Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas...

adquiri um terreno num loteamento com projecto. O projecto tinha sido aprovado na câmara mas não foi levantada a licença de construção. pelo que caducou. Entretanto já está de novo a aprovar na Câmara... brevemente terei novidade.

entretanto não sei bem com vá gerir a construção da obra. estou indeciso entre pedir orçamentos para as diferentes fases de construção, pedir orçamentos para a construção na íntegra e entrega chave-na-mão, comprar os materiais e contratar a mão de obra...

Acrescento que tenho um avô que teve um armazém de comércio de materiais de construção civil, e o meu pai poderá fazer eventualmente as partes de madeiras e de paredes intereiores e exteriores e respectivos acabamentos

o que acham? quais as vantagens e desvantagens, especialmente por quem já fez de uma forma ou de outra!?
    • naar
    • 3 dezembro 2009

# 2

Boas,

Tem muito tempo disponível durante o dia?
  2.  # 3

Eu acrescentaria muita paciência e "polimento" para conseguir gerir e levar a bom porto a 3 ou 4 equipes que em detreminados momentos vão estar a trabalhar na sua obra e a reclamar que o não podem fazer melhor pk a culpa é dos outrso?
    • naar
    • 3 dezembro 2009

# 4

Colocado por: zedasilvaEu acrescentaria muita paciência e "polimento" para conseguir gerir e levar a bom porto a 3 ou 4 equipes que em detreminados momentos vão estar a trabalhar na sua obra e a reclamar que o não podem fazer melhor pk a culpa é dos outrso?
    ~

Polimento é que não pode ter nenhum com a malta das obras, :)

Senão passa a vida a ir buscar "fresquinhas" e entregar garrafas vazias e nem tem tempo para ver o que lhe fazem na obra :))
  3.  # 5

Hó naar por amor de deus. Então voçê não sabe que não podem existir garrafas de bebidas alcoólicas no estaleiro? Se não houver ninguem que as vá entregar o pessoal da segurança atira-se logo ao ar : ))
    • naar
    • 3 dezembro 2009

# 6

Colocado por: zedasilvaHó naar por amor de deus. Então voçê não sabe que não podem existir garrafas de bebidas alcoólicas no estaleiro? Se não houver ninguem que as vá entregar o pessoal da segurança atira-se logo ao ar : ))

Ai! como você me entende! :))
  4.  # 7

tempo... de facto tenho algum... geralmente estou livre até às 13h... ou apartir das 15h.

além de tempo, também tenho gosto pelo assunto e pelos negócios! tenho ainda familiares próximos com interesse e anterior profissão ligada indirectamente À construção civil
  5.  # 8

Dado que tem tempo e gosto pelo assunto pk não arriscar? Contudo e para que consiga ter o máximo controlo sobre as coisa invista num bom projecto de execução e num caderno de encargos e mapa de medições. Tenha por perto um técnico da área a quem possa recorrer para resolver aqueles problemas mais técnicos. Gerir uma obra não é nada de outro mundo se estivermos bem assesurados. Se vai com isso poupar dinheiro talvez só no final consiga saber, mas não se esqueça de contabilizar o seu tempo.
    • naar
    • 3 dezembro 2009 editado

# 9

Concordo com o zedasilva!

Agora resta saber quanto vale o seu tempo, mas se me diz que tem manhãs ou tardes livres, á partida só vai perder "descanso" :)

Eu no seu caso e como vai ser a primeira até lhe dava de sugestão entregar o "tosco" a uma empresa de confiança que lhe permitisse adjudicar todas as outras sub-empreitadas directamente e depois pode sempre pagar a essa empresa para que lhe "deixe" até ao final da bora um pedreiro e um servente para apoio ás especialidades.

Mas, muito importante, desde o primeiro dia a obra vai ser a sua 2ª casa, quando não estiver na sua tem que estar na sua obra, nem que esteja só a ver e a ouvir, mas nunca se esqueça que uma pessoa calada ouve muitas asneiras (e não só):)
  6.  # 10

geralmente falando: acham mesmo que o controlo da obra por etapas, pedindo orçamentos para cada uma resulta mais barato que a obra na totalidade?
  7.  # 11

Colocado por: NunoDaSilvageralmente falando: acham mesmo que o controlo da obra por etapas, pedindo orçamentos para cada uma resulta mais barato que a obra na totalidade?
    Poderá ser, se você considerar que o seu tempo vale zero euros à hora.

