Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

sou (recente) proprietário de um edifício com 6 andares (12 fracções) construído em 69.
    Tenho lido bastantes tópicos e gostaria de agradecer a todos os que prestam um excelente serviço gratuito ao partilhar as suas opiniões que são fruto de anos de experiência e de trabalho.

Pedia-vos o favor de me darem a vossa opinião em relação à coluna de esgoto do dito cujo:
    Em Sacavém onde se encontra a propriedade têm-me dito que o material da coluna será certamente polietileno.
    Na parede da cozinha num dos cantos, há uma tampa circular para aceder à coluna de esgoto certamente.
    Vão ser feitas remodelações, nessa óptica devo substituir coluna de esgoto por PVC apenas nas fracções desabitadas e ligar o PVC ao polietileno da fracção abaixo ou acima?
    Ou não mexer na coluna de esgoto se consideram que o material ainda será fiável após 50 anos de construção?

No caso de aconselharem a não mexer na coluna tenho lido que os users Costa53, PedroBarradas, Skinkx penso eu, são da opinião em substituir tudo até à prumada por PVC.

Agradeço desde já a vossa contribuição.
  2.  # 2

Colocado por: laranjeiraconsideram que o material ainda será fiável após 50 anos de

O melhor seria substituir toda a coluna por PVC o polietileno irá trazer-lhe problemas ainda por cima pela antiguidade presumo que tenha pias de despejo.

Nao seria possível criar uma coluna pelas trazeiras do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranjeira
    •  
      aacc
    • 4 maio 2021

# 3

O que acontece ao pvc
      o que acontece ao pvc.jpg
  3.  # 4

Que aconselham sem ser PVC?
  4.  # 5

Colocado por: Anonimo06082021: eu sou anti PVC.

ok e a crítica construtiva é? O seu material eleito seria qual?

Colocado por: Costa53
    O melhor seria substituir toda a coluna por PVC o polietileno irá trazer-lhe problemas ainda por cima pela antiguidade presumo que tenha pias de despejo.

Nao seria possível criar uma coluna pelas trazeiras do prédio.

Correcto, tem pias de despejo muito próximo da coluna de esgoto.
    Será que o esgoto da sanita na casa de banho também estará ligada a essa mesma coluna da cozinha ou existirá uma segunda coluna de esgoto para a casa de banho?
    Fazer nova coluna inteira não é possível por motivos financeiros e logísticos (metade do edifício ainda está habitado), daí eu pensar fazer apenas nas fracções desabitadas.

agradeço novamente as contribuições aportadas ao tópico.
  5.  # 6

PEAD polietileno de alta densidade.
  6.  # 7

Colocado por: VarejoteQue aconselham sem ser PVC?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:laranjeira

Geberit silent pP
  7.  # 8

Colocado por: ricardo.rodriguesPEAD polietileno de alta densidade.

Em prumadas de esgoto? Nunca vi
  8.  # 9

Colocado por: RicardoPortoEm prumadas de esgoto? Nunca vi

Ok, peço desculpa por ter induzido em erro.

Mas nos coletores para a rua já leva pead, certo?
  9.  # 10

Colocado por: RicardoPorto
    Geberit silent pP

Pelos vistos também tem geberit silent PE, compatível com eletrosoldadura com o sistema pead deles.

Este PE é 80% Polietileno de alta densidade (PEAD) e 20% Sulfato de Bário (pó de pedra).
  10.  # 11

Colocado por: aaccO que acontece ao pvc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:laranjeira
      o que acontece ao pvc.jpg

Esse PVC não é o adequado para esgotos esse é da serie UNi de 4kg o que utilizo é de 8 kgs c/oring não tentem iludir quando não percebem da poda!
  11.  # 12

Fui espreitar, e no meu projeto tambem está previsto geberit silent pp.
  12.  # 13

Colocado por: Costa53

Esse PVC não é o adequado para esgotos esse é da serie UNi de 4kg o que utilizo é de 8 kgs c/oring não tentem iludir quando não percebem da poda!

Esse é o PVC série B, espessura 3mm?
  13.  # 14

14.  # 15

Colocado por: Anonimo06082021é pena

Não é nada, pois ainda vamos a tempo de mudar isso:).

Pelo que percebo a geberit em portugal não promove para esgotos a sua solução HDPE que (penso) que é a que o James aplica.

Se bem interpreto, como o James aplica isolamento acústico na tubagem de esgotos (incluindo nos acessórios), é irrelevante o sistema geberit PE silent. É isso?
  15.  # 16

O que é curioso e que o HDPE é mais resistente a altas temperaturas e tudo. Simplesmente não é tão atenuador de ruído.

Também se se percebe porque o HDPE será mais barato. O PE Silent tem quase o dobro da densidade, logo e o dobro do peso, o dobro do material.
      1.jpg
      2.jpg
      3.jpg
    • SrR
    • 5 maio 2021

# 17

Colocado por: ricardo.rodriguesO que é curioso e que o HDPE é mais resistente a altas temperaturas e tudo. Simplesmente não é tão atenuador de ruído.

Também se se percebe porque o HDPE será mais barato. O PE Silent tem quase o dobro da densidade, logo e o dobro do peso, o dobro do material.
      3.jpg
      2.jpg
      1.jpg
    têm o db20
    • SrR
    • 5 maio 2021

# 18

E o isol flex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  16.  # 19

E também têm isto
      Screenshot_20210505-133436_Firefox.jpg