Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: jdmosorioBoa noite,
    Estou a dar os primeiros passos e queria instalar directamente dos HACS, mas tenho esta mensagem:

    After the download completes, since you are not using Lovelace in storage mode you need to manually add the resource with these settings:

    Como faço para activar o Lovelace


    Isso foi numa instalação nova do Home Assistant? Se sim, experimenta no Overview onde mostra o teu Lovelace carregar nos 3 pontos em cima e depois "Configure UI"/"Take Control". Isto supostamente coloca o Lovelace em storage mode.

    Neste vídeo mostra como fazer: https://youtu.be/BAgPPdH42Ko
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  2.  # 182

    Colocado por: mmasgb

    Isso foi numa instalação nova do Home Assistant? Se sim, experimenta no Overview onde mostra o teu Lovelace carregar nos 3 pontos em cima e depois "Configure UI"/"Take Control". Isto supostamente coloca o Lovelace em storage mode.

    Neste vídeo mostra como fazer:https://youtu.be/BAgPPdH42Ko
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jdmosorio

    Boa tarde,

    Mais uma vez obrigado pela ajuda.

    Efectivamente é uma nova instalação, depois de muito procurar o melhor suporte para correr o HA, testei em VM, num PI 2B , numa TVBox X96 Max Plus, lembrei-me que tinha um portátil Lenovo Yoga 2 13, encostado, com monitor partido, mas que dá para ver qualquer coisa.

    Inicialmente pensei que fosse ter problemas, porque o portátil só funciona por wifi e o acesso mais rápido era um adaptador TP Link USB3.0-->RJ45, mas meti a imagem no SSD, conforme tua indicação, liguei o adaptador e não é que o HA ao arrancar reconheceu o adaptador de rede e arrancou perfeitamente.

    Agora é como descobrir um mundo novo (devia de haver o HA para Tótós), com muita informação, alguma complexidade mas faz parte da aprendizagem.

    Uma coisa curiosa, dentro da minha parca percepção destas coisas, acho que o HA (ou então o Linux) identificou perfeitamente todos os componentes do portátil, agora saber como aproveitar para integrar essa informação é outra loiça, p.ex para a camera integrada dá esta informação:

    Subsistema:
    video4linux
    Caminho do dispositivo:
    /dev/video0
    ID:
    /dev/v4l/by-id/usb-Generic_Lenovo_EasyCamera_200901010001-video-index0
    Atributos:
    DEVLINKS: >-
    /dev/v4l/by-id/usb-Generic_Lenovo_EasyCamera_200901010001-video-index0
    /dev/v4l/by-path/pci-0000:00:14.0-usb-0:6:1.0-video-index0
    DEVNAME: /dev/video0
    DEVPATH: /devices/pci0000:00/0000:00:14.0/usb2/2-6/2-6:1.0/video4linux/video0
    ID_BUS: usb
    ID_MODEL: Lenovo_EasyCamera
    ID_MODEL_ENC: Lenovo\x20EasyCamera
    ID_MODEL_ID: 054a
    ID_PATH: pci-0000:00:14.0-usb-0:6:1.0
    ID_PATH_TAG: pci-0000_00_14_0-usb-0_6_1_0
    ID_REVISION: '1410'
    ID_SERIAL: Generic_Lenovo_EasyCamera_200901010001
    ID_SERIAL_SHORT: '200901010001'
    ID_TYPE: video
    ID_USB_DRIVER: uvcvideo
    ID_USB_INTERFACES: ':0e0100:0e0200:'
    ID_USB_INTERFACE_NUM: '00'
    ID_USB_MODEL: Lenovo_EasyCamera
    ID_USB_MODEL_ENC: Lenovo\x20EasyCamera
    ID_USB_MODEL_ID: 054a
    ID_USB_REVISION: '1410'
    ID_USB_SERIAL: Generic_Lenovo_EasyCamera_200901010001
    ID_USB_SERIAL_SHORT: '200901010001'
    ID_USB_TYPE: video
    ID_USB_VENDOR: Generic
    ID_USB_VENDOR_ENC: Generic
    ID_USB_VENDOR_ID: '5986'
    ID_V4L_CAPABILITIES: ':capture:'
    ID_V4L_PRODUCT: 'Lenovo EasyCamera: Lenovo EasyC'
    ID_V4L_VERSION: '2'
    ID_VENDOR: Generic
    ID_VENDOR_ENC: Generic
    ID_VENDOR_ID: '5986'
    MAJOR: '81'
    MINOR: '0'
    SUBSYSTEM: video4linux
    USEC_INITIALIZED: '2642592'

