Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia gostaria que me tirassem umas dúvidas relativamente a venda de uma casa a baixo do vpt.
    Pretendo comprar a casa do meu pai que está avaliada nas finanças a x e o meu pai vende me a casa a baixo desse valor apenas 13 mil euros
    Terei eu ou ele problemas nas finanças por causa disso?
    Ex: vpt 105.000€ e vende me por 95.000€
    Tenho também uma irmã que irá assinar na venda logo por aí é com o seu consentimento e depois o meu pai lhe dará a parte dela pois ela não tem interesse no imóvel e eu para futuramente não o ver vendido a estranhos pretendo comprar .
    Muito obrigado a quem puder ajudar
  2.  # 2

    E porque não doação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
  3.  # 3

    Obrigado pela sua resposta.
    Creio que doação não dá porque tenho ou neste caso o meu pai tem de dar a parte que pertence a minha irmã. Isto e uma partilha em vivo ou seja futuramente a casa era minha e da minha irmã mas ela como não quer o imóvel futuramente eu ficava com a casa e teria de pagar a parte que era dela ou seria metade do valor... Falei com o meu banco e disseram me que o meu pai sendo proprietário teria que me vender o imóvel a mim e depois claro com esse dinheiro dar metade do valor a minha irmã para ficar dividido em partes iguais e assim ficar a situação da casa já resolvida.
    Obrigado
  4.  # 4

    Boa tarde,

    o VPT é usado para calcular o IMI e o IMT. Nem o valor da escritura é calculado tendo em conta o VPT, portanto penso que não terá problemas ao comprar uma casa abaixo do VPT.

    De qualquer forma informe-se num notário ou mesmo nas finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
  5.  # 5

    Colocado por: tiagofhoBoa tarde,

    o VPT é usado para calcular o IMI e o IMT. Nem o valor da escritura é calculado tendo em conta o VPT, portanto penso que não terá problemas ao comprar uma casa abaixo do VPT.

    De qualquer forma informe-se num notário ou mesmo nas finanças.


    o VPT é usando para calcular o IMI. O IMT é calculado com base no maior valor entre o VPT e o valor escriturado. Por isso vai comprar por 95k, mas o IMT será calculado com base nos 105K. Entre IMT e imposto de selo será uma diferença de 200€, nada de grave.
    Concordam com este comentário: carlos almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
    • RCF
    • 29 abril 2021

     # 6

    As Câmaras Municipais têm, nalgumas (em muitas) zonas, direito de preferência na aquisição. Convém acautelar essa situação, especialmente se a venda for feita por um preço abaixo do VPT.
    Apesar do argumento que deu, creio dever aprofundar melhor a possibilidade de doação. Creio ser possível e será menos onerosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
  6.  # 7

    Como vai ser ressarcida a irmã?

    É o pai que lhe dá em dinheiro ou vai contrair um empréstimo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
  7.  # 8

    Vou contrair empréstimo... Crédito habitação
    Pago a casa ao meu pai e ele dá metade do valor a minha irmã ...
  8.  # 9

    Colocado por: Vsfernandes28Vou contrair empréstimo... Crédito habitação
    Pago a casa ao meu pai e ele dá metade do valor a minha irmã ...

    Vai pagar ao seu pai metade do valor atribuído à casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
  9.  # 10

    Não eu vou pagar 10 mil euros a baixo do vpt . Depois o meu pai faz a doação de metade do valor da casa a minha irmã
  10.  # 11

    Colocado por: Vsfernandes28Não eu vou pagar 10 mil euros a baixo do vpt . Depois o meu pai faz a doação de metade do valor da casa a minha irmã

    Essas contas estão mal feitas.

    Deviam de atribuir um valor à casa, você comprava a casa por esse valor, e depois o seu pai distribuía o dinheiro pelas duas filhas, todo ou apenas parte.
    Em alternativa, você comprava a casa por metade do valor atribuído, e o seu pai dava esse dinheiro à sua irmã
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  11.  # 12

    Imaginando que no dia da escritura o seu pai dá metade do valor à sua irmã. No dia a seguir ele morre. A outra metade do dinheiro é a dividir pelos 2. Ela fica com 75% do valor da venda e você comprou uma casa com 25% de desconto.
    • AMVP
    • 30 abril 2021

     # 13

    A pergunta era apenas se havia problema em comprar abaixo do vpt.
  12.  # 14

    Colocado por: AMVPA pergunta era apenas se havia problema em comprar abaixo do vpt.


    Pois é...
    Aquilo que parece simples afinal tem mais nuances.

    Eu gosto que se veja a situação em vários primas.

    Porque não sabemos o futuro temos de ter cautela.

    Hoje a família é amiga...mas amanhã não se sabe. Infelizmente acontece muito.😵
    Concordam com este comentário: JVMM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
    • RMPG
    • 30 abril 2021

     # 15

    Alimentando aqui um pouco a conversa. concordando com AMVP a pergunta na verdade era se havia problema em comprar abaixo do VPT, parece-me que esta mais ou menos esclarecida...
    Mas agora olhando aqui a outras questoes que se levantam, parece que algume vai ficar aqui a perder, pois se vai comprar a casa com emprestimo e o pai vai dar metado do valor á irmã, nao lhe da metade do valor a si???

    Assim concordo com Picareta pois ambas as sujestoes estao corretas..

    Agora claro que podem aqui haver outros contornos que façam com que a opçao seja diferente...

    E falo por mim, os meus pais ja me ajudaram algumas vezes a mim ou a minha irma sem obrigatoriamente dar valor igual ao outro... pois em vida farao o que eles bem entenderem ao que têm.. e damo-nos todos bem..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
  13.  # 16

    Sim será por igual .até a sua morte viverá na mesma na casa comigo e dinheiro será para obras . Ou seja imaginemos que a avaliação do banco da 75 a cada um . Da 75 a minha irmã e depois o resto que me pertence será para obras . Nesse caso nunca ng fica a perder porque se fosse assim não queria nem seria justo.e como digo ate a sua morte a casa será sempre dele entre aspas.
  14.  # 17

    Tb tem de ver a questão das mais valias. Tem de ter em conta o VPT.
    Concordam com este comentário: carlos almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
 
0.0179 seg. NEW