eu tenho uma lareira com recuperador, e estava a pensar fazer uma instalacao para aproveitar o ar quente que tenho na caixa da chaminé. o meu recuperador tem 2 saídas ar quente para tubagens, mas como estou a pensar em instalar uma turbina falei com um colega meu e ele disse-me que o mais certo e a turbina sugar todo o ar quente do recuperador mais o ar quente da sala. a minha ideia nao sei se e boa se nao mas queria aproveitar o ar quente da chamine (a minha chamine e fechada, nao tem grelhas) so nao sei a melhor forma para o fazer. envio uma imagem a ilustrar as minhas 2 ideias iniciais, para saber se são viáveis e qual delas a melhor em termos de aproveitamento do calor. a minha ideia e fazer um buraco para a rua para ir buscar ar e a turbina ficar por baixo da casa a aspirar o ar quente da chaminé.
Eu tinha exactamente o mesmo problema. Solução: tirei o recuperador, deitei abaixo a caixa de pladur, e instalei uma salamandra que é do tamanho de um recuperador.
Ficou o tubo da chaminé à vista, côr preta, e só digo que não tem comparação o calor que aquilo dá. É preciso abrir a porta da sala senão fica demasiado quente. E a poupança de lenha é significativa: 5 toros médios de azinho dão para 24 horas. O que gastei em obras irei poupar em lenha certamente.
Estou fã das salamandras, mas acho que devem ser grandes, do tamanho dos recuperadores típicos
Se a sua caixa da chaminé tiver lã de rocha esse ventilador q quer instalar vai pulverisar a casa c\ filamentos que são cancerigenos.
o meu prob nao e aquecer a divisão em que o recuperador esta pois esta a aquecer uma area aprox. de 50mt2 mais coisa menos coisa (sala e cozinha).... quero é ainda aquecer (aumentar um bocado a temperatura) os quartos através do ar quente produzido pela chaminé sem roubar o calor existente na sala.
estava era a ver se conseguia que alguém me desse uma ideia se aquilo que eu estou a pensar esta bem. ou uma maneira melhor para rentabilizar o calor produzido pela chaminé.
tambem ja pensei em deixar as duas saidas de ar do recuperador com tubos por dentro da caixa da chamine mas os dois ligados a fazer uma especie de U invertido.
A meu antigo recuperador tinha uma saída para a sala e outra para um quardo em cima. Funcionava mas o rendimento....
Se puser um ventilador na caixa da chaminé saca o calor que resta para fora, nem precisa de entrada de ar de fora, precisa sim de uma grelha baixa, na caixa, para entrar o ar.