    de certeza que não só colocar no "configuration.yaml" e aparece lá a camera, mas como alguém dizia:

    "O difícil nós fazemos agora, o impossível leva um pouco mais de tempo"
  3.  # 183

    Sim, o HAOS realmente detecta os componentes disponíveis na máquina onde está a correr. No caso da câmera integrada no portátil não deve dar muito jeito para automações a não ser que queira ter um live stream da câmera no dashboard do HA.

    A vantagem do HA é que é compatível com praticamente todo o tipo de equipamento Smart, não interessa se é Zigbee, Z-Wave, WiFi, Bluetooth, Cloud ... A desvantagem é que tem um curva de aprendizagem um bocado mais difícil do que outras plataformas tipo smartthings. O HACS agora ajuda muito para instalar e manter muitas integrações feitas pela comunidade sem ser necessário em mexer com código em muitas delas.
  4.  # 184

    Peço desculpa pela ignorância. De facto não percebo nada disto… eu vou construir uma casa. Tenho que fazer a instalação elétrica a pensar no home assistent ou Domotica?
  5.  # 185

    Colocado por: Nuno varandaPeço desculpa pela ignorância. De facto não percebo nada disto… eu vou construir uma casa. Tenho que fazer a instalação elétrica a pensar no home assistent ou Domotica?


    O HomeAssistant é só um software que permite controlar vários dispositivos inteligentes. A instalacao electrica pode dar jeito fazer alteracoes para acomodar os tais dispositivos inteligentes.

    Uma coisa que pode ajudar, é pedir ao electricista para deixar o fio neutro junto a todos os interruptores/caixas, porque há vários dispositivos que precisam do fio neutro (exemplo. Se quiser usar um Shelly para controlar lâmpadas, precisa do fio neutro na caixa do interruptor, mas os interruptores de lampadas, normalmente nao usam o fio neutro, por isso o electricista não coloca).

    Depois, os dispositivos inteligente precisam de energia (ou bateria, ou directo da corrente). Pode dar jeito espalhar tomadas/pontos de luz em locais que não tinha pensado inicialmente, para ser mais fácil colocar algum dispositivo.

    Pode dar jeito colocar um quadro electricos maior se quiser lá colocar dispositivos de medicao de consumo. Pode dar jeito colocar um Bastidor em vez do quadro do ATI para poder lá colocar dispositivos (um router, um switch, um mini computador (com o home assistant por exemplo).

    Pode querer pedir ao electricista para colocar os tubos mais largos para no futuro poder passar algum cabo extra (tinha-me dado jeito).
    Pode pedir ao electricista para colocar as caixas mais fundas que arranjar porque depois é muito mais fácil colocar um Shelly/Sonoff/outro relé atrás das tomadas/interruptores.
  6.  # 186

    Colocado por: mmasgbSim, o HAOS realmente detecta os componentes disponíveis na máquina onde está a correr. No caso da câmera integrada no portátil não deve dar muito jeito para automações a não ser que queira ter um live stream da câmera no dashboard do HA.

    A vantagem do HA é que é compatível com praticamente todo o tipo de equipamento Smart, não interessa se é Zigbee, Z-Wave, WiFi, Bluetooth, Cloud ... A desvantagem é que tem um curva de aprendizagem um bocado mais difícil do que outras plataformas tipo smartthings. O HACS agora ajuda muito para instalar e manter muitas integrações feitas pela comunidade sem ser necessário em mexer com código em muitas delas.