Mas é preciso que a pessoa que coordena os vários empreiteiros saiba da poda. Caso contrário, o pintor vai dizer que é do estucador, o estucador vai dizer que é do pedreiro, o pedreiro vai dizer que é do carpinteiro, o carpinteiro vai dizer que é do pintor...
    •  
      MRui
    • 3 dezembro 2009

# 12

Só por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?
  8.  # 13

sim... ía fazer essa anotação. Tendo em conta que o meu tempo não vale zero, mas que é "pago" a mim próprio!

é que eventualmente pode haver interesse de um empreiteiro assegurar a realização da obra na totalidade, fazendo um valor total próximo do que seriam as varias fases em separado, por diferentes empresas! n acham?
  9.  # 14

Colocado por: MRuiSó por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?
    É uma balda. :-)
    Segundo aprendi aqui no Forum, (sobretudo nas obras nortenhas) há sempre um pedreiro que tem um primo amigo de um conhecido, que empresta o alvará para toda a duração da obra a troco não sei bem do quê (ou de fazer uma parte da obra).
  10.  # 15

tb n sei como é isso do alvará! alguém sabe? provavelmente cada prestador de serviço ou "sub-empreiteiro" terá que ter o seu alvará de construção!

n sei que queres dizer com alvará a licença de construção...? penso que existe regime juridico para o dono da obra fazer a administração directa da obra e mediante apresentação do seguro poder levantar o alvará.

Com o seguro penso que o responsavel serei eu...
  11.  # 16

Caro Senhor Engenheiro Director Técnico RESPONSÁVEL da obra NunoDaSilva? ;-)

Veja aqui a Legislação sobre ALVARÁS.
  12.  # 17

Colocado por: NunoDaSilvaé que eventualmente pode haver interesse de um empreiteiro assegurar a realização da obra na totalidade, fazendo um valor total próximo do que seriam as varias fases em separado, por diferentes empresas! n acham?
    A maior parte dos empreiteiros com um mínimo de capacidade tem meios (técnicos e financeiros) para construir uma moradia.
    Inconveniente: poderá sair mais caro do que a soma de uma série de biscateiros;
    Vantagem: se alguma coisa correr mal, você sabe exactamente a que porta terá de ir bater.

Quanto a ALVARÁ, não estávamos a falar de "alvará de licença de construção", mas sim de "alvará de industrial de construção civil".
  13.  # 18

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: MRuiSó por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?
    É uma balda. :-)
    Segundo aprendi aqui no Forum, (sobretudo nas obras nortenhas) há sempre um pedreiro que tem um primo amigo de um conhecido, que empresta o alvará para toda a duração da obra a troco não sei bem do quê (ou de fazer uma parte da obra).

Olhe que aqui no centro também já apanharam cá essa moda! Perco empreitadas por causa disso, porque a empresa nem alvará tem, mas vai ter aqui com uma que "dá o alvará" e depois tem que gastar material deles!!! ...lol... existe INFELIZMENTE algumas empresas aqui a fazerem isso. Empresas essas, que repito, NAO TÊM ALVARÁ, e ganham as obras todas que concorrem...

deviam ser denunciadas essas empresas que facultam os alvarás... sem duvida!
  14.  # 19

E porque é que não são?
  15.  # 20

conhece aquelas historias dos livrinhos, em que tem um rei que controla o reinado todo. Ele faz coisas más, os habitantes fazem tudo para o destruir e não conseguem?! por terem o poder de controlar tudo...?!...

é mais ou menos isso.
    olhe, mas concretamente, vê a corrupção nos nossos "patrões"(país)?!!!... vem um "marmelo" querendo denunciar algo, e é logo abafado?!...

é mais ou menos isso.
    :))

0.0190 seg. NEW