Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

A situação é a seguinte a minha mãe quer me doar um terreno por conta da quota disponível para eu poder construir casa.
    Porém, tenho outro irmão com o qual não tenho grande relação, sabendo eu à partida que o terreno que a minha mãe me vai dar excede claramente a quota disponível, se eu usar esse terreno para construir será que o meu irmão me pode vir a levantar problemas?

Estou preparado para pagar eventuais tornas a que possam haver lugar, porem ao construir a minha casa queria estar descansado no sentido de ele um dia não vir a reivindicar o terreno para si só para me levantar problemas.
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: eduardo1143erreno por conta da quota disponível

Colocado por: eduardo1143vai dar excede claramente a quota disponível

Está a contradizer-se.
    O que a sua mãe lhe quer dar não está dentro da quota disponível.

Deve resolver o problema já, abordando o seu irmão e expondo a situação.

Colocado por: eduardo1143porem ao construir a minha casa queria estar descansado no sentido de ele um dia não vir a reivindicar o terreno para si só para me levantar problemas.

Ele não reivindicar para lhe arranjar problemas.
    Vai reivindicar porque as sua mãe está a favorecer um filho em detrimento de outro.
    E a lei não permite isso.

Até porque não vai conseguir concretizar a doação em sede propria sem o seu irmão dar consentimento e sem o mesmo estar presente.
  3.  # 3

Se o terreno não estiver no nome de quem quer construir...nem o projecto de arquitectura é aprovado na câmara, nem o banco empresta dinheiro.
  4.  # 4

Boa tarde agradeço os comentários, mas com a maior das humildade agradecia respostas minimamente corretas, porque o que foi dito à minha questão está claramente errado.

Analisando o que dói dito:
    1. Dizem que me estou a contradizer, mas não estou, disse claramente que tenho noção que a minha mãe ao doar me o terreno vai exceder a quota disponível
    2. Dizem que tal não é possível sem. consentimento do meu irmão, ora isso é completamente errado, até porque a doação já foi feita, e naturalmente não precisa de consentimento do meu irmão, a minha mãe pode doar a quota disponível a quem ela vem entender sem ser necessário consentimento dos filhos

Atentamente
  5.  # 5

Aparentemente pode doar a quota disponível para "fora", para herdeiros legitimários não, sem o consentimento de todos os herdeiros legitimários.

Salvo melhor opinião.
  6.  # 6

Colocado por: eduardo1143mas com a maior das humildade agradecia respostas minimamente corretas,

Agradeço que esclareça o que deseja.

Se sabe que as respostas são erradas, mostrando suposto conhecimento, sobre algo que não sabia, peço-lhe que não as faça, so está a ocupar o tempo dos foristas que podiam estar a ajudar pessoas que não sabem as respostas as perguntas que fazem.

Ou então, só aceita respostas ás perguntas que faz, desde que as mesmas sejam de acordo com o que deseja.
    Nesse caso , podemos de facto satisfazer o seu pedido.

Por isso, humildemente, pergunto:

Quer tirar a sua duvida ou não?
  7.  # 7

Colocado por: eduardo1143Dizem que me estou a contradizer,

Colocado por: eduardo1143tenho noção que a minha mãe ao doar me o terreno vai exceder a quota disponível

Colocado por: eduardo1143tal não é possível sem. consentimento do meu irmão, ora isso é completamente errado,

Colocado por: eduardo1143minha mãe pode doar a quota disponível a quem ela vem entender

0.0120 seg. NEW