Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!

    Sou nova nisto, mas acho que me vou tornar fã deste forum! É bastante interessante!

    Tenho uma questão importante, que gostava que alguém me pudesse esclarecer.

    Estou a remodelar um café/snack-bar, sendo que todo o estilo está baseado no rústico. O balcão foi construído em tijolo artesanal e agora as dúvidas surgem no tampo para este balcão. Pensei em 2 soluções: pedra sintética, pois é a que tem um leque mais alargado de cores ou madeira. Quanto à madeira, a minha dúvida é qual a mais indicada para este fim, uma vez que muitos líquidos vão ser derramados sobre o balcão!
    Hoje fui a uma serralharia e lá aconselharam-me uma madeira que o sr apelidou de Sapelly exótico, que diz que para o efeito pretendido é excelente, apenas tem de levar um tratamento com os seguintes produtos: tapa poros e endurecedor.
    Uma vez que não percebo nada disto, gostava que me esclarecessem qual a madeira mais indicada, que tratamento deve levar e se poderei ficar descansada quanto à sua durabilidade!....ou então se terei de optar pela pedra.

    Muito obrigada!

    Maria João
    • naar
    • 3 dezembro 2009

     # 2

    Boas,

    O sappely é uma das variedades do mogno, é uma madeira estável, considerada "normal" e castanha avermelhada, desde que leve umas boas demãos de tapa-poros e depois um bom verniz de 2 componentes por exemplo, o que se usa nos pavimentos, fica protegida contra os líquidos que possam derramar.

    Se gosta mais de madeira do que pedra, não vejo porque não!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariajmadeira
  2.  # 3

    Boa noite mais uma vez!

    Antes de mais muito obrigada pela rapidez de resposta! Eu bem disse que ia ficar fã do forum!:)

    Realmente tenho preferência pela madeira, acho que fica mais acolhedor...contudo, à partida, a pedra é "eterna"...!
    Já agora, uma vez que não tenho conhecimento deste ramo, o preço que me pediram para uma prancha da madeira que indiquei, com cerca de 4,20 m de comprimento e 0,60m de largura e já "emparelhada", como o sr lhe chamou (já lisa e preparada para a aplicação do tratamento) foi de 150€. Não sei se está dentro do preço....

    Já agora, acha que há outras madeira também indicadas para este efeito? Apenas para poder comparar!

    Mais uma vez, muito obrigada pelos esclarecimentos!
    • eu
    • 3 dezembro 2009

     # 4

    Para utilização intensiva não há nada como pedra. A madeira vai inevitavelmente estragar-se com a utilização e depois fica com mau aspecto...
    • naar
    • 3 dezembro 2009

     # 5

    Colocado por: euPara utilização intensiva não há nada como pedra. A madeira vai inevitavelmente estragar-se com a utilização e depois fica com mau aspecto...


    Sim, os balcões das tabernas lisboaetas eram feitos de lioz de Pêro Pinheiro e hoje ainda duram, as pedras e algumas das tabernas. :)

    Mas se, se gostar mais de madeira, só porque sim ou porque fica melhor enquadrado na decoração e desde que seja bem protegida, com um bom verniz, também dura muitos anos, não tanto como a pedra é certo!
    • naar
    • 3 dezembro 2009

     # 6

    Colocado por: mariajmadeiraBoa noite mais uma vez!

    Antes de mais muito obrigada pela rapidez de resposta! Eu bem disse que ia ficar fã do forum!:)

    Realmente tenho preferência pela madeira, acho que fica mais acolhedor...contudo, à partida, a pedra é "eterna"...!
    Já agora, uma vez que não tenho conhecimento deste ramo, o preço que me pediram para uma prancha da madeira que indiquei, com cerca de 4,20 m de comprimento e 0,60m de largura e já "emparelhada", como o sr lhe chamou (já lisa e preparada para a aplicação do tratamento) foi de 150€. Não sei se está dentro do preço....

    Já agora, acha que há outras madeira também indicadas para este efeito? Apenas para poder comparar!

    Mais uma vez, muito obrigada pelos esclarecimentos!


    Sim, acho um valor razoável!

    Uma boa pedra com essas dimensões custava pelo menos 250,00.

    Esse tampo fica-lhe por 150,00 + tapa-poros e envernizamento e o preço fica equiparado ao de pedra.
    • naar
    • 3 dezembro 2009

     # 7

    Colocado por: mariajmadeira
    Já agora, uma vez que não tenho conhecimento deste ramo, o preço que me pediram para uma prancha da madeira que indiquei, com cerca de 4,20 m de comprimento e 0,60m de largura e já "emparelhada", como o sr lhe chamou (já lisa e preparada para a aplicação do tratamento) foi de 150€.


