Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas malta,

    Numa moradia do tipo contemporâneo, qual é a vossa opinião sobre rodapés exteriores?
    Devemos aplicar ou não? Existe quem diga que para limpar o chão exterior, varrer, lavar, etc. é melhor com rodapé, pois sempre protege a parede, que sendo em capoto, mais proteção precisa contra os indesejados "toques", além dos salpicos de água aquando da lavagem do chão, evitando que em pouco tempo a parede fique suja.
    Opiniões? Ficará mal?
    A água que escorre pela parede poderá infiltrar-se entre o rodapé e a parede?
  2.  # 2

    Refere-se ao soco?
  3.  # 3

    Desculpe, não percebi a pergunta.
  4.  # 4

    Rui atente no promenor desta casa de Raulino Silva.

    Cappoto + Rodapé, por acaso fica muito bem.

    https://1.bp.blogspot.com/-FmWxXAiln8Q/X8GZMawhhyI/AAAAAAAAF08/xc2P1zA55ugSpsNcPC7HOdSB-3qYbkkfQCLcBGAsYHQ/s2048/Casa%2BBeiriz%2B-%2BRaulino%2BArquitecto%2B%252809%2529.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui1977
  5.  # 5

    Gostei de ver...ando em testes...a ver vamos.
  6.  # 6

    Colocado por: Rui1977Gostei de ver...ando em testes...a ver vamos.


    Esse arquiteto tem mais, em outras obras.

    Utiliza muito o rodapé.
  7.  # 7

    Um familiar meu colocou rodapé na casa, até fica bonito agora mas no futuro não me parece que fique bem (neste caso particular). O piso ao longo do tempo acaba por abater e vai notar-se uma espécie de falha entre o piso e o rodapé.
    Off topic: também não percebo esta moda de todas as as construções novas levarem capoto, grande parte das casas que vejo que levaram capoto há poucos anos já começam a ficar cheias de marcas nas paredes, principalmente nas casas sem proteção de beirada (chamo-lhe casas modernas que mais parecem caixotes). Na minha casa estou a optar por parede dupla com isolamento pelo interior, nada de contacto com água.
  8.  # 8

    Com a quantidade de ferro que a minha casa levou à volta para se fazer o massame do passeio, espero que abata muito pouco.

    O capoto não é uma moda, é um método construtivo que visa melhorar o isolamento térmico das casas, nomeadamente com a eliminação ou diminuição substancial das pontes térmicas, algo que com parede dupla é muito difícil de conseguir.
  9.  # 9

    Colocado por: Rui1977Com a quantidade de ferro que a minha casa levou à volta para se fazer o massame do passeio, espero que abata muito pouco.

    O capoto não é uma moda, é um método construtivo que visa melhorar o isolamento térmico das casas, nomeadamente com a eliminação ou diminuição substancial das pontes térmicas, algo que com parede dupla é muito difícil de conseguir.


    Que adianta o argumento das pontes térmicas se depois o que mais vejo é caixilharia de fraca qualidade ou má colocação da mesma? Vejo na maioria das casas a abertura da caixa de estore virada pra baixo quando o mais eficaz era virada para fora e assim evitar qualquer passagem de ar exterior para interior quando se abre um estore. Depois quando se faz uma casa tem de se pensar também no seu comportamento a longo prazo, e não me parece que um edificio a capoto se comporte melhor que um edificio de parede dupla, pelo menos do ponto de vista económico. Situações em que chapam o capoto diretamente nos blocos, capoto de 2/3cm como vejo em prédios, depois com a massa por cima e uma pinturazinha fica tudo bonito e as pessoas dão um balúrdio pelas casas... Esperem 10 anos para ver o estado das construções de agora. A casa dos meus pais já tem 30 anos, é em carapinha sem pintura e dá 1000 a 0 a muitos casas recentes, a única manutenção que está a ser feita é agora passados 30 anos, mudança de caixilharia e telhas novas, mais nada.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  10.  # 10

    Colocado por: danipc

    Que adianta o argumento das pontes térmicas se depois o que mais vejo é caixilharia de fraca qualidade ou má colocação da mesma? Vejo na maioria das casas a abertura da caixa de estore virada pra baixo quando o mais eficaz era virada para fora e assim evitar qualquer passagem de ar exterior para interior quando se abre um estore. Depois quando se faz uma casa tem de se pensar também no seu comportamento a longo prazo, e não me parece que um edificio a capoto se comporte melhor que um edificio de parede dupla, pelo menos do ponto de vista económico. Situações em que chapam o capoto diretamente nos blocos, capoto de 2/3cm como vejo em prédios, depois com a massa por cima e uma pinturazinha fica tudo bonito e as pessoas dão um balúrdio pelas casas... Esperem 10 anos para ver o estado das construções de agora. A casa dos meus pais já tem 30 anos, é em carapinha sem pintura e dá 1000 a 0 a muitos casas recentes, a única manutenção que está a ser feita é agora passados 30 anos, mudança de caixilharia e telhas novas, mais nada.


    Pode aprofundar esta sua afirmação sff.

    Vejo na maioria das casas a abertura da caixa de estore virada pra baixo quando o mais eficaz era virada para fora e assim evitar qualquer passagem de ar exterior para interior quando se abre um estore.
  11.  # 11

    Eu inicialmente não tinha na zona do jardim - só tinha nas zonas do passeio. Mas passado pouco mais de 1 ano (moradia nova) acabei por mandar aplicar em toda as paredes e muros da casa.
    Em várias áreas, a relva encostava à parede de capoto, e sempre que aparava a relva com a máquina de fio, tinha de entalar uma placa de contraplacado, para não danificar a parede nem a a pintar de "verde" (eram sempre precisas 2 pessoas para esta tarefa).
    Pus um rodapé em granito, e agora a cortar a relva não tem dificuldade nenhuma. E esteticamente resultou bem.
  12.  # 12

    Tem foto?
  13.  # 13

    Também já decidi e disse ao empreiteiro que é para colocar rodapé em toda a volta.
    Concordam com este comentário: PRocha
  14.  # 14

    Colocado por: CapisoEu inicialmente não tinha na zona do jardim - só tinha nas zonas do passeio. Mas passado pouco mais de 1 ano (moradia nova) acabei por mandar aplicar em toda as paredes e muros da casa.
    Em várias áreas, a relva encostava à parede de capoto, e sempre que aparava a relva com a máquina de fio, tinha de entalar uma placa de contraplacado, para não danificar a parede nem a a pintar de "verde" (eram sempre precisas 2 pessoas para esta tarefa).
    Pus um rodapé em granito, e agora a cortar a relva não tem dificuldade nenhuma. E esteticamente resultou bem.


    Tem foto que possa partilhar.
  15.  # 15

    Colocado por: Rui1977Também já decidi e disse ao empreiteiro que é para colocar rodapé em toda a volta.
    Concordam com este comentário:PRocha


    O que irá colocar?
  16.  # 16

    Irei colocar mosaico.
 
0.0148 seg. NEW