Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, em casa tenho uma bomba de água ligada a um balão de 50l com um pressostato para ligar e desligar entre os 2,5 bar e os 4,5bar.

    De há uns 3 anos para cá o pressostato tem dados problemas - por vezes não desliga aos 4,5 bar. Quando isto começou chamei um canalizador (o único na zona) que me mudou o pressostato. Ficou tudo bem e passado um ano aconteceu o mesmo, chamei o canalizador, mas como nunca mais vinha mudei eu o pressostato e a coisa aguentou-se mais um ano. Agora começou a dar problemas outravez. A maior parte das vezes funciona mas em média de 2 em 2 dias não desliga aos 4,5bar ficando a funcionar sem parar e eu tenho de manualmente desligar o disjuntor para parar a bomba. Para resolver, por vezes basta ligar de novo o disjuntor e a bomba fica parada, outras vezes continua a trabalhar e tenho mesmo de gastar a água toda do balão até a pressão baixar aos 2bar e depois quando ligo o disjuntor a bomba lá se desliga aos 4,5bar. Será normal o pressostato só aguentar um ano? Ou poderei ter outro problema que não estou a ver? O canalizador não aparece e já nem me atende o telemóvel😒

    Obrigada

    Edit: o balão tem 110litros
  2.  # 2

    Qual a pressão máxima da bomba? Acho que o problema está aí.
  3.  # 3

    Colocado por: dedaoQual a pressão máxima da bomba? Acho que o problema está aí.


    O manual diz pressão máxima 8,5bar
  4.  # 4

    Eh lá. Então já não sei.

    É pressoestato dos normais? Já experimentou diminuir/aumentar pressão de desligar certo?
  5.  # 5

    Colocado por: dedaoEh lá. Então já não sei.

    É pressoestato dos normais? Já experimentou diminuir/aumentar pressão de desligar certo?


    Sim, acho que é um pressostato normal, comprado na agriloja da zona por 11eur.

    Estava nos 2bar/4bar e alterei para 2,5bar/4,5bar, mas tudo na mesma.

    Na sei se influencia, mas o balão está com pressão de 1bar
    • SrR
    • 26 abril 2021

     # 6

    Coloque um outro tipo de pressostacto, pelo que conta deve ser entupimento com ferrugem na zona da membrana, coloque um danfoss ou telemequanic que têm o buraco da membrana maior
    Concordam com este comentário: dedao
  6.  # 7

    Colocado por: SrRColoque um outro tipo de pressostacto, pelo que conta deve ser entupimento com ferrugem na zona da membrana, coloque um danfoss ou telemequanic que têm o buraco da membrana maior
    Concordam com este comentário:dedao


    É bastante possível que seja isso, apesar de que eu estava descrente que fosse isso, mas consigo também a referir já acredito mais. Numa vez que veio cá o canalizador (entre a primeira e segunda troca de pressostato) abriu o pressostato e lavou a membrana mas sem dar grande importância a isso e a mexer numa data de outras coisas nem liguei muito. Por coincidência hoje em "desespero" lembrei-me disso e fiz o mesmo. Estava uma aguadilha vermelha por traz da membrana, passei tudo por água. Vamos ver se demora mais tempo agora a dar o problema.

    Agradeço as suas sugestões e vou ver pressostato dessa marca.
    • SrR
    • 26 abril 2021

     # 8

    Tem que desapertar o pressostacto fora e vê logo o buraco que falo
  7.  # 9

    Se o furo é acessível, abra-o um pouco com uma broca.

    Não sei para que é que usa a água, mas um filtro poderia resolver, uma vez que aquilo que apanha no pressostato vai também com a água para o que quer que esteja a alimentar.
 
0.0109 seg. NEW