Iniciar sessão ou registar-se
    • FLxr
    • 29 abril 2021

     # 21

    Obrigado BigMouse, então mesmo para potencias inferiores a 6,90 é sempre preciso um termo de responsabilidade ou declaração de conformidade (que nenhum técnico de bom senso passaria se a instalação não estivesse em condições de certificar, caso fosse esse o desejo) sempre que se queria aumentar de 3,45 para superior...

    E de telecomunicações, sabe? Há obrigatoriedade de certificar o ITED?
  1.  # 22

    A instalação so é necessária certificar, caso a potência já não esteja viabilizada.

    Tratando se de um edifício colectivo será necessário projecto (o sumatorio de todas as potências do ramal de alimentação do prédio é superior a 10,35kva).

    Em relação ao ited, se a obra necessitar operação urbanistica, terá de projecto e adaptar a instalação (a área onde Existirá intervenção) as regras atuais. Terá sempre de realizar os ensaios obrigatórios. Depois terá ou não inspeção da ANACOM, conforme sorteio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FLxr
    • FLxr
    • 29 abril 2021

     # 23

    Colocado por: Bigmouse
    Em relação ao ited, se a obra necessitar operação urbanistica, terá de projecto e adaptar a instalação


    Obrigado!
    Como assim "operação urbanistica"? É um apartamento com 25 anos que está a ser beneficiado. A eletricidade vou certificar, porque já percebi que é melhor para evitar dissabores.

    O ITED não queria certificar. É um abuso ter de fazer o ITED como tudo o que o ITED 3 ou 4 exige. Queria perceber se legalmente posso prescindir da certificação do ITED, ou se é algo que mais tarde me posso arrepender de não fazer (e se a lei assim o exige, na minha situação)
  2.  # 24

    Deu conhecimento a alguma entidade pública, ou foi necessário alguma licença da CM?

    Se não foi necessário, eu esquecia certificação, mas ensaios Solicitava que fossem feitos pelo instalador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FLxr
    • FLxr
    • 29 abril 2021

     # 25

    Colocado por: BigmouseDeu conhecimento a alguma entidade pública, ou foi necessário alguma licença da CM?


    Pedi ocupação de via publica para contentor.
  3.  # 26

    Colocado por: FLxr
    Você diz que "Se o PMA é mesmo 3,45kVA, então aí há a questão da ficha eletrotécnica para subir a PMA"
    Eu tenho de discordar com isto. Você pode arranjar uma ficha, certificar até, e depois a coluna não permite que essa fração tenha mais que 3,45. E nesse caso fui certificar confiante numa coisa que não me serviu de nada


    Ok, não fui muito explícito. A ficha eletrotécnica é o mínimo dos mínimos necessários para a fração propriamente dita. Claro que podem existir mais condicionantes que impeçam ou não o aumento de potência. Depois de receber a informação a e-redes pronuncia-se se é ou não possível tendo em conta todas as condicionantes, e o custo de aumentar a potência, caso exista. A pessoa pode aceitar ou não.
 
0.0127 seg. NEW