    Estaremos a falar de uma prancha já depois aparelhada (emparelhada é junta/colada/etc) fique com 30/40mm de espessura! Nunca menos, ok?

    Se fôr com espessura a 30mm a madeira será a 2.000,00m3, acho que estará dentro dos valores normais.

    Quanto a outros tipos? Existem muitos como deve calcular! A Afizélia e a Sucupira (mais castanha) também são madeiras nobres e duras, boas para este tipo de tampos, mas é uma questão de gosto pessoal.
  3.  # 8

    Estaremos a falar de uma prancha já depois aparelhada (emparelhada é junta/colada/etc) fique com 30/40mm de espessura! Nunca menos, ok?



    Sim...então é "aparelhada":).... pois é apenas alisar a madeira, retocar os cantos, etc..... E sim....a espessura há-de ser mais ou menos essa que indicou....mas mesmo assim vou confirmar esse aspecto. Obrigada por me alertar para isso!
  4.  # 9

    Sim, acho um valor razoável!

    Uma boa pedra com essas dimensões custava pelo menos 250,00.

    Esse tampo fica-lhe por 150,00 + tapa-poros e envernizamento e o preço fica equiparado ao de pedra
    .


    Bem...os valores que até agora tenho de pedra ficam bem superiores a 250€. Ainda me falta receber um orçamento, mas os valores que me deram até agora foi de, na generalidade, um valor médio de 120€ m, o que pelas minhas contas ficará bem mais caro...apesar de eu ter bem noção de que os materiais são completamente diferentes!
  5.  # 10

    Madeira e Pedra?
    Isto é tudo muito bonito, mas a ASAE não obriga a colocar estas bancadas em AÇO INOX?
    (just asking!)
  6.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.Madeira e Pedra?
    Isto é tudo muito bonito, mas a ASAE não obriga a colocar estas bancadas em AÇO INOX?
    (just asking!)


    No que diz respeito ao balcão, pela informação que tenho, não é obrigatorio ser inox...mas tem de ser um material de fácil limpeza e que não seja propício à acumulação de qualquer sujidade. As bancadas da parte de dentro do balcão, essas sim têm de ser em inox.
  7.  # 12

    +1
    • AnaT
    • 4 dezembro 2009

     # 13

    No meu bar tenho o tampo do balcão em madeira (não sei qual é mas, pelo tipo de veio, parece ser pinho que foi escurecido com vieux-chêne ou qualquer coisa parecida).
    Quando comprei o bar há 10 anos, esse tampo já existia mas estava muito estragado (o verniz que tinham aplicado estava todo a estalar - o referido tampo já lá está desde 1986).

    Lixámos todo o verniz até ficar a madeira limpa e aplicámos 3 demão de verniz para barco. Já lá está há 10 anos e absolutamente impecável. Tem utilização diária intensa com derrame de líquidos e arrastar de copos.

    Espero ter dado uma ajuda e boa sorte
  8.  # 14

    Muito obrigada pelas ajudas!

    Estou mesmo decidida a avançar para a madeira...acho que fica muito mais bonito e acolhedor!

    Já agora exploro mais um pouco as dicas que me dão:
    AnaT, sabe dizer-me que verniz é esse? Verniz para barco? Será o verniz normal que se usa para tratamento destas madeiras ou é outro produto não tão usual?

    Aprendiz2, obrigada pela sugestão!!

    Quando estiver pronto o espaço, deixo-vos aqui um convite para o visitar...isto é zona de Santarém, portanto, quando passarem por estes lados ou mesmo se habitarem nesta zona...:)
  9.  # 15

    O verniz para barco... normalmente desgna-se comercialmente como Verniz maritimo, pode utilizar também verniz para soalho, normalmente em Poliuretano, existe com vários acabamentos (cera a brilhante), o brilhante é mais resistente.

    Da CIN, tem o DUROCIN (aplique sempre pelo menos 3 camadas)
  10.  # 16

    Boa tarde.

    Desculpem estar a retomar este tópico tanto tempo depois, mas gostava de saber onde posso encontrar materiais para fazer um tampo para o café que estou a remodelar.

    Obrigado a todos.
  11.  # 17

    mariajmadeira

    Faltou aqui informar se o balcão terá pessoas sentadas ou se será para ser usado de pé. Se tiver lugares sentados, recomendo tampo de madeira, visto que em termos de conforto não se compara. Já se for para utilizar em pé, penso que o tampo em pedra será a solução mais adequada.

    Cmps
 
0.0192 seg. NEW