Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    Estou a construir uma moradia com aproximadamente 280m2, em que a nivel de climatização optamos por:
    - Anonimo18072022A (mais para aquecimento)
    - Ventiloconvectores (mais para arrefecimento)
    (eu sei que tanto o piso radiante como os ventiloconvectores fazem quente e frio)

    A nivel de bomba de calor para a climatização + AQS bastará uma?
    O que recomendam?

    Obrigado
  2.  # 2

    basta uma claro, mas penso que deve ter o apoio de paineis solares termicos para rentabilizar melhor no AQS
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braca
  3.  # 3

    Colocado por: marco1deve ter o apoio de paineis solares termicos para rentabilizar melhor no AQS
    colectores termicos somente faz sentido se usar o excedente de verão para algo mais do que fazer as AQS,
    em todos os outros cenários é muito melhor, mais eficiente e mais barato colectores solares fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braca
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvescolectores termicos somente faz sentido se usar o excedente de verão para algo mais do que fazer as AQS,
    em todos os outros cenários é muito melhor, mais eficiente e mais barato colectores solares fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:braca

    A nivel de paineis solares, ainda não decidi, mas estou a ponderar investir em alguns paineis fotovoltaicos, visto que vai ser tudo à base de eletrecidade (incluindo 2 carros eletricos).

    Com 1 bomba a fazer AQS e climatização, nas alturas (por ex, no verão) em que se esteja a usar modos diferentes, por ex, agua quente (AQS) e a climatização em modo de arrefecimento, como é que a bomba se comporta, dá prioridade a AQS, ou consegue fazer ambas em simultaneo? (desculpem a ignorancia)
  5.  # 5

    Colocado por: braca
    A nivel de paineis solares, ainda não decidi, mas estou a ponderar investir em alguns paineis fotovoltaicos, visto que vai ser tudo à base de eletrecidade (incluindo 2 carros eletricos).

    Com 1 bomba a fazer AQS e climatização, nas alturas (por ex, no verão) em que se esteja a usar modos diferentes, por ex, agua quente (AQS) e a climatização em modo de arrefecimento, como é que a bomba se comporta, dá prioridade a AQS, ou consegue fazer ambas em simultaneo? (desculpem a ignorancia)


    Não percebo do assunto, mas explicaram-me que inverte o ciclo, esta é uma das razões porque alguns técnicos preferem colocar duas bombas em vez de uma, num banho mais demorado no Verão pode se sentir no arrefecimento.
  6.  # 6

    Colocado por: braca
    A nivel de paineis solares, ainda não decidi, mas estou a ponderar investir em alguns paineis fotovoltaicos, visto que vai ser tudo à base de eletrecidade (incluindo 2 carros eletricos).

    Com 1 bomba a fazer AQS e climatização, nas alturas (por ex, no verão) em que se esteja a usar modos diferentes, por ex, agua quente (AQS) e a climatização em modo de arrefecimento, como é que a bomba se comporta, dá prioridade a AQS, ou consegue fazer ambas em simultaneo? (desculpem a ignorancia)

    Dá prioridade às AQS, não consegue aquecer e arrefecer em simultâneo, mas também não fica 2horas a fazer AQS após 1-2 banhos.. é rapido e não é por isso que vai comprometer na climatização.
    Concordam com este comentário: VXMC, jorgealves
 
0.0130 seg. NEW