Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Comprei um apartamento talvez com uns 50anos que apresenta alguns sinais de degradação, como tal vou proceder à remodelação, como se vai fazer uma instalação electrica nova aproveitava para fazer uma pequena rede ited.
    Mas estou com uma duvida, pretendia instalar uma caixa ati na entrada do apartamento mas fica deslocado face ao exterior para efeitos de entrada de sinal, como tal estava a pensar instalar a caixa ati num dos quartos que dá para a fachada e fazia um furo para o exterior para aplicação da tubagem e desta forma a alimentação vir directamente da fachada já que o apartamento em causa é um r/chão. Para além de me facilitar na distribuição da tubagem pelo resto da casa, qual o vossa opinião?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Vou aproveitar a thread, com esta coisa da ATI dificilmente caber um Fiber Gateway, ainda por cima pelo menos o da MEO diz para n colocar dentro da ATI (calor? wifi?), estou c dificuldade do q fazer numa casa nova.

    Perguntas adicionais à do Patermo:

    ! - Caixa ATI é obrigatória?
    2 - Tem de ficar à entrada da casa ou pode ser num sitio mais conveniente?
    3 - O que voces tem feito? fibra entrar na ATI e sair para um router á fora, e deste dps voltar rede, RF e Telefone de novo para a ATI?
  3.  # 3

    Colocado por: petermoOlá a todos,

    Comprei um apartamento talvez com uns 50anos que apresenta alguns sinais de degradação, como tal vou proceder à remodelação, como se vai fazer uma instalação electrica nova aproveitava para fazer uma pequena rede ited.
    Mas estou com uma duvida, pretendia instalar uma caixa ati na entrada do apartamento mas fica deslocado face ao exterior para efeitos de entrada de sinal, como tal estava a pensar instalar a caixa ati num dos quartos que dá para a fachada e fazia um furo para o exterior para aplicação da tubagem e desta forma a alimentação vir directamente da fachada já que o apartamento em causa é um r/chão. Para além de me facilitar na distribuição da tubagem pelo resto da casa, qual o vossa opinião?

    Obrigado a todos


    Se puder coloque o ATI junto do quadro eléctrico, e deixa um tubo directo do exterior até ao ATI, para entrada das comunicações.
    O ideal seria deixar espaço no ATI para colocar o router da operadora, e deriva tudo desse ponto.
  4.  # 4

    Colocado por: Pablo OSVou aproveitar a thread, com esta coisa da ATI dificilmente caber um Fiber Gateway, ainda por cima pelo menos o da MEO diz para n colocar dentro da ATI (calor? wifi?), estou c dificuldade do q fazer numa casa nova.

    Perguntas adicionais à do Patermo:

    ! - Caixa ATI é obrigatória?
    2 - Tem de ficar à entrada da casa ou pode ser num sitio mais conveniente?
    3 - O que voces tem feito? fibra entrar na ATI e sair para um router á fora, e deste dps voltar rede, RF e Telefone de novo para a ATI?


    Se se trata de uma casa nova, tem de ter projecto ITED, e deste faz parte o ATI, que tem de ter espaço para colocação do router ou equivalente.
    Há diversos tipos e tamanhos de ATI, dependendo do local onde irá fica o ATI e da quantidade de ligações pretendidas.
    Concordam com este comentário: RMPG
    •  
      Tome_2
    • 27 abril 2021 editado

     # 5

    Acho piada o pessoal achar que o Fiber Gatway é alguma inovação fabulastica da fibra óptica. É só o nome comercial que a Meo deu ao ONT...

    A ATI é obrigatório segundo as normas ITED.

    Colocar a ATI num quarto que vai ser quarto para é feio, ainda por cima sendo uma casa dos anos 50 com quarto pequeno vai ter um grande destaque.

    Aproveite para não promover a proliferação de cabos na fachada dos prédios. Imagine todos os vizinhos com entradas de cabos da fachada para o quarto. Infelizmente já acontece isso em muitos edifícios.
  5.  # 6

    A questão é q o famoso Fiber Gateway da Meo que o Tome achou piada, diz explicitamente para não colocar dentro do ITED. Não sei se é por uma questão de aquecimento ou por reduzir a difusão do Wifi (que eu tem faço muita questão de usar por que já tenho uma rede mesh de 3 pontos.

    Logo... se a caixa é obigatória em PT, pq o principal operador, que desenha os seus ONT em Portugal, não faz um modelo que seja compatível com obrigatória ATI, antes obriga toda a gente a andar a fazer desvios de fibra par fora, onde tenha o Gateway e deste voltar para a ATI caso queria aproveitar para distribuir rede, RF e telefone?
  6.  # 7

    Não trabalho com a PT/ALTICE/MEO ou lá como se chama agora, mas eu obrigaria o suposto técnico a montar me o serviço segundo as normas ITED e utilizando a ATI.
    Não querem colocar na ATI porque senão tem de instalar um router WIFI noutro lado, partindo do princípio que difundir WIFI da caixa ATI não é uma grande experiência.
    Querem utilizar um único equipamento para poupar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
    • jduro
    • 27 abril 2021 editado

     # 8

    Se vai construir, peça no projeto ITED uma caixa ATI grande, com espaço o router já não irá aquecer tanto, assim n terá problemas para la colocar o "Fiber Gateway" ou qualquer outro router/ont ou ate outros aparelhos que um dia queira colocar.

    Quanto ao ATI ser obrigatório, eu não creio que seja obrigatório um ATI, o que é obrigatório é uma solução para as telecomunicações, não tem necessariamente que ser um ATI, pode ser um bastidor, por exemplo.
  7.  # 9

    Colocado por: JoaoMSR

    Se puder coloque o ATI junto do quadro eléctrico, e deixa um tubo directo do exterior até ao ATI, para entrada das comunicações.
    O ideal seria deixar espaço no ATI para colocar o router da operadora, e deriva tudo desse ponto.
  8.  # 10

    Colocado por: JoaoMSR

    Se puder coloque o ATI junto do quadro eléctrico, e deixa um tubo directo do exterior até ao ATI, para entrada das comunicações.
    O ideal seria deixar espaço no ATI para colocar o router da operadora, e deriva tudo desse ponto.



    Sim já tinha pensado nisso, mas nesse caso o ati fica um tanto ou quanto distante da fachada, daí ter pensado em instalar no quarto adjadente à mesma já que fica mais perto da Rua.
  9.  # 11

    O que importa se está longe ou perto da fachada?
    Concordam com este comentário: Pablo OS
  10.  # 12

    Eu tenho meu "Fiber gateway" dentro do ATI e não se queixa..

    Os técnicos não reclamaram e o wifi funciona normalmente..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
  11.  # 13

    Colocado por: SS1128Eu tenho meu "Fiber gateway" dentro do ATI e não se queixa..

    Os técnicos não reclamaram e o wifi funciona normalmente..


    Será pedir mt q possas colocar aqui uma foto do teu ATI c o Gateway? (E já agora se outros tiverem tb... plesase)
  12.  # 14

    Tá um bocado desarrumado, mas o gateway não se queixa :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
      IMG_20210428_074706.jpg
 
0.0210 seg. NEW