Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Queria saber concretamente quais as consequências da construção ilegal de uma casa de madeira num terreno rústico. Isto é, se eu eu conseguir construir sem embargo uma casa e estiver a morar nela com a minha família (2 adultos e 3 crianças) e esta for a minha única propriedade.

Agradeço comentários construtivos.
    Perante o cenário imobiliário actual, com valores de rendas exorbitantes e sem ter dinheiro para entrada na compra de casa a crédito, parece-me a mim a unica possibilade viável.
  2.  # 2

Habitação propria permanente tem que ser licenciada. Independentemente ser de madeira, ferro ou palha.

O terreno sendo rustico não inviabiliza a construção. Tem de ver o PDM onde esta inserido o terreno. - Nada mais.
  3.  # 3

Eu sei que tem de ser licenciada.

Quais são então as condições em que se pode construir num terreno rústico?
  4.  # 4

Colocado por: Paulo PeraEu sei que tem de ser licenciada.

Quais são então as condições em que se pode construir num terreno rústico?

Caracterização de rústico é relativa as finanças, não indica nada sobre a possibilidade de construir ou não, terá de consultar o PDM na câmara municipal para saber se é possível construir ou não.
    Se optar fazer ilegalmente terá de contornar muita coisa, a começar por embargos e multas, pedido de água e luz sem licença de habitabilidade, e no limite poderá até ser mandado demolir.
  5.  # 5

Colocado por: Paulo Peraconstruir num terreno rústico?

Ponha aqui as coordenadas aproximadas do terreno.
  6.  # 6

É agricola.

Em que condições posso dizer que é um apoio agrícola?

Vejo tantas por aí fora, às vezes mesmo à venda sem licença de utilização por isso pergunto quais as reais consequências, porque a demolição parece-me pouco provavel.
      terreno.jpg
  7.  # 7

Já ponderou a compra de uma casa...com rodas ( mobile home)?
    Não, não é uma rulote....tradicional.

Exemplo...MERAMENTE ILUCIDATIVO.
    https://www.casasmoveis.com.pt/memoria-descritiva/
  8.  # 8

Colocado por: Sansoni7Já ponderou a compra de uma casa...com rodas ( mobile home)?

Exemplo...MERAMENTE ILUCIDATIVO.
    https://www.casasmoveis.com.pt/memoria-descritiva/

Passo todos os dias por uma. Amanhã coloco uma foto.
  9.  # 9

Colocado por: Paulo PeraÉ agricola.

Sendo agrícola teria imensos requisitos para ficar legal. A começar que teria de pedir à RAN e ter um projecto de agricultor...
    Edificar para habitação apenas não lhe autorizam.

O que esta feito depende de muitos factores...
    Ilegais, mudanças de PDM posteriores, antiguidade da habitação...
  10.  # 10

Colocado por: Paulo PeraBoas,

Queria saber concretamente quais as consequências da construção ilegal de uma casa de madeira num terreno rústico. Isto é, se eu eu conseguir construir sem embargo uma casa e estiver a morar nela com a minha família (2 adultos e 3 crianças) e esta for a minha única propriedade.

Agradeço comentários construtivos.
    Perante o cenário imobiliário actual, com valores de rendas exorbitantes e sem ter dinheiro para entrada na compra de casa a crédito, parece-me a mim a unica possibilade viável.

mesmo que consiga construir terá sempre o problema da luz e da água. Não fazem ligações a casas ilegais.
    tb não fazem crédito habitação para casas ilegais. Por isso teria que avançar com as suas poupanças ou com créditos pessoais. Resta saber se terá poupanças suficientes para uma casa de madeira, porque os crédito pessoais são feitos no máximo até 10 anos e para valores relativamente baixos para uma casa (cerca de 50k) já tem prestações proibitivas.

Colocado por: Paulo Peraporque a demolição parece-me pouco provavel.

sendo pouco provável, ou não, será sempre uma hipótese para uma casa ilegal.
  11.  # 11

Colocado por: Paulo PeraIsto é, se eu eu conseguir construir sem embargo uma casa e estiver a morar nela com a minha família (2 adultos e 3 crianças) e esta for a minha única propriedade.
    Não se meta em trabalhos. Há 20 anos atrás ainda se conseguia fazer muita coisa assim pela calada, agora não é assim. Corre o risco de gastar muitos milhares de euros e no fim ficar sem nada.

Antes de mais nada acho que definir qual o valor que pode gastar numa habitação. Depois com o valor em mão ver o que consegue comprar/fazer. O imobiliário está de loucos, mas as oportunidades ainda aparecem, meta a família toda à procura.
  12.  # 12

Sendo agrícola teria imensos requisitos para ficar legal. A começar que teria de pedir à RAN e ter um projecto de agricultor...

Não está na RAN.

Colocado por: Sansoni7Já ponderou a compra de uma casa...com rodas ( mobile home)?

São demasiado pequenas. Tenho 3 filhos. Já pensei em adquirir duas e juntar.
  13.  # 13

Colocado por: Paulo PeraJá pensei em adquirir duas e juntar.

Precisa de licenciamento normal como qualquer casa.
  14.  # 14

Colocado por: Paulo PeraÉ agricola.

Em que condições posso dizer que é um apoio agrícola?

Vejo tantas por aí fora, às vezes mesmo à venda sem licença de utilização por isso pergunto quais as reais consequências, porque a demolição parece-me pouco provavel.
      terreno.jpg

Julgo que pode licenciar como um apoio agricola, mas ficara limitado a isso no futuro
  15.  # 15

Colocado por: tviegasJulgo que pode licenciar como um apoio agricola

Apoio para que? O que tem lá plantado?
    Não basta dizer que é apoio agrícola.
  16.  # 16

Colocado por: Anonimo09092021Eu não o faria. Guarde as coordenadas para si e consulte o PDM com a ajuda de um funcionário do Urbanismo da sua CM.

o melhor comentário e o melhor conselho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  17.  # 17

Há sempre uma alternativa à ilegalidade. O problema da ilegalidade é gastar para construir e depois gastar para legalizar ou para arranjar alternativa.

Em que zona do país pretende habitar?
  18.  # 18

Colocado por: Tome_2
    Apoio para que? O que tem lá plantado?
    Não basta dizer que é apoio agrícola.

Apoio agrícola será para ... agricultura. Pode ser para guardar ferramentas, armazenar produção, maquinas, uma cozinha de campo, etc. É claro que ao entregar na camara tera que ser um espaço amplo, quanto muito com um wc e pequena cozinha.
  19.  # 19

Existe a possibilidade de construir se for reserva agricola. Esta prevê a possibilidade de construção para habitação própria e permanente do proprietário se este não tiver outros imoveis no seu nome e for elegível para apoio jurídico da segurança social, entre outras pouas condições. No entanto, o pdm também tem que prever esta situação. Muitas câmaras não têm conhecimento deste artigo da ran. Faça uma pesquisa, imprima e vá à câmara perguntar se o pdm prevê. Eu estou na mesma situação. Ainda na fase de apreciação por parte da ss. Em relação a terrenos rústicos e se não tiver 4 ha não sei se é possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, Paulo Pera
    • Luis81
    • 29 abril 2021 editado

# 20

0.0203 seg. NEW