    A câmera do portátil foi básicamente um exemplo, mas aprendendo a integrar qualquer um dos componentes, os outros já serão mais fáceis, p.exp o sensor de temperatura do processador pode activar um cenário em que a determinada temperatura coloca em funcionamento um dissipador de calor, outro ligar/desligar a alimentação eléctrica quando a bateria fica com determinado nível de carga/descarga para evitar a viciação, etc etc
  7.  # 187

    Bom dia,

    Alguém usa o Glances no Home Assistant, o add-on funciona, mas estou com dificuldades em integrar.
  8.  # 188

    Colocado por: mmasgbSim, o HAOS realmente detecta os componentes disponíveis na máquina onde está a correr. No caso da câmera integrada no portátil não deve dar muito jeito para automações a não ser que queira ter um live stream da câmera no dashboard do HA.

    A vantagem do HA é que é compatível com praticamente todo o tipo de equipamento Smart, não interessa se é Zigbee, Z-Wave, WiFi, Bluetooth, Cloud ... A desvantagem é que tem um curva de aprendizagem um bocado mais difícil do que outras plataformas tipo smartthings. O HACS agora ajuda muito para instalar e manter muitas integrações feitas pela comunidade sem ser necessário em mexer com código em muitas delas.

    Boa tarde,

    Já existe um add-on oficial "GLANCES" com posterior integração que mostra toda a informação do hospedeiro do HA.
  9.  # 189

    Colocado por: jdmosorio
    Boa tarde,

    Já existe um add-on oficial "GLANCES" com posterior integração que mostra toda a informação do hospedeiro do HA.


    Mas se tem o HA OS instalado diretamente o HA já deverá ter acesso a toda essa informação por defeito sem necessitar do Glances. Penso que o uso do Glances seria mais na situação em que tem o HA instalado como VM num sistema operativo e assim obter a informação do "hospedeiro".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  10.  # 190

    Colocado por: mmasgb

    Mas se tem o HA OS instalado diretamente o HA já deverá ter acesso a toda essa informação por defeito sem necessitar do Glances. Penso que o uso do Glances seria mais na situação em que tem o HA instalado como VM num sistema operativo e assim obter a informação do "hospedeiro".

    Como já deve ter percebido, ainda estou muito verde no manuseamento do HA. Efectivamente quando vou á configuração/hardware mostra uma série de vectores p.ex:
    card0
    Subsistema:
    drm
    Caminho do dispositivo:
    /dev/dri/card0
    Atributos:
    DEVLINKS: /dev/dri/by-path/pci-0000:00:02.0-card
    DEVNAME: /dev/dri/card0
    DEVPATH: /devices/pci0000:00/0000:00:02.0/drm/card0
    DEVTYPE: drm_minor
    ID_FOR_SEAT: drm-pci-0000_00_02_0
    ID_PATH: pci-0000:00:02.0
    ID_PATH_TAG: pci-0000_00_02_0
    MAJOR: '226'
    MINOR: '0'
    SUBSYSTEM: drm
    TAGS: ':master-of-seat:seat:'
    USEC_INITIALIZED: '3475124'

    que penso ser de certa forma o caminho para um diverso componente, neste caso o "Card0", no entanto não sei como lá chegar.

    Com o Glances é um pouco mais intuitivo gráficamente e a sua integração permite vir a usar alguns sensores:

