Iniciar sessão ou registar-se
    • XLMB
    • 30 abril 2021

     # 1

    Bom dia, após arrisco-me a dizer horas a ler os mais diversos tópicos aqui no fórum, como o titulo indica, chegou a minha vez de 'requisitar os vossos serviços' !
    Criei este tópico com o intuito de ir esclarecendo as minhas dúvidas e ir partilhando com vocês a construção da nossa casa !
    A casa é feita ao gosto de cada um mas já vi aqui muitos e bons conselhos que de outra forma nem me passava pela cabeça .
    Feita a introdução, vamos a coisas 'sérias' .
    Já temos terreno, tem cerca de 1250m2, é mais ou menos quadrado com sensivelmente 35m de frente, a quota do terreno é mais alta cerca de 4 metros em relação á rua .
    A ideia seria uma casa térrea, 3 quartos, com a garagem na cave (o que ficaria ao nível da rua)
    Já contratamos arquiteto e vamos começar as reuniões para deliberar o que pretendemos .
    A primeira discussão, saudável pelo menos para já, é a área útil .
    Qual a vossa opinião relativo á área que deve ter uma casa com 3 quartos, sendo que sala e cozinha seria tipo um open space e não queremos divisões em que temos de ligar para saber onde anda o resto da famelga :)
    Assim por alto :
    Open Space (Sala/cozinha/sala refeição)
    WC serviço
    2 Quartos que vão partilhar um WC
    1 suite com closet
    Respetivos acessos

    165/175m2 exluindo a garagem é um número descabido ?

    Desculpem o relatório inicial, prometo falar menos nos próximos capítulos :)
  1.  # 2

    Colocado por: XLMBa quota do terreno é mais alta cerca de 4 metros em relação á rua .


    Colocado por: XLMBcom a garagem na cave (o que ficaria ao nível da rua)


    E a garagem fica com um pé direito de 4m?
    • XLMB
    • 30 abril 2021

     # 3

    Colocado por: zedasilva



    E a garagem fica com um pé direito de 4m?


    Não necessariamente, são 3 metros e tal e o terreno não é plano, no inicio do terreno é mais baixo que no centro .
    Penso que possa ser corrigido, não ?
  2.  # 4

    Colocado por: XLMBPenso que possa ser corrigido, não ?

    Sim, em principio sim.
    Concordam com este comentário: XLMB
  3.  # 5

    Colocado por: XLMB165/175m2 exluindo a garagem é um número descabido ?

    Defina o que pretende para cada espaço, e não o total da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XLMB
  4.  # 6

    Esta é uma excelente dica inicial:
    Defina o que pretende para cada espaço, e não o total da casa.


    No nosso caso andamos a ver as moradias de todos os familiares e amigos e andávamos e comparar dimensões até chegarmos ao que considerávamos adequado a cada divisão (nada de muito pequeno, nada de exorbitante mas razoável e com a sensação de espaço). No final a área acaba por somar...

    Não pretende lavandaria, despensa, arrumos, área técnica, etc? Também são áreas a considerar e algumas de cariz bastante importante. Cada vez mais vejo casas desenhadas em que não são mais do que "apartamentos no chão" onde a infraestrutura do prédio (invisível normalmente) nem sequer é considerada...

    Boa sorte para esta fase. É de importância extrema: demore tempo a definir bem o que pretende pois vai condicionar tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XLMB
    • XLMB
    • 30 abril 2021

     # 7

    Colocado por: NielsBohrNão pretende lavandaria, despensa, arrumos, área técnica, etc? Também são áreas a considerar e algumas de cariz bastante importante. Cada vez mais vejo casas desenhadas em que não são mais do que "apartamentos no chão" onde a infraestrutura do prédio (invisível normalmente) nem sequer é considerada...


    Sim, pretendemos claro .
    Arrumos maiores e área técnica estava a pensar incluir na cave .
    A descrição inicial era para dar uma ideia do que pretendemos, lavandaria e despensa assim como uma pequena 'divisão' na entrada está nos planos .



    Colocado por: NielsBohrNo nosso caso andamos a ver as moradias de todos os familiares e amigos e andávamos e comparar dimensões até chegarmos ao que considerávamos adequado a cada divisão (nada de muito pequeno, nada de exorbitante mas razoável e com a sensação de espaço)


    É dentro disso que queremos, nada de muito pequeno mas também não exagerado, até porque para além do custo acrescido há o custo de climatização e afins...

    Posso perguntar quais foram as áreas que acabaram por achar adequadas ?
  5.  # 8

    Até consegue fazer com menos área que isso.
    Eu tenho cerca de 170m2 e além de tudo o que disse, ainda tenho um escritório (9m2) e uma despensa/lavandaria (9m2), se fosse hoje tinha encurtado os Wcs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XLMB
    • XLMB
    • 30 abril 2021

     # 9

    Colocado por: rjmpiresAté consegue fazer com menos área que isso.
    Eu tenho cerca de 170m2 e além de tudo o que disse, ainda tenho um escritório (9m2) e uma despensa/lavandaria (9m2), se fosse hoje tinha encurtado os Wcs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:XLMB


    Fui dar uma espreitadela á sua e realmente pela planta até parece ter áreas generosas, os 170m2 que diz são excluindo a garagem ?
  6.  # 10

    A nossa área climatizada, toda no rés-do-chão, são 270 m2 (inclui paredes mas não me dei ao trabalho de as descontar).
    Temos depois uma garagem grande (dá para dois carros abrirem as portas facilmente) também incluída na casa.

