Boa tarde, sendo esta a segunda vez que coloco dúvidas neste site, agradecia desde já a disponibilidade para esclarecimento do seguinte: Sou proprietário de um prédio que pretendo restaurar com rés-do-chão, 1º andar e águas furtadas. No rés-do-chão funciona um café. Por ser um prédio antigo, o pavimento é com traves em madeira e barrotes, coberto por um soalho. Nas conversas que tenho mantido com o arquitecto foi-me apresentada a possibilidade de fazer uma espécie de águas-furtadas sobre parte das actuais águas-furtadas. No fundo, uma sala mais elevada, sobre parte do telhado. Não sei se me vou explicar bem, mas o telhado tem apenas duas faces, uma para a frente do prédio, outra para as traseiras. As “laterais” são fechadas pelas paredes. A minha dúvida é a seguinte: 1. O arquitecto diz que terá de estudar onde arranjar suporte para este novo andar, mesmo que pequeno, pois não podendo fechar o café, terá de pensar numa solução. É muito complicado pensar numa possibilidade de suporte?
2. e elevar o telhado será ainda mais complicado, sem estar a prejudicar o café?
Viva, o tópico era diferente. Eu realmente aproveitei parte da descrição do prédio do tópico anterior, apenas por comodidade. Mas as perguntas e o problema são outros. Agora trata-se da possibilidade de, sem colocar vigas, ampliar em altura o prédioi ou subir /substituir o telhado por um novo piso e ter estrutura que suporte paredes e tectos. Obrigada, Pedro2001