    Sensores
    /addons free
    204,2 GiB
    /addons used
    6,2 GiB
    /addons used percent
    3,0%
    /backup free
    204,2 GiB
    /backup used
    6,2 GiB
    /backup used percent
    3,0%
    /config free
    204,2 GiB
    /config used
    6,2 GiB
    /config used percent
    3,0%
    /data free
    204,2 GiB
    /data used
    6,2 GiB
    /data used percent
    3,0%
    /etc/hostname free
    204,2 GiB
    /etc/hostname used
    6,2 GiB
    /etc/hostname used percent
    3,0%
    /etc/hosts free
    204,2 GiB
    /etc/hosts used
    6,2 GiB
    /etc/hosts used percent
    3,0%
    /etc/resolv.conf free
    204,2 GiB
    /etc/resolv.conf used
    6,2 GiB
    /etc/resolv.conf used percent
    3,0%
    /media free
    204,2 GiB
    /media used
    6,2 GiB
    /media used percent
    3,0%
    /share free
    204,2 GiB
    /share used
    6,2 GiB
    /share used percent
    3,0%
    /ssl free
    204,2 GiB
    /ssl used
    6,2 GiB
    /ssl used percent
    3,0%
    acpitz 0 Temperature
    27 °C
    acpitz 1 Temperature
    29 °C
    CPU load
    0,25341796875
    CPU used
    6,6%
    RAM free
    3.017,7 MiB
    RAM used
    830,2 MiB
    RAM used percent
    21,6%
    Running
    1
    Sleeping
    171
    Swap free
    1,2 GiB
    Swap used
    0,0 GiB
    Swap used percent
    0,0%
    Thread
    598
    Total
    226

    que talvez permitam algumas automatizações, a saber:

    1.temperatura cpu >??º/ligar ou desligar dissipador externo
    2.ter o carregamento até aos 80% e desligar alimentação externa
    3.quando a bateria estiver nos 20% ligar a alimentação externa

    mas curiosamente, mesmo com Glances, não tenho acesso a todos o hardware do laptop como Bluetooth ou mesmo Wifi.
  11.  # 191

    Colocado por: mmasgb

    Desde que o mac mini seja compatível com UEFI boot mode não deverá ter problemas em instalar o HA diretamente no disco como sistema operativo:https://www.home-assistant.io/installation/generic-x86-64/

    Sendo utilizador ou não dos produtos da Apple não fará diferença visto que não terá de usar Mac OS.

    Tem também a opção de instalar como VM usando virtualbox por exemplo mas se não vai dar mais uso nenhum ao mac mini é preferivel a opção anterior.

    Eu recentemente comprei um Intel NUC novo dos mais baratos (processador Celeron) por volta dos 100€ (130€ com 2x memórias 4Gb e disco SSD) e estou muito contente, boa performance.

    Em relação às automações eu começaria por decidir qual o(s) protocolos que prefere usar em casa: Zigbee, Z-Wave ou o mais recente Matter. O que tem mais dispositivos compatíveis neste momento é Zigbee, mas se vai começar agora a sua casa inteligente pode comprar produtos que também já sejam (ou planeiam ser) compatíveis com o Matter visto poder ser o protocolo unificador de futuro.

    A partir daí tudo é possível! Eu começaria com luzes, pensar com que interruptores inteligentes substituir os atuais, sensores de presença como o aqara fp1 ou fp2 são muito bons em espaços como a sala ou cozinha para ligar ou desligar luzes automaticamente. Decidir se quer um assistente de voz como a Alexa ou o Google e ter algum dispositivo compatível em cada divisão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardofcorreia


    Boas,

    Pelo que vi tem ajudado bastante aqui o pessoal e percebe disto.

    No meu caso, neste momento tenho tenho shelly´s instalados, cerca de 20.
    Um Inversor Hibrido Goodwe com Baterias.
    Gestor de Excedentes.
    uma câmera exterior(penso em colocar mais para ter um circuito fechado)
    Bomba de calor para aquecimento central(neste momento não está ligada a nada remotamente"talvez futuramente")

    Estou com ideias de começar no mundo do HA.
    Bem passo a explicar a minha ideia inicial:

    Tenho intenção de colocar um tablet numa parede da sala para aceder pelas app, os shelly, inversor, e câmeras.
    Este tablet ficaria na parede que irá ter aceso a caixa ATI, e assim bastava fazer um furo e passar o cabo de carregador(depois arranjar maneira de o carregar conforme a percentagem, para não estar sempre a 100% e danificar mais rápido a bateria).

