Estou a remodelar um prédio pequeno (30m2 de implantação). Nesse processo retirei o teto e o chão de um dos pisos e quero aproveitar para reparar e reforçar as vigas de madeira. A estrutura do prédio é em alvenaria resistente com cintas de betão na periferia e uma viga transversal no centro.
As vigas de madeira têm cerca de 8x20cm afastadas de 60cm, para um vão de 5m. Tem uma parede de tabique a meio do vão que embora pareça desligada deve fornecer algum apoio. Tem ainda 3 alinhamentos de travessas em diagonal mas que parecem já algo deterioradas.
O plano é:
a. tratar as vigas com 3 a 4 demãos de xylophene, b. colocar dois alinhamentos de reforço transversal (onde o vão é só de cerca de 3 metros) com travessas em contraplacado fenólico, c. Colocar painéis de OSB sob o soalho de madeira maciça para distribuir ainda melhor as cargas e isolar ainda melhor acusticamente. d. preencher o chão/teto com lã de rocha e/ou alguma manta acústica, assim como cortiça nos apoios, pois tenho algumas queixas de ruido de precursão e ambiente.
As questões que tenho são:
1. Posso ou devo aplicar algum tipo de verniz ou esmalte nas vigas após o xylophene?
2. Posso pregar diretamente as travessas ou é melhor usar ferragens?
3. Chegam os 2cm de espessura do painel de contraplacado ou compensa colar/aparafusar 2 travessas e ficar com 4cm, ou mais?
4. O Contraplacado e o OSB são resistentes ao bicho e fungos (como levam bastante cola e outros processos químicos)? Ou devem ser tratados? Como?