Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, a todos. Vou vender a casa (300M) e usar a totalidade do valor que receber para liquidar o empréstimo (100M) e comprar uma nova casa (200M). Desta forma, estou isenta de pagar qualquer valor às finanças, certo? A segunda dúvida é: há algum período mínimo que terei que esperar para vender esta nova casa que comprei? (com o objetivo de vender a casa sem mais valias e aí comprar uma casa de 100M, que era a minha meta inicial, ficando com os restantes 100M) Obrigada, desde já.
    • RCF
    • 6 maio 2021

# 2

Colocado por: cgarcezVou vender a casa (300M) e usar a totalidade do valor que receber para liquidar o empréstimo (100M) e comprar uma nova casa (200M). Desta forma, estou isenta de pagar qualquer valor às finanças, certo?

Certo, desde que se tratem ambas de casa para habitação permanente. No entanto, tem de preencher o anexo G da declaração de IRS, declarando a venda e o reinvestimento.

Colocado por: cgarcezhá algum período mínimo que terei que esperar para vender esta nova casa que comprei? (com o objetivo de vender a casa sem mais valias e aí comprar uma casa de 100M, que era a minha meta inicial, ficando com os restantes 100M) Obrigada, desde já.

É conveniente que não venda a casa que comprar, no período mínimo de 6 meses, período em que essa casa deverá ser a sua habitação própria permanente.
    • RCF
    • 6 maio 2021

# 3

Mas, apesar de fugir ao pagamento de mais valias, vai pagar IMT, imposto de selo e escritura...
    Já fez as contas, para perceber quanto pagaria de mais valias se comprasse logo a casa de 100k? Se calhar é menos do que vai pagar nesses outros impostos
  2.  # 4

Obrigada, pela confirmação.
    Ok, então os 6 meses são para "validar" a casa como habitação própria e permanente.
  3.  # 5

"Vou vender a casa (300M) e usar a totalidade do valor que receber para liquidar o empréstimo (100M)" Quanto custou essa casa que vai vender por 300M?
  4.  # 6

5.  # 7

Colocado por: RCFÉ conveniente que não venda a casa que comprar, no período mínimo de 6 meses, período em que essa casa deverá ser a sua habitação própria permanente.

Ainda à uns meses contactei uma contabilista sobre essa questão, e parece que isso não estará escrito em nenhum lado, ou porventura sabe indicar onde os 6 meses são referidos? No entanto concordo consigo, na duvida, pelo menos deixar passar 6 meses para o caso das finanças fazerem perguntas.
  6.  # 8

Colocado por: cgarceze comprar uma nova casa (200M). Desta forma, estou isenta de pagar qualquer valor às finanças, certo?

Mas terá de comprar a da 200M sem recurso a crédito. E quando vendo vender a de 200M para comprar a de 100M, ira ter de declarar 100M de mais-valias (supondo uma venda por 200M).
    • RCF
    • 6 maio 2021

# 9

Colocado por: rui.fern

Ainda à uns meses contactei uma contabilista sobre essa questão, e parece que isso não estará escrito em nenhum lado, (...), na duvida, pelo menos deixar passar 6 meses para o caso das finanças fazerem perguntas.

É também essa a ideia que tenho (apenas).
    Concordam com este comentário: rui.fern
  7.  # 10

Creio que os 6 meses não existem, alguém no fórum deixou aqui uma sentença em que a pessoa comprou e vendeu casa no mesmo dia e o Tribunal considerou que o período de 24 horas é insuficiente para fazer de um imóvel a sua "habitação própria permanente".
    Assim sendo, 6 meses parece um bom período, tal como 5, ou 7 meses.
  8.  # 11

Colocado por: rui.fern

Mas terá de comprar a da 200M sem recurso a crédito. E quando vendo vender a de 200M para comprar a de 100M, ira ter de declarar 100M de mais-valias (supondo uma venda por 200M).

Se compra por 200 e vende por 200, qual é a mais valia?
  9.  # 12

Colocado por: IronManSousaCreio que os 6 meses não existem, alguém no fórum deixou aqui uma sentença em que a pessoa comprou e vendeu casa no mesmo dia e o Tribunal considerou que o período de 24 horas é insuficiente para fazer de um imóvel a sua "habitação própria permanente".
    Assim sendo, 6 meses parece um bom período, tal como 5, ou 7 meses.

Em tribunal ganhará, resta saber se vale a pena o incómodo.
    Esses 6 meses decorrem de outra lei/entendimento que agora n recordo, relacionado com o prazo para o registo predial ou algo do género, que n se aplica ao caso, mas em qual as finanças se baseiam.
  10.  # 13

Colocado por: rjmsilva

Se compra por 200 e vende por 200, qual é a mais valia?

Tem razao, estava fixado num eventual re-investimento desses 200M.

0.0183 seg. NEW