    Mas depois estive a ler e ler e se calhar irei aventurar-me no HA para que tudo esteja interligado, e assim esse tablet apenas terá de aceder ao HA para ter todas as funcionalidades.

    Pelo que percebo podemos instalar o HA num pc em modo virtual e assim o pc dará para mais coisas, mas penso que não seja o ideal.
    Sendo assim iria para um mini pc(consumo baixo) e instalava o HAOS direto nele e apenas será para correr o HA direto no disco(já tive a ver vídeos no youtube " https://youtu.be/JhCYR9zM4p0?si=mgtqRy9sEcDukthm ")

    Para os dispositivos que tenho no momento e diferentes(incluindo câmera)(e depois mais alguns, pois nisto o pessoal quer mais e mais), qual mini pc idial em relação qualidade/custo??
    8GB de RAM e disco de ums 128GB chega? deste género: https://amzn.eu/d/6khaOcb

    Ou encontro melhor e mais baixo custo??
    Concordam com este comentário: EduuM
  12.  # 192

    Colocado por: RcrdPrnt

    Boas,

    Pelo que vi tem ajudado bastante aqui o pessoal e percebe disto.

    No meu caso, neste momento tenho tenho shelly´s instalados, cerca de 20.
    Um Inversor Hibrido Goodwe com Baterias.
    Gestor de Excedentes.
    uma câmera exterior(penso em colocar mais para ter um circuito fechado)
    Bomba de calor para aquecimento central(neste momento não está ligada a nada remotamente"talvez futuramente")

    Estou com ideias de começar no mundo do HA.
    Bem passo a explicar a minha ideia inicial:

    Tenho intenção de colocar um tablet numa parede da sala para aceder pelas app, os shelly, inversor, e câmeras.
    Este tablet ficaria na parede que irá ter aceso a caixa ATI, e assim bastava fazer um furo e passar o cabo de carregador(depois arranjar maneira de o carregar conforme a percentagem, para não estar sempre a 100% e danificar mais rápido a bateria).

    Mas depois estive a ler e ler e se calhar irei aventurar-me no HA para que tudo esteja interligado, e assim esse tablet apenas terá de aceder ao HA para ter todas as funcionalidades.

    Pelo que percebo podemos instalar o HA num pc em modo virtual e assim o pc dará para mais coisas, mas penso que não seja o ideal.
    Sendo assim iria para um mini pc(consumo baixo) e instalava o HAOS direto nele e apenas será para correr o HA direto no disco(já tive a ver vídeos no youtube "https://youtu.be/JhCYR9zM4p0?si=mgtqRy9sEcDukthm")

    Para os dispositivos que tenho no momento e diferentes(incluindo câmera)(e depois mais alguns, pois nisto o pessoal quer mais e mais), qual mini pc idial em relação qualidade/custo??
    8GB de RAM e disco de ums 128GB chega? deste género:https://amzn.eu/d/6khaOcb

    Ou encontro melhor e mais baixo custo??
    Concordam com este comentário:EduuM


    Olá boa tarde,

    Acho que faz muito bem em optar pelo caminho do Home Assistant, para além daquilo que mencionou de centralizar as integrações, é extremamente fléxivel na construção do FrontEnd (no seu caso o dashboard para o tablet) e permite uma flexibilidade enorme nas integrações, desde automações de multiplos dispositivos (mesmo não sendo da mesma marca) em conjunto, etc etc ...

    Eu posso dar-lhe o meu exemplo, tenho um HA a correr num Raspberry Pi 4 de 4Gb há mais de dois anos sem nenhum problema (O meu Pi tem uma case com SSD pois os sd cards são lixo para este tipo de utilização. O que recomendaria aos dias de hoje seria um Raspberry Pi 5 com 8GB uma case com SSD e para a base está feito :)

    Espero ter ajudado, qualquer coisa disponha :)
 
0.0407 seg. NEW