Iniciar sessão ou registar-se
    • fiuza
    • 3 dezembro 2009 editado

# 1

Caros foristas,
    Este forum tem tanto de espetacular como de confuso. Por vezes pesquisamos sobre um tema, lemos o que queremos, o que nao queremos e ficamos sem saber o que queremos.
    Lancei este desafio, de analisarmos o custo de construçao por m2, para que se possa ajudar a tirar uma grande quantidade de duvidas. Ja aqui se falou que o valor mais consensual é o dos 750€/m2 mas há quem consiga chegar aos 500€/m2.
    O custo não está directamente associado à area, se pegarmos numa casa de 300m2 e diminuirmos antes da construçao 20% à area, nao vamos tirar 20% ao preço do m2 da construçao.
    Assim, eu sugeria que colocassem a area de construçao e dependentes das vossas casas ou outras que tenham construido e o preço que saiu o m2 ( Todos sabemos que o tipo de acabamento condiciona muito esta conta, mas penso que podemos chegar a conclusoes interessantes )
    cmps
  1.  # 2

O meu arquitecto baseou-se num valor de 900€/m2 para o concelho de Cascais.
  2.  # 3

O custo não está directamente associado à area, se pegarmos numa casa de 300m2 e diminuirmos antes da construçao 20% à area, nao vamos tirar 20% ao preço do m2 da construçao.

Pois não, em teoria o custo do m2 mantém-se e diminui é o preço final total em 20%.
  3.  # 4

Boas,

Esta conversa do preço do m2 de construção, para mim é muito subjectiva. Muitas coisas podem condicionar o preço, o próprio projecto arquitectura, o próprio terreno pode condicionar fortemente e o nível de acabamentos que vamos querendo também.

Posso encontrar diversos valores por m2 da moradia de 298m2 que estou a fazer. Vou dar então o meu exemplo, onde tenho 5 (cinco) valores por m2, distribuídos da seguinte forma:

Preço por m2 (Const): 766,24 €
    Preço por m2 (Const+I.S.): 822,83 €
    Preço por m2 (Const+I.S.+Cst Adm): 836,41 €
    Preço por m2 (Const+I.S.+Cst Adm+"Gadjets"): 1.067,21 €
    Preço por m2 (Const+I.S.+Cst Adm+"Gadjets"+Terreno): 1.226,61 €

Em I.S. (infra-estruturas) considero tipo o furo / bomba, o AQS e alguns arranjos exteriores que em parte, nada têm a ver com a construção, tipo vedação do terreno ou limpeza / correcção do terreno.
    Em Cst Adm (custos administrativos), considero taxas, licenças e comissões / custos notariais e/ou bancários
    Nos "Gadjets", leia-se piscina, micro-produção de energia ou sistema de climatização

1 abraço

RG

http://montedoregato.blogspot.com
  4.  # 5

Depende muito da finalidade do valor por m² ...
    •  
      MRui
    • 4 dezembro 2009

# 6

Perguntar quanto custa o m2 de construção (só assim, sem mais nada) é o mesmo que perguntar quanto custa um carro.
  5.  # 7

Colocado por: MRuiPerguntar quanto custa o m2 de construção (só assim, sem mais nada) é o mesmo que perguntar quanto custa um carro.

Ora ... e mais, estamos a falar de Moradias, Edificios de 5 pisos de Habitação, Edificios de Escritórios, Edifícios Industriais, Obras Publicas? ... não existem duas obras iguais.

Até hoje as unicas obras que orçamentei, que pude usar o m² como referencia foram Escolas, e isto porque os projectos da DREL eram todos iguais, as Peças Escritas e Peças Desenhadas eram produzidas em série, e praticamente não variavam ... o que acabava por influenciar o preço eram os Arranjos Exteriores e a Movimentação de Terras, o resto não variava muito, acabava por ser a zona do pais a influenciar os preços dos Materiais e os custos da Mão de Obra.

Custo m² vale o que vale ... se querem uma previsão do custo de determinada obra ... nada como Medir e Orçamentar a Obra.
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 8

Colocado por: Nuno Guerreiro
    Colocado por: MRuiPerguntar quanto custa o m2 de construção (só assim, sem mais nada) é o mesmo que perguntar quanto custa um carro.

Mas pelo menos fica a saber quanto precisa de gastar para ter um carro para conduzir, depois é uma questão de extras! :!

Custo m² vale o que vale ... se querem uma previsão do custo de determinada obra ... nada como Medir e Orçamentar a Obra.

Mas aí não têm uma previsão, têm já o valor final (desde que não desatem a fazer alterações):)

Eu embora concorde consigo acho que não faz mal as pessoas terem uma previsão, pelo menos já sabem que não custará 500,00m2 nem 2,000,00m2.

Agora entre estes valores conseguem sempre ter uma casa, resta saber é a qualidade da mesma e o grau de exigência de cada um.
    •  
      MRui
    • 4 dezembro 2009 editado

# 9

Colocado por: naar
    Perguntar quanto custa o m2 de construção (só assim, sem mais nada) é o mesmo que perguntar quanto custa um carro.

Mas pelo menos fica a saber quanto precisa de gastar para ter um carro para conduzir, depois é uma questão de extras! :!

Não me devo ter explicado bem. Quando digo que é o mesmo que perguntar quanto custa um carro, é nesse mesmo sentido de quando se pergunta quanto custa o m2 de construção, ou seja, se eu chegar aqui ao fórum e perguntar quanto custa um carro, a resposta mais provável é uma série de perguntas: carro de que marca, com que cilindrada, a gasolina ou gasóleo, com lugares para quantos passageiros, etc, etc, etc. Portanto, não passa de uma pergunta abstracta, cuja resposta só poderá ser uma série de perguntas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar

0.0135 seg. NEW