Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia Caros Foristas,
    Tenho uma pequena duvida que talvez me possam esclarecer.
    Tenho um páteo externo, abaixo do nível da rua coberto com mosaico antigo.
    Antes de proceder a remodelação do espaço deixo-vos aqui aquilo que pensei:

    1- Arrancar todo o mosaico de rodapé e junto as paredes de casa proceder a abertura de uma valeta de drenagem de modo a evitar o contacto da agua com as paredes e permitir o escoamento conforme desenho.
    Junto ao circulo da foto já existe tudo de escoamento para onde toda a agua e transportada.
    A ideia será criar com os desníveis correctos na valeta forma de encaminhar toda a água para o seu escoamento.

    Duvidas.
    Foi sugerido abrir a valeta e fazer caleiras de chão com cimento forte em forma concava.
    Na minha ideia isto não faz muito sentido. se já existe humidade e problemas afins devido ao desnível, tapar ainda mais penso que pode criar ainda mais problemas.
    Pensei em abrir a valeta , retirar a terra junto a parede, e depois ( Tudo abaixo do nível do chão) :

    1- Betuminosa na parede? ( Não irá permitir menos respiração ainda ? )
    2-Geotextil com tudo drenante com os buracos para cima.
    3- Brita a encher a valeta até a linha de superfície.

    Conforme o desenho.
    Sugestões. Abraço
      house_1.jpg
  2.  # 2

    No interior existe indícios de humidades ascendentes?
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaNo interior existe indícios de humidades ascendentes?


    Bom Dia Zé,

    Sim, existe alguma humidade ascendente.
    Mas mais curioso é que ao retirar um daqueles mosaicos de rodapé, o cheiro a humidade e massa podre é algo assustador.
    Nota-se que a agua está a infiltrar-se e depois não tem como evaporar.
    Faz com que a parte inferior das paredes internas se ponha a fazer saltar a tinta fora.

    E por isso, depois de tudo o que ando a ler dos vossos contributos aqui e de material de pesquisa, tapar é algo que acho contraproducente.

    O confronto aqui é entre as soluções que me proproem que é tapar tudo e selar tudo tipo saco de plástico a vacuo ou a solução que pensei de gerar, que permita escoamento e respiração dos materiais
  4.  # 4

    O ideal era tentar perceber se essa humidade é apenas proveniente desse pateo ou se o terreno já é húmido por natureza.
    S fosse só do pateo a coisa era mais facil
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaO ideal era tentar perceber se essa humidade é apenas proveniente desse pateo ou se o terreno já é húmido por natureza.
    S fosse só do pateo a coisa era mais facil


    Como sugerias se fosse só do pateo?

    Reconstruir o mesmo de raiz?
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvase o terreno já é húmido por natureza.


    Penso que neste caso e tendo em conta a envolvente, o problema centra-se na forma como estas casas antigas eram construídas.
    Tendo em conta a linha temporal e a zona, penso que o problema pode estar também nas fundações e na forma como eram pensadas e construídas.

    No entanto , como o pateo está de certa forma "trancado" como se um tanque fosse, o escoamento das aguas é muito deficiente.
  7.  # 7

    Colocado por: NelhasReconstruir o mesmo de raiz?

    Não era necessário, impermeabilização em cima desses piso e novos cerâmicos.
    Poder-se-ia aproveitar e criar um poço de bombagem de alguma humidade que existe no terreno
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaNão era necessário, impermeabilização em cima desses piso e novos cerâmicos.


    Achas desnecessário criar um perímetro de drenagem que depois vá desaguar na caleira central?
  9.  # 9

    Colocado por: NelhasAchas desnecessário criar um perímetro de drenagem que depois vá desaguar na caleira central?

    Essa drenagem só se justifica se o terreno for mesmo muito húmido.
    Se assim for, posso resolver o problema nessa parede mas continuarem a ter humidade nas restantes
  10.  # 10

    Não é possivel desviar as aguas pluviais para um local com uma cota mais baixa? Na imagem não dá para perceber se todo o perimetro do patio é murado.
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaNão é possivel desviar as aguas pluviais para um local com uma cota mais baixa?


    Boas Vitor,

    No local onde está o circulo, existe ao nível do chão tubagem com escoamento subterrâneo que leva a agua para cota mais baixa ainda e longe da casa.
    Dai a ideia de criar escoamento que encaminhe tudo para ai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilvaEssa drenagem só se justifica se o terreno for mesmo muito húmido.
    Se assim for, posso resolver o problema nessa parede mas continuarem a ter humidade nas restantes


    Só tenho humidade ascendente nestas paredes que confrontam com o pateo.
  13.  # 13

    Colocado por: Nelhas

    Boas Vitor,

    No local onde está o circulo, existe ao nível do chão tubagem com escoamento subterrâneo que leva a agua para cota mais baixa ainda e longe da casa.
    Dai a ideia de criar escoamento que encaminhe tudo para ai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães


    Em termos de pendentes, estão bem definidas ou a agua costuma "empoçar"?
    A existir uma intervenção mais a fundo no patio eu colocaria uma canaleta encostada às paredes da casa, com a devida drenagem para o escoamento.

    A questão dos rodapés estarem com humidade no tardoz dever-se-á essencialmente pela falta de vedação na parte de cima (agua que escorre pela parede e infiltra-se) assim como na parte de baixo com a água do pavimento igualmente a infiltrar-se e que pode agravar-se na eventualidade da pendente ser insuficiente. Esse mosaico pela rugosidade também deve segurar alguma agua.
    A vedação do rodapé pode ser feita com um cordão de mastique de poliuretano.
 
0.0154 seg. NEW