Iniciar sessão ou registar-se
    • 007
    • 28 abril 2021

# 1

Boa tarde,

De há uns meses para cá tenho andado a ver casas para comprar. O meu orçamento ronda os 200k e ultimamente têm me dito que com esse valor é bem possível comprar terreno e contruir casa.

A zona de construção seria Amarante ou Celorico de Basto, com o terreno a custar no máximo 40k. Sendo um completo leigo na matéria e partindo do pressuposto que o valor final da construção depende de inúmeros fatores, é possível ter uma ideia do que poderia construir com 160k?

Pretendia algo do género:

2quartos + 1 suite
    WC de serviço + 1 para os 2quartos
    Escritório
    sala de estar e sala de jantar
    cozinha
    sala de máquinas

Não pretendo grandes divisões e acabamentos de média qualidade.

Com tantos fatores a serem ponderados (na construção de casa) não sei se é possível ajudarem-me, mas agradeço desde já qualquer feedback.

Obrigado.
  1.  # 2

Se é só curiosidade pode orientar-se pela "bitola" dos 1000€/m2 de construção, se na verdade pretende andar com essa ideia para a frente, fale com um arquitecto e diga-lhe o que pretende.
  2.  # 3

+iva.

200k-40k=160

160- taxas, taxinhas, projectos, arranjos exteriores e imprevistos = 140/145k

145k/1230m2 (1000+iva) dá para uma casa de 120a140m2

Mais para a frente ou mais para trás.
  3.  # 4

Eu com esse orçamento investia nisto:

https://www.idealista.pt/imovel/30995006/ dá para a aquisição e obras que necessite.
    • 007
    • 28 abril 2021

# 5

Colocado por: gil.alves145k/1230m2 (1000+iva) dá para uma casa de 120a140m2

Obrigado. Não pensei que fosse tão caro o m2. Achei um pouco estranho quando me diziam que por 150k fazia grande casa, assim parece mais realista.

As casas prontas que tenho visto serão provavelmente uma opção mais em conta.
  4.  # 6

5.  # 7

Colocado por: 007

Obrigado. Não pensei que fosse tão caro o m2. Achei um pouco estranho quando me diziam que por 150k fazia grande casa, assim parece mais realista.

As casas prontas que tenho visto serão provavelmente uma opção mais em conta.

Na zona que é certamente que constroi mais barato e compra o terreno mais barato, os 1000€ é o preço de "tabela"... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 007
    • 007
    • 28 abril 2021

# 8

Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.idealista.pt/imovel/30995006/dá para a aquisição e obras que necessite.

Ahah.. Estive à coisa de um mês nessa moradia.
  6.  # 9

Colocado por: Vítor MagalhãesEu com esse orçamento investia nisto:

https://www.idealista.pt/imovel/30995006/dá para a aquisição e obras que necessite.

Olhe!
    Se não estiver nada de muito errado e que seja a sua praia está aí um belo sítio com umas potencialidades brutais!!
    • 007
    • 28 abril 2021

# 10

Colocado por: gil.alves
    Olhe!
    Se não estiver nada de muito errado e que seja a sua praia está aí um belo sítio com umas potencialidades brutais!!

Eu fui visitar esse imóvel. A tipologia de duas casas separadas não me agradou e quase não tinha espaço exterior.

A ideia de renovar algum imóvel agrada-me mas é difícil de encontrar algo com potencial para o que pretendo. O que mais encontro são ruínas que imagino ser praticamente o mesmo que contruir do zero..
  7.  # 11

Colocado por: 007não me agradou
    Lá está como disse sendo a sua praia.

Ruínas é preciso de ter em atenção ainda mais para que não tenha mais trabalho do que construir de raíz.

A zona que procura tem potenciais muito bons.
    A zona de Celorico é muita linda. Boa Sorte na pesquisa. Nessas zonas acredito que a bitola lhe fique um bocadinho mais barata ou de outra maneira consiga construir mais alguma área por esse valor mas se quer alguma coisa com alguma qualidade não há-de fugir.

Abr.
  8.  # 12

Compre feito..fica mais barato e não terá chatisses.
    E casas para recuperar é uma ideia que pode sair muito furada...e pode ter uma derrapagem enorme.
  9.  # 13

Não entendo como é que no Minho se continua a construir tão barato.

Mas porque é que os pedreiros lá se continuam a dispor a trabalhar pelo salário mínimo? Até os serventes mereciam ganhar mais, quanto mais os oficiais.
  10.  # 14

Colocado por: marteloescoproNão entendo como é que no Minho se continua a construir tão barato.

Mas porque é que os pedreiros lá se continuam a dispor a trabalhar pelo salário mínimo? Até os serventes mereciam ganhar mais, quanto mais os oficiais.

Amarante é duriense, Celorico de Basto pertence ao Minho e logo à frente tem Mondim que pertence a Trás-os-Montes. Acredito que a cultura seja mais trasmontana que outra.
    Concordam com este comentário: gil.alves, antonylemos
  11.  # 15

Colocado por: Vítor Magalhães

Na zona que é certamente que constroi mais barato e compra o terreno mais barato, os 1000€ é o preço de "tabela"... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:007
    Olhe que mesmo por esta zona os empreiteiros tambem tomaram o gosto a simplificar a conta, andam a ler demasiado o fórum provavelmente porque tambem ja sao raros os que atiram pra menos de 1000€ m2
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  12.  # 16

Colocado por: 007A zona de construção seria Amarante ou Celorico de Basto, com o terreno a custar no máximo 40k. Sendo um completo leigo na matéria e partindo do pressuposto que o valor final da construção depende de inúmeros fatores, é possível ter uma ideia do que poderia construir com 160k?
    eu sou de Celorico, se quiser pode ligar e discutimos as opções que tem.

cá ainda se constrói um pouco mais barato que no resto do país mas mesmo assim não se faz milagres.
  13.  # 17

Nos últimos tempos os materiais aumentaram muito de preço... O número de obras também...o número de pessoal disposto a trabalhar na construção civil diminuiu...
    Tire as suas conclusões... Construir está cada vez mais dificil

0.0208 seg. NEW