, uma vez que a humidade ficará retida por baixo das placas de isolamento criando uma forte barreira para a evaporação de água, mesmo com a evaporação natural e arranque progressivo do aquecimendo das massas haverá sempre humidade por baixo do isolamento. Logo, se a barreira anti-vapor for criada acima do isolamento, as humidades das massas serão evaporadas aquando do repouso natural das massas e no arranque progressivo do sistema de climatização. Para além disso, a laje flutuante receberá sempre humidades do ar, repetindo sucessivamente o mesmo ciclo , e caso exista uma mínima passagem de humidade para o isolamento, ele fiocará novamente lá retido, entre o isolamento e a película.

    Cumprimentos
  8.  # 148

    Colocado por: pc saldanha
    Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Ricardo.mrdAgora como isolamento é muito fraquinho, uma vez que o eps apresenta uma resistência térmica baixa.

    Condutibilidade Térmica EPS 150 -0.036W/mº C
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Placas_FINAL_1.pdf
    Condutibilidade Térmica XPS -0.035W/mº C
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Roofmate_1.pdf

    Acha assim grande a diferença Ricardo?!! E pode escolher EPS de maiores densidades com valores ainda melhores


    Sabe o Custo de um eps de 150 e de um XPS de 30mm ambos com a mesma resistência Térmica?

    Sabe qual a resistência térmica apresentadas nas placas de nódulos das várias marcas referenciadas no mercado?


    Cumprimentos


    Agora para os dois

    Será que as placas pitonadas apenas servem para isolamento térmico e para segurar os tubos?



    Amigo, A Missa é ao Domingo e raramente lá ponho os pés....


    Caso não houvesse uma divisão entre massas, as superfícies partiam todas, logo o isolamento e película perimetral, criam uma laje flutuante livre de pressões dos fenómenos de dilatação/contracção dos diferentes materiais.

    Agora se não houver um bom isolamento, divida as contas para o aquecimento da casa pois ao vizinho de baixo também pertence.

    Amén ....
  9.  # 149

    Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: pc saldanha
    Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Ricardo.mrdAgora como isolamento é muito fraquinho, uma vez que o eps apresenta uma resistência térmica baixa.

    Condutibilidade Térmica EPS 150 -0.036W/mº C
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Placas_FINAL_1.pdf
    Condutibilidade Térmica XPS -0.035W/mº C
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Roofmate_1.pdf

    Acha assim grande a diferença Ricardo?!! E pode escolher EPS de maiores densidades com valores ainda melhores


    Sabe o Custo de um eps de 150 e de um XPS de 30mm ambos com a mesma resistência Térmica?

    Sabe qual a resistência térmica apresentadas nas placas de nódulos das várias marcas referenciadas no mercado?


    Cumprimentos


    Agora para os dois

    Será que as placas pitonadas apenas servem para isolamento térmico e para segurar os tubos?



    Amigo, A Missa é ao Domingo e raramente lá ponho os pés....


    Caso não houvesse ......

    Amén ....


    Por isto esta é a minha musica preferida
    "eu prefiro ser ateu, do que andar para aqui a gozar"
    http://www.youtube.com/watch?v=BnqezYrKOEQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.mrd
  10.  # 150

    Colocado por: two-rok
    Colocado por: jhborgesBoa noite pessoal !
    Já cá não vinha há uns tempos e informo que finalmente as tubagens foram removidas e repostas conforme as normas aplicáveis. Ainda não posso dar informações sobre o funcionamento do sistema porque ainda não está pronto e só no Inverno se poderá aferir.
    Cump. José Borges


    Só agora li o tópico (sou novato por aqui), foi uma autêntica epopeia, e de facto tomou a decisão certa, refazer toda a instalação,
    Só por curiosidade, foi o mesmo instalador que fez a 2ª instalação ou desta vez foi instalado por um profissional mesmo?

    Cumprimentos e Felicidades



    Boa noite
    Também só agora li o seu comentário e vi que a coisa está a "aquecer".
    Claro que tinha que ser o mesmo instalador a corrigir os seus erros. Não devia ser eu a pagar a outro para me refazer a instalação
    Desta vez seguiram à risca o que o fabricante determinava. Toda a reinstalação foi verificada no decorrer de todo o processo. Agora já instalaram o do R/C e não tiverm problemas e até consideraram que assim era mais fáxil. Tive toda a colaboração dos representantes da Schluter em Portugal, que aqui quero agradecer públicamente.
    Cumprimentos
    J. Borges
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  11.  # 151

    Boas de facto uma valente epopeia demorei uns bons minutos a ler tudo e de certo saltei uns posts, nao sou engenheiro hidraulico nem representante de qualquer marca sou um mero instalador de uma marca concorrente daquelas que aqui se falou, bem lido isto tudo em primeiro lugar penso que o sr Jhborges fez de facto a melhor opçao em refazer todo o sistema que fora instalado, mais para descargo de consciencia, se bem que poderia ter optado pela solução dada pelo aprendiz em que diz retirar um nodulo da placa, criar espaço para a tubagem pistola de ar em cima do tubo e ta como novo, uma das vantagens do pex é esta a possibilidade de voltar a colocar o tubo á sua forma inicial.
    Se fosse um caso isolado nessa instalaçao eu teria optado pela opçao da pistola de ar quente, quem instala deve saber, ja me aconteceu a mim a colocar a tubagem do radiante no chão e por descuido ou distração vinco o tubo numa curva sem querer, pah as vezes acontece quem me dera que nao acontecesse mas prontos agora a solução passa por retirar 70 ou 50 metros de tubo ou dar um bocado de calor "ar quente e nao chama"? ta como novo, isto em casos isolados porque se necessario e se eu nao gostar do trabalho retiro o tubo por completo no seu caso penso que foi o melhor para ficar mais descansado.
    Perdi um bocado de tempo a ler uma parte inicial sobre a disposição da tubagem no chão "espiral, dulpla serpentina ou serpentina simples da Multibeton" nao fiquei convencido com o facto de ter sido dito que o sistema da multibeton com a serpentina simples tem mais vantagens que as restantes "dupla e espiral" mesmo nada convencido. mesmo assim gostei do topico muito esclarecedor em certos pontos, ainda assim dá para aprender algumas coisas.

    Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  12.  # 152

    Perdi um bocado de tempo a ler uma parte inicial sobre a disposição da tubagem no chão "espiral, dulpla serpentina ou serpentina simples da Multibeton" nao fiquei convencido com o facto de ter sido dito que o sistema da multibeton com a serpentina simples tem mais vantagens que as restantes "dupla e espiral" mesmo nada convencido. mesmo assim gostei do topico muito esclarecedor em certos pontos, ainda assim dá para aprender algumas coisas.



    Não se trata de convencer ou deixar de convencer, se tentarmos perceber quais as envolventes da área a climatizar facilmente sabemos onde é necessário mais ou menos emissão térmica. Não é preciso ser nenhum expert para chegar a essas conclusão.

    Cumprimentos
    • eu
    • 10 outubro 2010

     # 153

    Colocado por: Sergio Rodriguesnao fiquei convencido com o facto de ter sido dito que o sistema da multibeton com a serpentina simples tem mais vantagens que as restantes "dupla e espiral" mesmo nada convencido

    Como é óbvio, os vendedores tentam vender o seu peixe... ;)
  13.  # 154

    Colocado por: Ricardo.mrd

    Não se trata de convencer ou deixar de convencer, se tentarmos perceber quais as envolventes da área a climatizar facilmente sabemos onde é necessário mais ou menos emissão térmica. Não é preciso ser nenhum expert para chegar a essas conclusão.

    Cumprimentos



    Sim ricardo tem razão, nao ponho isso em causa, mas agora tanto o sistema em espiral como o de dupla serpentina fazem a emissao termica necessaria, se for preciso reforçar a emissão num determinado local "seja numa janela ou noutra zona" o que sempre fiz foi reduzir ao passo naquela zona especifica, é norma em praticamente todas as marcas de radiante, portanto nesse aspecto tanto o sistema tradicional como o da multibeton sao identicos, agora o que mais eu ponho em causa na disposição de um circuito de serpetina simples é o facto de o sistema estar a concentrar a emissao termica mais numa zona que noutra isto ate é bom num compartimento com bastantes janelas, mas e num sem janelas? havera sempre uma parte do quarto que estara a ser mais aquecida que outra, mesmo em compartimento com janelas se reparar na disposiçao do circuito simples que postou vera que metade do compartimento nao tem o circuito da tubagem com temperatura de impulsao maxima a circular, ou seja grande parte da emissao termica é feita junto as janelas e o restante compartimento a temperatura de impulsao é inferior, e a mim faz confusao nao ver a a agua coma temperatura maxima passar naquelas zonas, nao sei se consegui explicar bem aquilo que quero dizer, uma vez mais digo que nao sou nenhum eng apenas instalador e como todos temos a nossa propria visão das coisas. Mas acho que atraves detroca de ideias deste genero é possivel acabar com muitos bichinhos que rodeiam os pisos radiantes =)

    Um abraço
  14.  # 155

    Colocado por: eu
    Como é óbvio, os vendedores tentam vender o seu peixe... ;)


    Nunca conheci um vendedor que falasse mal o seu produto =), nao minto conheci um, era vendor de PPR "nao interessa a marca" depois mudou para outra marca que so comercializava PEX..... derrepente o PEX era a melhor coisinha que existia lol enfim mas eu compreendo.


    Abraço
  15.  # 156

    Enfim sem comentários...

    Cumprimentos :)
  16.  # 157

    Nao leve a mal o comentario ao vendedor, é so uma expressão, não pretendo ofender ninguem, mas em relação as minhas duvidas, penso que faz algum sentido! Falo porque ate hoje nao tenho tido problemas na colocação da tubagem em espiral ou dupla serpentina, utilizo uma ou outra consoante a disposição dos quartos, mas nunca fiz simples, alias o proprio eng da marca que trabalho indica a espiral e dulpa serpentina como as mais indicadas para a instalaçao do piso radiante, tanto ele como outros eng de outras marcas bem conhecidas! por isso o meu pé atras na solução que apresenta


    Abraço
  17.  # 158

    Então diga a esses engenheiros que percebem pouco da matéria. Ou melhor, pergunte-lhe quais as diferenças entre as diferentes aplicações vai ver que pouco lhe dirão. Teria todo o gosto de debater este assunto com esses mesmo engenheiros, ia ver que não seria difícil tomarem uma opinião diferente.

    Julgo que tenha lido comentários antecedentes neste tópico, a experiência da Multibeton não é de meia dúzia de anos, estão em causa mais 45 anos dedicados exclusivamente ao aquecimento por Anonimo18072022A. Este sistema tem sido desenvolvido e aperfeiçoado por inúmeros engenheiros e técnicos ao longo destes últimos anos....

    Cumprimentos.
 
0.0466 seg. NEW