    Num dia de pleno Inverno entro em casa de carro e posso ir a todo o lado de pantufas... Foi o primeiro requisito que metemos no papel quando começámos a planear a casa. Isso e nunca ter de usar uma escada nem subir um degrau! Sou mesmo preguiçoso...
    • XLMB
    • 30 abril 2021

     # 11

    Colocado por: NielsBohrA nossa área climatizada, toda no rés-do-chão, são 270 m2 (inclui paredes mas não me dei ao trabalho de as descontar).
    Temos depois uma garagem grande (dá para dois carros abrirem as portas facilmente) também incluída na casa.


    270m2 num T3 é algo exagerado para o que nós pretendemos .
  7.  # 12

    Esqueci-me de dizer: é um T3 mas com uma sala adicional polivalente de 20 m2 que pode ser um quarto, uma sala de brincar, uma sala de cinema, um ginásio, etc. Vai mudar com o tempo...
  8.  # 13

    A que estou a fazer, que tem tudo o que quer, são 160m2
    A sala e a cozinha podiam ser um pouco maiores e como tenho 2 pisos perco em escadas.
    Penso que com 170m2 ja fica uma casa terrea em condições. Mas depende das espectativas de casa um... Se quiser uma sala de 50m2 já não dá.
  9.  # 14

    Colocado por: carfesMas depende das espectativas de casa um...


    espaço a mais nunca fez mal a ninguém, por isso eu diria que depende da carteira de cada um, até porque nunca vi ricos viverem em casas do tamanho que estamos a falar aqui.
  10.  # 15

    Uma nota adicional: tivemos muito em conta no desenho da casa a ergonomia dos espaços - dimensões mínimas descritas na literatura há décadas para cada funcionalidade (quarto, escritório, WC, arrumos, etc). Acho que a esmagadora maioria das casas falha nestes aspectos fundamentais. Às vezes mais 20 cm fazem toda a diferença, até a limpar o próprio espaço!
    Sugeria que lesse algo sobre ergonomia e confrontasse os espaços que desenhou (e os do plano de arquitectura) com estes dados. Vai ter surpresas... ;)
    • XLMB
    • 30 abril 2021

     # 16

    Colocado por: pauloagsantosespaço a mais nunca fez mal a ninguém, por isso eu diria que depende da carteira de cada um, até porque nunca vi ricos viverem em casas do tamanho que estamos a falar aqui.


    Isso já é um bocado relativo, digo eu !
    Também não quero espaço a mais, quero o que faz sentido para ter uma casa funcional, confortável e prática !
  11.  # 17

    Colocado por: XLMB

    Fui dar uma espreitadela á sua e realmente pela planta até parece ter áreas generosas, os 170m2 que diz são excluindo a garagem ?

    Sim, excluindo garagem (50m2) e anexo (12m2)
  12.  # 18

    Durante esta semana já definimos e comunicamos a 'lista' do que pretendemos ao arquiteto, já tinham sido pedidos os alinhamentos e estamos agora á espera dum primeiro esboço do projeto .
    Contas feitas excluindo a garagem será a rondar os 170m2 .
    Vamos dando novidades .
    Bom fim de semana a todos !
    • XLMB
    • 30 agosto 2021 editado

     # 19

    Boa tarde, conforme disse na abertura do tópico, ia metendo aqui as atualizações, falhei algumas na 'discussão' da planta mas após alguma ausência deixo aqui a planta do r/chão e da implantação para poderem dar as vossas opiniões, a opção dos quartos com ligação para os miúdos é porque os nossos filhotes ainda são pequenos e com idades aproximadas, podendo ser reposta a divisão a qualquer altura .
    A garagem será na cave que conforme já tinha dito aqui, fica ao nível da rua .
    Concordam com este comentário: Apfm
      Implantação 27.08.jpg
      Rchão 27.08.jpg
  13.  # 20

    Boas XLMB.
    Parabéns pela aventura.

    Assim de repente…
    A churrasqueira parece-me desenquadrada.
    Se as cotas estiverem orientadas a Norte espero que tenha em consideração bons vidros e brisas.
    Esse envidraçado todo a poente pode causar-lhe problemas de conforto mesmo tendo o que me parece uma grande pala, assim tão a poente não lhe trará resultado.

    As áreas são bastante generosas espero que tenha consciência disso em termos de custos.
    A porta a dividir os dois quartos não lhe vai trazer benefício.
    Vai ter sempre problemas com insonorização.
    Li que queria cozinha open space então porquê a porta (gigante)?!
    Tem noção que é uma porta p€sada? Assim como todas pivotantes…

    Aquele canto na sala com uma mesa para a parede não é nada cativante.
    A IS da entrada podia ter janela “normal” poupava em possíveis problemas e mais facil limpeza.
    Não tem nenhuma IS regulamentar…
    A despensa podia ter luz natural…
    O mesmo para o “closet”
    Nos quartos é mesmo ali que quer o armário? Num corredor? Não me parece muito prático…

    No geral não desgosto. Mas tem aí muitos custos para controlar caso careça.

    Qual é a área bruta disso e se me permite qual é a estimativa orçamental do arquitecto e sua?

    Abr. e boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XLMB
 
0.0239 seg. NEW